SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

Infraestrutura de data centers

Infraestrutura de data centers: Conheça as melhores práticas em design

Infraestrutura de data centers: Conheça as melhores práticas em design

Infraestrutura de data centers: Conheça as melhores práticas em design

Projetar uma infraestrutura de data centers eficiente não é tão simples quanto as empresas gostariam. Por ser o centro das operações tecnológicas nas empresas, o data center oferece a infraestrutura necessária para que usuários, parceiros e clientes tenham acesso aos recursos e serviços oferecidos pela empresa, tornando seu design um elemento fundamental para sua eficácia. 

Enquanto empresas de pequeno e médio porte podem implementar uma infraestrutura de data centers em um local pequeno, até mesmo um armário, para empresas maiores isso exige uma área maior, dedicada e projetada eficientemente para suportar os requisitos da área de TI, como espaço, energia, resfriamento, gestão, confiabilidade e segurança cibernética. 

Ou seja, investir nas melhores práticas em design de infraestrutura de data centers precisa estar no foco de qualquer empresa preocupada em oferecer os melhores recursos aos seus usuários e clientes e isso envolve desde optar pelos mais recentes servidores do mercado até implementar tecnologias inovadoras para a conexão das máquinas, inclusive, práticas para configurar os servidores para que extraiam o máximo de sua força de processamento. 

A Tecnocomp oferece soluções que apoiam os gestores de TI no design, implantação e condução de serviços específicos para garantir uma infraestrutura de data center eficiente e que entregue o desempenho adequado dos recursos TIC disponíveis. Para isso, as melhores práticas em design de infraestrutura de data centers são utilizadas para aprimorar a qualidade e reduzir custos da área de TI. 

Principais componentes da infraestrutura de data centers

Instalação e Infraestrutura de TI, que será implementada na instalação, são os aspectos principais de um data center. Ambos trabalham juntos e coexistem no mesmo ambiente, mas são estruturas diferentes. 

Instalação

Diz respeito ao espaço físico para a implementação de uma infraestrutura de data centers. Ou seja, pode ser descrito como um grande espaço aberto em que as máquinas serão instaladas. Qualquer espaço disponível pode abrigar uma infraestrutura de data centers, mas esse espaço precisa ser projetado adequadamente para operar de maneira eficiente. Para isso, alguns fatores precisam ser analisados: 

  • Espaço
    O espaço deve ser suficiente para a implementação da infraestrutura de data centers, deve ser bem localizado e acessível. 
  • Energia
    A energia disponível deve ser adequada para ateder aos requisitos da infraestrutura. Ela deve ser livre de flutuações ou interrupções e é necessário contar com uma infraestrutura de backup para evitar interrupções não programadas. 
  • Resfriamento
    Quanto maior a infraestrutura de data centers, maior a necessidade de resfriamento que precisa ser implementado por meio de sistemas HVAC convencionais e outras tecnologias de refrigeração. 
  • Segurança
    A instalação precisa incluir acesso controlado para os funcionários por meio das mais diversas táticas, desde o uso de crachás de acesso até identificação por sistema de reconhecimento facial. 
  • Gestão
    A infraestrutura de data centers moderna pode incorporar um sistema de gestão predial projetado para que os gestores possam supervisionar o ambiente em tempo real. Isso inclui monitoramento de temperatura, umidade, níveis de energia e refrigeração e o controle de acesso. 

Infraestrutura

A infraestrutura diz respeito a ampla gama de equipamentos que serão implementados na instalação: 

  • Servidores
    As máquinas que hospedam dados e executam aplicativos 
  • Equipamento de rede
    Switches, roteadores, firewalls e outros elementos necessários para a criação de uma rede. 
  • Cabos e racks
    Fios e cabos que conectam os servidores e racks usados para organizar as máquinas e outros equipamentos. 
  • Energia de reserva
    Uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) que entra em ação no caso da fonte primária de energia apresentar problemas. 
  • Plataforma de gestão
    Plataforma de gerenciamento da infraestrutura de data centers (DCIM) que monitora a integridade, disponibilidade, capacidade e configuração do sistema. 

Crescimento e escalabilidade

Ao criar uma infraestrutura de data centers eficaz, que contribua para a eficiência térmica, energética, de conectividade e acessibilidade, é preciso ter em mente o crescimento e escalabilidade da infraestrutura de forma a atender o crescimento dos negócios. E isso tem impacto direto no design dessa infraestrutura. Cabos desorganizados, por exemplo, podem acarretar períodos de inatividade se, inadvertidamente, algum funcionário tropeçar e desconectar algum equipamento e prejudicar a instalação de novos equipamentos. 

Ou seja, na hora de criar um projeto de infraestrutura é necessário considerar quais as necessidades futuras no caso do crescimento da empresa, qual a quantidade de energia que será necessária e uma análise estratégica do gerenciamento de calor, para garantir uma infraestrutura de refrigeração adequada. 

Contar com o apoio de especialistas, como a equipe da Tecnocomp, para auxiliar a empresa durante esse processo e para aprimorar os sistemas e recursos de TI, reduz o risco de falhas no projeto que possam impactar negativamente nos negócios. 

Desafios e práticas para o design de uma infraestrutura de data centers

Não existe uma fórmula única para projetar a infraestrutura de data centers, afinal, cada projeto atende a requisitos únicos de cada empresa. Entretanto, há diversos desafios comuns. 

Escalabilidade

Como citado anteriormente, a escalabilidade é parte sensível de um projeto de infraestrutura de data centers, principalmente porque o data center atual será bem diferente do mesmo data center daqui uma ou duas décadas. Por isso, os designers precisam considerar uma abordagem que lide com as cargas de trabalho e recursos atuais, mas que também possam ser facilmente dimensionadas no futuro. Isso envolve entender o espaço disponível, energia e refrigeração, além dos custos envolvidos, para atender às necessidades da empresa. 

Flexibilidade

Da mesma forma, é necessário avaliar a necessidade de mudança no futuro. O peso dos equipamentos torna uma mudança extremamente complexa e, à medida que as demandas da empresa evoluem, a incapacidade de mover esse equipamento pode impactar negativamente nos negócios. Por exemplo, um corredor estreito pode impedir que uma máquina seja transferida para outra sala. Com isso, os responsáveis pelo projeto precisam levar em consideração possíveis necessidades de mudança, assim como o tempo de inatividade e buscar uma forma de minimizar o tempo e os custos. 

Resiliência

As empresas estão cada vez mais dependentes de dados e aplicativos, então se o data center apresentar problemas, simplesmente, os negócios não vão pra frente. Então é necessário garantir que interrupções de energia ou na rede, desastres ambientais e ataques cibernéticos não causem interrupções nos sistemas. Implementar salvaguardas e projetar uma infraestrutura de data centers resiliente precisa responder com eficiência a esses riscos. 

Atualização e inovação

Novas tecnologias surgem a todo o momento e exigem que a infraestrutura de data centers se adapte rapidamente para atender a novos requisitos. Designers precisam entender como incorporar essas atualizações sem a necessidade de resenhar a infraestrutura de data centers apenas para implementar novos requisitos. 

Data centers são extremamente complexos e exigem monitoramento e gerenciamento contínuo. A Tecnocomp oferece soluções para tornar o design, implantação e condução dos serviços mais eficientes e adequados para o seu data center atender aos requisitos dos negócios. Fale com nossos especialistas e saiba mais. 

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800