SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

Melhores práticas para gestão de data centers em Saúde 

Melhores práticas para gestão de data centers em Saúde 

Melhores práticas para gestão de data centers em Saúde 

Melhores práticas para gestão de data centers em Saúde 

A infraestrutura de TI da área de saúde precisa atender a demandas e regras complexas, tornando um desafio identificar a melhor jornada a seguir ao definir as melhores práticas para gestão de data centers em Saúde. O setor – desde hospitais a seguradoras de saúde – está aproveitando todos os benefícios possíveis de inovadoras tecnologias, com o desenvolvimento de soluções de ponta que entregam melhor atendimento aos pacientes e melhor eficiência operacional.

Para isso, empresas e instituições médicas estão desenvolvendo e usando tecnologias e soluções como telessaúde, Prontuário Eletrônico, análises de imagens médicas e Inteligência Artificial. Essa adoção de inovadoras tecnologias está impulsionando o setor e criando uma enorme quantidade de informações que precisam ser processadas, gerenciadas e armazenadas de maneira acessível e segura.

Plataformas robustas suportam sistemas

Da mesma forma que várias disciplinas estão unidas para trabalhar em conjunto dentro de uma instalação médica, os diversos sistemas de TI da área de Saúde que dão suporte a essas disciplinas também devem fazê-lo. Isso significa criar plataformas digitais robustas que se integram perfeitamente a sistemas fundamentais – como os bancos de dados que hospedam Prontuários Eletrônicos – e fornecem acesso a dados em qualquer lugar e a qualquer hora a uma infinidade de dispositivos.

As equipes de TI da área de Saúde também devem oferecer suporte a um data center que permita análises avançadas para reduzir o tempo de permanência do paciente, prevendo as demandas de pessoal e melhorando a coordenação do atendimento. E, à medida que a medicina se torna móvel, a infraestrutura deve estar pronta para fornecer acesso a dados aos profissionais de qualquer dispositivo.

A importância da correta gestão de data centers em Saúde

Por isso é fundamental ter uma avaliação completa do seu data center ao considerar mudanças em sua infraestrutura de TI de saúde – seja atualizando hardware, implantando novo software, suportando dispositivos móveis e a Internet das Coisas (IoT) ou integrando aplicativos baseados em nuvem.

Como os provedores de assistência médica estão mudando os data centers?

O aumento de dispositivos conectados na área médica também está aumentando a carga de trabalho dos profissionais de TI na área da saúde. Devido a esse fluxo, os dados estão sendo movidos para a nuvem ou redes de borda para obter mais flexibilidade, melhor desempenho e redução de custos. Alguns departamentos de TI na área de Saúde não estão prontos para lidar com um volume tão alto de dados, e alguns estão adotando a estratégia de migração para data centers externos. Mas, embora alguns dos dados sejam movidos, os mais importantes terão que permanecer on-premise devido à segurança e normas regulatórias de privacidade.

Planejamento vai além da capacidade

Para hospitais de ponta e seguradoras de saúde que lidam com um alto volume de dados confidenciais e a transição resultante para um ambiente de computação de alta densidade, a correta gestão de data centers em Saúde não é mais apenas sobre espaço e eficiência. Trata-se de previsão precisa, melhoria de processos e maximização da capacidade. Compreender essa área de alto crescimento é coordenar infraestrutura física e virtual, soluções em nuvem e híbridas e parcerias de colocation; entender onde colocar cargas de trabalho específicas para um desempenho ideal; e avaliação e previsão da demanda e reserva de capacidade para lidar com ela.

À medida que os provedores de assistência médica lidam com suas crescentes necessidades de capacidade, as ferramentas usadas para o gerenciamento de data centers devem evoluir para atender aos requisitos exclusivos de segurança, armazenamento e gerenciamento de dados nessa escala. Os gerentes de data centers precisarão contar com conjuntos de ferramentas inteligentes para otimizar a localização de ativos, utilização de espaço, segurança, refrigeração, peso e energia.

Segurança dos dados no segmento de Saúde

As organizações de saúde estão sujeitas a rigorosas normas de privacidade de dados e frequentemente empregam dispositivos móveis e IoT para dar suporte a médicos, funcionários e pacientes. A análise de sua infraestrutura oferece uma oportunidade para identificar as melhores práticas para gestão de data centers em Saúde, garantindo a segurança da informação em todo o seu ciclo de vida.

Além de avaliar aplicativos e sistemas legados, também é importante observar o gerenciamento de acesso e como os dados são protegidos em terminais como smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Esses tipos de tecnologias são frequentemente usados ​​para acessar Prontuários Eletrônicos, tornando essencial que você tenha sistemas de segurança robustos para evitar uma violação de dados.

A implementação de sistemas de gerenciamento de dados precisos é fundamental para garantir o armazenamento e a transferência eficientes das informações do paciente. As melhores práticas de gerenciamento de dados também melhoram a confidencialidade, confiabilidade e abrangência dessas informações.

A jornada do data center para a nuvem

O desenvolvimento de um processo de avaliação e de gestão de data centers em Saúde sob medida para as necessidades da sua instituição sua organização provavelmente envolverá a adoção de uma infraestrutura moderna baseada em nuvem.

Para essa transformação, elaborada em parceria com uma equipe de Cloud Consulting, alguns questionamentos devem ser levados em consideração:

  • Qual é o principal impulsionador da transformação do seu data center?
  • Você está buscando maior escalabilidade?
  • Maior agilidade?
  • Redução de custos?
  • Ou você pretende adotar soluções inovadoras, como análise preditiva?

Por isso, contar com parceiros no momento de elaborar projetos de transformação digital entrega uma visão mais holística do negócio, observa as suas dores de uma nova forma e enxerga novas soluções que muitas vezes, não dia a dia, passam despercebidas.

A Tecnocomp pode te ajudar, conte conosco para colaborar com suas equipes internas, complementando habilidades e implementando as melhores práticas para gestão de data centers em Saúde.