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Outsourcing de serviços de TI

6 benefícios no outsourcing de serviços de TI

6 benefícios no outsourcing de serviços de TI

6 benefícios no outsourcing de serviços de TI

Com as empresas cada vez mais dependentes da tecnologia, o setor de TI tem maior relevância para garantir o sucesso dos negócios. Por isso, o modelo de outsourcing vem para suprir uma necessidade do setor, que é a falta de profissionais. No Brasil, estudos mostram que nos próximos cinco anos, quase 800 mil novas vagas de TI serão criadas, mas o país forma apenas 53 mil profissionais por ano, criando um déficit que ultrapassa 500 mil.

A verdade é não importa o tamanho do orçamento – encontrar, contratar e reter os melhores talentos na área não é uma tarefa fácil, o que contribui para uma maior rotatividade dos profissionais em busca por melhores salários e benefícios.

Outro ponto que precisa ser considerado é que o suporte de TI está ficando mais complexo, principalmente com a crescente adoção de um modelo de trabalho híbrido, o que exige das organizações contar com recursos que aliem segurança, produtividade e experiência positiva dos funcionários.

E, também, organizações de todos os portes buscam no outsourcing de serviços de TI uma maneira para investir em novos processos para melhorar seus serviços e produtos.

É nesse ponto que o outsourcing de serviços de TI se torna mais interessante, pois garante ao contratante o acesso aos melhores profissionais que vivem e respiram tecnologia 24 horas por dia e permite que a empresa se dedique ao core dos negócios.

Por que optar pelo outsourcing de serviços de TI

De acordo com a Statista, o mercado de outsourcing de serviços de TI deve ultrapassar, até 2027, US$ 585 bilhões, o que demonstra uma grande procura pela terceirização do serviço. E os benefícios são vários. Confira algumas das vantagens:

Contar com especialistas qualificados

Talvez o maior benefício do outsourcing de serviços de TI é contar com profissionais qualificados e especializados. Como já citado, o déficit de pessoal qualificado tende a crescer nos próximos anos, encarecendo o processo de seleção e retenção de talentos. Além disso, com a profusão de tecnologias disponíveis para as empresas, é essencial ter acesso às pessoas com habilidades para lidar com cada uma delas.

Essa é uma das principais razões pela procura do outsourcing de serviços de TI: atender a requisitos tecnológicos em constante mudança. Hoje a empresa pode precisar de um profissional com conhecimentos em migração de aplicativos para o Microsoft Azure. Amanhã, as necessidades podem ser outras, e a terceirização fornece à organização essa flexibilidade – claro, desde que o serviço tenha sido contratado.

Além disso, dependendo da localização da empresa, a falta de profissionais é ainda maior, o que torna a terceirização essencial para garantir acesso ao conjunto de habilidades necessárias para evitar a interrupção da operação.

Redução de custos

O outsourcing de serviços de TI contribui para que a organização economize muito dinheiro. Não é preciso contar com uma equipe de TI dedicada, lidar com treinamentos e benefícios, se preocupar com hardware, software ou armazenamento. Além disso, poucas empresas conseguem acompanhar rapidamente as mudanças e inovações tecnológicas que surgem constantemente, e podem deixar isso à cargo da empresa fornecedora de serviços de TI.

Recursos focados

Outro fator extremamente importante é a possibilidade de focar no core business da empresa. Com o outsourcing de TI, equipes e recursos são alocados em áreas focadas no negócio.

Melhora na produtividade

Exatamente pela dificuldade de encontrar profissionais com as habilidades necessárias, uma equipe interna de TI pode não alcançar o nível de eficiência e produtividade de uma equipe terceirizada em relação ao fornecimento de serviços de valor agregado. O outsourcing de serviços de TI, por outro lado, conta com engenheiros especializados e tem a capacidade de fornecer serviços adicionais que contribuem para a produtividade como, por exemplo, acesso a ferramentas que tornam o trabalho remoto mais eficiente e seguro.

Redução de riscos

Normalmente, uma equipe de TI interna atua de forma reativa, tratando os problemas à medida que eles surgem. Por outro lado, com o outsourcing de serviços de TI, uma equipe especializada está disponível para monitorar sua rede 24 horas por dia, todos os dias da semana, evitando que pequenos problemas prejudiquem o dia a dia de trabalho. Isso significa menos riscos de interrupção de serviços e menor impacto na produtividade. A terceirização garante que uma equipe qualificada trabalhe na resolução de problemas, quando eles ocorrem.

Escalar e flexibilizar

A organização tem a flexibilidade de migrar para outro provedor no momento que desejar, seja por insatisfação com os serviços oferecidos ou por ter encontrado uma oportunidade que garanta melhorias no SLA e outros recursos. Além disso, dependendo da evolução das necessidades da empresa, que exijam uma expansão ou contração de recursos, o outsourcing de serviços de TI consegue absorver a mudança da demanda mais facilmente.

Conte com um parceiro de TI

A diferença entre simplesmente terceirizar a TI ou contar com um parceiro de TI é que o segundo irá trabalhar ao lado da empresa para que os objetivos de negócios sejam mais facilmente alcançados, recomendando novas tecnologias e atuando para manter a operação em pleno funcionamento.

Com o suporte de TI terceirizado, empresas de todos os portes passam a contar com os mesmos recursos e expertises que o departamento de TI de uma organização global, pagando apenas pelos serviços de que precisam.

A Tecnocomp tem o compromisso de entregar soluções e serviços que atendam a totalidade das necessidades do cliente, por meio de tecnologias inovadoras, capacitação de colaboradores, fortes parcerias com fornecedores e um sistema de gestão de qualidade voltado para a eficiência e melhorias contínuas dos serviços.

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