SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

Operação de NOC para o setor Financeiro 

7 benefícios de uma operação de NOC para o setor Financeiro 

7 benefícios de uma operação de NOC para o setor Financeiro 

7 benefícios de uma operação de NOC para o setor Financeiro 

A confiança é uma das principais bases do relacionamento entre clientes e suas instituições financeiras. Novas tecnologias estão transformando esse relacionamento, e a segurança cibernética é uma preocupação cada vez maior, com o aumento do volume das transações digitais. Por isso, muitos líderes de TI já estão comprovando as vantagens de contar com uma operação de NOC para o setor Financeiro, com serviço de monitoramento de rede 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022, em sua 30ª. edição, 54% dos bancos estão aumentando os investimentos em cibersecurity, com 54% focando em infraestrutura/arquitetura tecnológica, 42% em tecnologias de prevenção a ameaças, 50% em gestão de identidades e acessos e 38% em cloud security.

Já um estudo da consultoria McKinsey aponta que 95% dos conselhos de administração de instituições financeiras discutem temas relacionados com os riscos tecnológicos e a cibersegurança em pelo menos quatro reuniões por ano.

O setor Financeiro é um alvo atraente para hackers, especialmente devido ao tipo e quantidade de informações que coleta de seus clientes. No caso de uma violação bem-sucedida, os dados podem ser usados para cometer fraude de identidade ou vendidos em mercados da dark web, o que pode levar a danos à reputação da entidade violada, bem como possíveis danos monetários aos clientes afetados.

Além disso, existem os riscos que envolvem funcionários, que podem assumir várias formas – eles podem ser vítimas de phishing ou ataques de engenharia social mais direcionados, ou podem configurar incorretamente um sistema. Esse é um tipo de alteração na rede pode ser detectado rapidamente pelo serviço de operação de NOC para o setor Financeiro.

A digitalização do setor Financeiro

O setor Financeiro atualmente é formado por instituições altamente tecnológicas, voltadas para a entregar novas experiências digitais para seus clientes, com a coleta e análise de dados, e uso de ferramentas como automação e Inteligência Artificial.

Ainda segundo a Pesquisa FEBRABAN, 91% dos entrevistados afirmam que decidiram alavancar canais digitais como principal meio de relacionamento e forma de entregar melhor experiência ao cliente. E 87% dizem que a alta expectativa do cliente em relação aos canais digitais e sua usabilidade impulsionaram a digitalização do banco.

E confiança também está na pauta, o que leva de volta à cibersecurity: 22% apontam como prioridade a construção da confiança do consumidor no compartilhamento de dados.

Confira os benefícios da operação de NOC para o setor Financeiro

No setor Financeiro, o tempo de inatividade do seu serviço, por menor que seja, pode levar as perdas a milhões de dólares, além da perda de credibilidade. Por isso, líderes de TI precisam estar atentos ao monitoramento e manutenção de sua infraestrutura de rede, contando com parceiros especializados para os Serviços de Centro de Operações de Rede (NOC).

Foco no desenvolvimento do negócio

A área de TI pode se concentrar em inovações para impulsionar o negócio. A maioria das instituições ou empresas não aproveita totalmente as habilidades do departamento de TI. Terceirizar a operação de NOC para o setor Financeiro abre espaço para que a TI foque na experiência do cliente, na automação de processos internos, entre outros. A TI deixa de ser operacional e passa a ser estratégica.

Gestão de segurança

Este é possivelmente o maior benefício da terceirização de serviços NOC – segurança máxima, com uma gestão proativa das redes e, no serviço oferecido pela Tecnocomp, com um nível mínimo de 99,99% e ferramentas e tecnologias de última geração. A segurança é maximizada contra a crescente ameaça de ataques nas redes. Instituições financeiras de todos os portes são vulneráveis ​​a ataques, o que torna vital ter as técnicas adequadas para fornecer o mais alto nível de segurança possível.

Redução do tempo de inatividade

O monitoramento 24 horas por dia permite que os problemas sejam identificados assim que surgem, e equipes estão sempre à postos para garantir que seus sistemas estejam funcionando. Há sempre alguém disponível para garantir que os sites da empresa estejam funcionando corretamente e que as solicitações dos clientes sejam respondidas.

Equipes altamente especializadas

Contar com profissionais avaliando a sua rede é melhor do que usar somente monitoramento automatizado. Equipes altamente qualificadas que não apenas monitoram as redes, mas também identificam falhas, comportamentos anômalos e outros problemas, permitindo uma tomada de decisão mais rápida.

Tratamento imediato de incidentes

O monitoramento remoto de redes por meio de uma operação de NOC para o setor Financeiro oferece a capacidade de cuidar de incidentes a qualquer hora do dia ou da noite com equipes que atuam como solucionadores de incidentes ou dispatcher, que acionam as equipes de especialistas dos “Grupos Solucionadores”, seguindo a lista de escalonamento pré-definida.

Infraestrutura sempre atualizada

Provedores de serviços de operação de NOC para o setor Financeiro contam com as mais inovadoras ferramentas e soluções para analisar, gerenciar, controlar e monitorar a comunicação e conexão de redes.

Serviços customizados

Os NOC podem fornecer serviços individualizados para os requisitos e normas de cada negócio, com base em métricas e SLA´s previamente acordados.

As instituições financeiras sempre serão alvos lucrativos para os cibercriminosos, mas os líderes de TI podem aumentar suas defesas o suficiente para mitigar a possibilidade de serem vítimas da maioria das ameaças. No entanto, para construir mecanismos de defesa suficientemente fortes, as empresas precisam adotar uma abordagem holística, que consiste em investir tanto na educação dos funcionários quanto em soluções tecnológicas adequadas, como a adoção de uma operação de NOC para o setor Financeiro, e de planos de continuidade de negócios.

Entre em contato com a equipe da Tecnocomp e saiba como podemos ajudar a sua instituição financeira a reduzir custos, manter a segurança e garantir a continuidade dos negócios.