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Transformação digital

10 tendências em transformação digital para 2023

10 tendências em transformação digital para 2023

10 tendências em transformação digital para 2023

Nos últimos anos, diversos fatores impulsionaram as iniciativas de transformação digital, exigindo das empresas grandes investimentos em novas tecnologias para atenderem às necessidades de clientes e funcionários, além de uma nova realidade de negócios. De acordo com a Statista, até 2026, os gastos com transformação digital devem alcançar US$ 1,6 trilhão e, basicamente, esses investimentos são voltados para uma maior eficiência, produtividade e resiliência dos negócios.

Uma tecnologia que até ontem era crítica, pode não oferecer os mesmos resultados amanhã. Isso deixa claro que manter-se atualizado e atento às tendências em transformação digital é crucial para antecipar movimentações futuras e se torna um componente fundamental para o sucesso da organização, mas que oferece um desafio para que as empresas consigam se adaptar a um cenário com mudanças constantes.

Se a jornada da transformação digital parece complexa, contar com uma estratégia bem definida pode trazer diversos benefícios para tornar os processos internos mais simples e automatizar tarefas que normalmente levariam horas para serem realizadas manualmente.

Tendências em transformação digital

A transformação digital não diz respeito unicamente à adoção de novas tecnologias ou a mudança na forma com que as empresas fazem negócios e se relacionam com os clientes, ela também envolve mudanças na forma com que as organizações lidam com a tecnologia e os dados, mas principalmente envolvem processos e pessoas.

Desde o aumento da eficiência com o uso do no-code voltado para a automação até a experiência do funcionário e novas estratégias de negócios, as tendências em transformação digital para 2023 terão um grande impacto na forma com que as empresas e usuários interagem com a tecnologia.

Automação de processos via RPA e low-code

Atualmente, existem algumas maneiras de implementar uma estratégia de automação. A mais tradicional, a RPA, permite automatizar processos repetitivos e, de acordo com a Delloite, 53% das empresas já estão implementando a tecnologia em suas operações, já o Gartner acredita que, com a hiperautomação, as organizações devem diminuir custos em até 30% até 2024.

Além disso, a adoção do low-code e no-code também cresce nas empresas devido à redução de tempo de implantação, custos e riscos, além de oferecerem maior escalabilidade. O low-code é um ambiente que permite que usuários não técnicos desenvolvam aplicativos de software por meio de uma interface gráfica e ferramentas de arrastar e soltar e, também, criem soluções personalizadas sem codificação.

Migração para a nuvem

Apesar da migração para a nuvem já ocorrer há alguns anos, as empresas estão cada vez mais confiantes na tecnologia para reduzir custos, tornar a acessibilidade mais abrangente e terceirizar sua infraestrutura de TI. O Tudo como Serviço (XaaS) deve ganhar mais espaço, com as organizações adotando a tecnologia para ter acesso a informações, infraestrutura e aplicativos de qualquer lugar a qualquer hora.

Inteligência artificial e machine learning

Hoje, falar em transformação digital automaticamente envolve implementar soluções baseadas em inteligência artificial para ajudar as empresas a terem acesso a insights úteis para a tomada de decisões.

Cibersegurança

A proteção de dados é essencial para uma estratégia de transformação digital. A migração para a nuvem, a adoção do trabalho híbrido, novas normas para a proteção e privacidade dos dados e o crescimento dos ataques de ransomware são apenas alguns fatores que fazem com que a cibersegurança se torne uma preocupação constante. Adotar uma abordagem de privilégios mínimos, Zero Trust e educar os usuários em relação à segurança de dados precisam fazer parte da estratégia de segurança cibernética das organizações.

Pesquisa inteligente

Dados da McKinksey mostram que os funcionários gastam mais de 9 horas por semana para procurar e resgatar informações. A pesquisa inteligente utiliza a IA, machine learning, visão computacional, pesquisa semântica e processamento de linguagem natural para fornecer resultados de pesquisa mais precisos e personalizados. Dessa forma, as informações podem ser extraídas de qualquer fonte de dados, eliminando a barreira criada por silos de informações e oferecendo ao usuário um único ponto para acessar o que precisa.

Blockchain

O Blockchain tem grande potencial de transformar a maneira com que as empresas fazem negócios, não importando o setor de atuação. A tecnologia permite criar contratos inteligentes e armazenar registros de forma permanente sem o risco de serem adulterados, criando um ambiente mais seguro.

Experiência total (TX)

Tradicionalmente, as empresas priorizam a experiência do cliente de forma a promover o crescimento dos negócios e conquistar a fidelidade. Da mesma forma, muitas organizações já perceberam que melhorar a experiência dos funcionários também é essencial para seu sucesso. Exatamente por isso, cada vez mais empresas investiram na transformação digital para aprimorar a experiência de ambos, principalmente em setores que convergem para criar uma experiência compartilhada e gerar mais valor aos negócios.

Colaboração virtual

Apesar de muitas empresas estarem voltando com o modelo presencial, o trabalho remoto e híbrido é uma tendência sem volta. E as organizações perceberam a necessidade de criar uma infraestrutura para que seus funcionários conseguissem trabalhar de qualquer lugar, o que faz com que os investimentos em plataformas de colaboração e gestão de documentos continuem crescendo.

Plataforma de dados do cliente

Essa plataforma permite a conexão de diferentes aplicativos e bancos de dados em tempo real para permitir a análise de informações que auxiliam a encontrar tendências de consumo, identificar oportunidades de negócios e marketing e tornar as experiências personalizadas.

Sustentabilidade

As organizações devem usar a transformação digital para capturar e integrar dados e aplicativos a análises que criem insights para tornar suas operações mais sustentáveis. Hoje, de acordo com a MuleSoft, 90% dos líderes consideram a sustentabilidade como um fator crítico para sua TI, e isso deve gerar investimentos até 20% maiores nos próximos anos.

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