SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

crescimento na nuvem

Crescimento na nuvem: como escolher o melhor fornecedor

Crescimento na nuvem: como escolher o melhor fornecedor

Crescimento na nuvem: como escolher o melhor fornecedor

Líderes de empresas muitas vezes se perguntam o que a hospedagem na nuvem traz de vantagens. O que eles precisam ter em mente é que adotar uma estratégia de crescimento na nuvem oferece acessibilidade, segurança, flexibilidade e continuidade aos seus negócios.

Segundo a consultoria Gartner, quatro tendências em computação em nuvem continuam a expandir e acelerar o crescimento na nuvem em todos os segmentos. A pesquisa indica que as quatro tendências são: onipresença da nuvem; ecossistemas regionais; sustentabilidade e nuvem com “carbono-inteligente”; e infraestrutura programável automatizada dos fornecedores de infraestrutura e plataforma em nuvem (CIPS).

Ainda segundo o Gartner, o gasto global com serviços na nuvem, que chegou a cerca de US$ 396 bilhões em 2021, até o final de 2022 deverá crescerá mais 21,7%, alcançando o patamar de US$ 482 bilhões. E, até 2026, os gastos com nuvem pública serão 45% mais altos do que gastos corporativos com TI, índice de ficou em menos de 17% em 2021.

Vantagens de adotar a estratégia de crescimento na nuvem

Antes de saber como avaliar qual fornecedor de serviços em nuvem será o mais adequado para o seu negócio, vale lembrar algumas vantagens importantes oferecidas pela cloud computing, e considerar aspectos importantes para o crescimento na nuvem:

Acessibilidade

Um dos primeiros benefícios oferecidos pela nuvem é a facilidade de acesso. Em outras palavras, tudo o que você precisa fazer para acessar seu banco de dados e documentos é um simples login, de qualquer dispositivo e/ou local. A nuvem eliminou a necessidade de dispositivos mestres, tornando o compartilhamento e a colaboração transparente entre vários membros da equipe, o que também se estende a fazer adições, exclusões e outras alterações nos dados.

Escalabilidade

Na medida em que os negócios crescem a um ritmo constante, os sistemas usados ​​para manter as coisas funcionando também precisam crescer posteriormente. A nuvem revolucionou a maneira como as empresas de hoje operam, já que a possibilidade de aumentar ou reduzir a capacidade de processamento conforme a mudança de requisitos levou as organizações a se ajustarem rapidamente com os tempos de mudança – enquanto economizavam custos. É por isso que o crescimento na nuvem de uma empresa deve ser acompanhado de perto.

Integração

À medida que as empresas avançam para criar colaborações mais consistentes e obter insights mais profundos, os aplicativos independentes estão se tornando uma coisa do passado. Isso agora é mais uma necessidade do que um desejo, já que retornos mais rápidos e tempo de inatividade zero fazem toda a diferença entre ser bem-sucedido ou não. Situar todos os seus aplicativos interdepartamentais na nuvem torna a integração ainda mais fácil – especialmente se forem hospedados pelo mesmo provedor.

Selecionando o fornecedor ideal

Veja o que você precisa fazer para decidir qual fornecedor de serviços para acompanhar a sua jornada de crescimento na nuvem é o ideal para atender as necessidades do seu negócio:

Faça uma avaliação interna

Antes de decidir sobre o fornecedor de serviços na nuvem, você precisa descobrir os problemas e deficiências atuais que podem estar atrapalhando seus negócios. Reúna os principais membros de sua equipe (isso inclui aqueles em nível gerencial/supervisor), bem como quaisquer associados/funcionários de nível básico que possam estar interagindo diretamente com seu sistema atual.

Como essas pessoas trabalham na linha de frente dia após dia, elas são as melhores fontes de informações relacionadas aos seus sistemas atuais. Eles serão capazes de lhe dizer os problemas enfrentados pelo seu software existente e se ele é fácil de usar. Faça perguntas com base na experiência do usuário, resultados e receita, para compreender onde estão as falhas.

Pesquise, compare e selecione

Depois de concluir sua avaliação e listar os problemas, bem como as soluções necessárias, comece a procurar fornecedores de serviços na nuvem que ofereçam os recursos necessários. Entre em contato com cada provedor e certifique-se de aproveitar ao máximo todas as demonstrações/testes gratuitas oferecidas, para que você e sua equipe possam decidir quais funcionam melhor.

Avalie a migração de dados e segurança

Não se esqueça de perguntar aos provedores que você selecionou sobre como eles planejam transferir seus dados, bem como as medidas de segurança em vigor. Ambos são componentes importantes de qualquer serviço de nuvem, e fornecedores de serviços na nuvem competentes não terão problemas em informar sobre como eles pretendem lidar com esses fatores.

Analise os Acordos de Nível de Serviço (SLA)

Os SLAs devem conter 3 componentes principais:

  • Objetivos de nível de serviço
  • Políticas de remediação e penalidades/incentivos relacionados a esses objetivos
  • Exclusões e advertências

Os objetivos de nível de serviço (SLOs) geralmente abrangem: acessibilidade, disponibilidade do serviço (geralmente tempo de atividade como porcentagem), capacidade do serviço (qual é o limite em termos de usuários, conexões, recursos etc.), tempo de resposta e flexibilidade (ou quão rápido mudanças podem ser acomodadas).

Procure SLOs relevantes, explícitos e mensuráveis. Eles também devem ser auditáveis, se possível, e claramente articulados no acordo de nível de serviço.

Os SLAs também devem especificar como os problemas devem ser identificados e resolvidos, por quem e em que período. Eles também especificarão qual compensação está disponível e os processos de registro e reclamação, bem como os termos da lista que limitam o escopo do SLA e as exclusões e advertências da lista.

Quer saber mais sobre como adotar uma estratégia de crescimento na nuvem com toda a segurança? Entre em contato com os especialistas da Tecnocomp.