A gestão de TI deve ser focada em resultados e na busca constante de melhorias. O gestor pode adotar um conjunto de abordagens que definam da melhor maneira as tarefas e que auxiliem na identificação de erros e na aplicação de melhorias no que for preciso.
Pensar em uma implantação de TI requer um trabalho estratégico focado em recursos, de modo que as metas estejam vinculadas aos objetivos de crescimento do seu negócio.
Com um suporte bem estruturado de gerenciamento de TI, é possível aprimorar a utilização de recursos como tempo, mão de obra e materiais. Consequentemente, eliminando o desperdício e fazendo com que seja possível produzir mais, usando menos.
Veja abaixo algumas dicas de como avaliar e ter uma gestão de serviços de TI eficiente:
Defina o escopo dos serviços do setor
É papel do gestor definir bem o escopo de cada equipe para evitar uma sobrecarga do setor responsável pela infraestrutura de TI. Após as necessidades serem identificadas, ele será capaz de criar processos que se adequem a realidade da organização para que consigam manter os serviços com qualidade mesmo com alta demanda.
Dessa forma, o direcionamento de tarefas será feito com um bom desempenho. Todos os colaboradores ficarão cientes das atividades que devem executar com antecedência, e planejar uma rotina de trabalho mais ágil.
Adote métricas de desempenho
Adotar métricas de desempenho deve ser uma prática que não pode ficar em segundo plano, pois elas dão ao gestor uma noção sobre toda a infraestrutura da empresa e os processos de cada área. Assim, possibilita a identificação de falhas e medidas corretivas passam a ter um impacto elevado.
Muito usado pelas empresas são os KPIs que podem ser aplicados tanto para identificar problemas de performance em equipamentos por exemplo, quanto para avaliar o trabalho de cada time. Pensando nisso, é de suma importância que o gestor consiga criar métricas que sejam feitas de acordo com o perfil de cada área.
Um método de desempenho muito elevado pode prejudicar o andamento do setor, uma vez que a carga de estresse proporcionada por colaboradores trabalhando está muito além de atingir resultados positivos. Por outro lado, indicadores muito baixos não conseguem ajudar o gestor a identificar problemas, criando uma visão pouco realista sobre o negócio.
Dê feedback
Independente se o profissional cometeu erros ou não, sempre dê feedback. É dessa forma que o profissional irá se aprimorar e a sua equipe de gestão de TI irá crescer e ser mais produtiva. É uma estratégia simples, porém garante bons resultados no engajamento dos funcionários.
Treinamento para a equipe de gestão de TI
É fato que a tecnologia vive em constante mudanças, por isso é recomendável que a equipe de gestão de TI seja treinada para que esteja apta a trabalhar com o uso das tendências mais modernas do mercado. O treinamento contribui para a melhoria dos serviços de TI da empresa, essa prática elimina falhas nos processos de trabalho e evita conflitos operacionais.
Utilize as ferramentas corretas
Uma gestão de TI eficaz é sinônimo de redução de custos e as ferramentas utilizadas pelo setor de TI terão impacto diretamente na performance de cada equipe. Portanto, é fundamental que o gestor escolha sistemas e dispositivos que sejam adequados para a rotina de cada área.
Uma gestão de TI que atue mais estrategicamente é capaz de enxergar as melhores soluções de acordo com o modelo de negócio da empresa e como elas podem favorecer o negócio. Essa visão beneficia não só o setor, mas também todas as outras áreas e a empresa como um todo, principalmente quando se trata de aumentar a integração e a colaboração entre as equipes