SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

infraestrutura just-in-time 

Infraestrutura just-in-time: entenda o conceito

Infraestrutura just-in-time: entenda o conceito

Infraestrutura just-in-time: entenda o conceito

A infraestrutura just-in-time vem para atender aos anseios de usuários e clientes que exigem das empresas uma oferta de produtos e serviços digitais mais ágeis, o que implica na busca de uma abordagem que fuja da infraestrutura de dados tradicional. 

Como as empresas se veem cada vez mais desafiadas a contar com uma infraestrutura de TI escalável, com custos mais baixos, alta performance e que ofereça os menores riscos de segurança, amadurecer suas estratégias de infraestrutura exige o investimento em novas tendências e habilidades. Dessa forma, a aceleração do ciclo de desenvolvimento e implantação se tornou um desafio para a área de TI. Afinal, sem uma infraestrutura que atenda a essa transformação, dificilmente esses objetivos serão alcançados. 

Para o Gartner, “a velocidade crescente de mudanças tecnológicas criou oportunidade e pressão” para que a TI possa se alinhar às prioridades de negócios que alimentam a adoção da infraestrutura just-in-time e foque na implementação de uma infraestrutura o mais rapidamente possível. Dessa forma, empresas podem se adaptar facilmente quando oportunidades de negócio surgirem ou quando novos serviços forem lançados. 

Aumente a capacidade da TI com a infraestrutura just-in-time

Foi-se o tempo em que as empresas precisavam investir em máquinas no local. Hoje, a nuvem permite que a equipe de TI forneça os recursos necessários para acessar dados e aplicativos de qualquer lugar e no momento que os usuários desejarem, tornando mais fácil a implementação de hardware sob demanda. Dessa forma, a infraestrutura just-in-time permite cumprir com prazos mais curtos para atender os objetivos de negócios. 

E isso está alinhado às novas exigências da TI para aumentar a capacidade e agilidade na resposta a necessidades de usuários e dos negócios. De acordo com estudo publicado pela Deloitte, a pandemia forçou as empresas para o futuro, acelerou a adoção de novas tecnologias e a implementação de uma estratégia de transformação digital, com a nuvem sendo a responsável por atender a essas necessidades. Assim, a infraestrutura just-in-time se tornou um fator importante para os negócios. 

Infraestrutura na velocidade dos negócios

Tradicionalmente, a infraestrutura disponível para aumentar a resiliência operacional, reduzir riscos e atender aos requisitos de negócios devia ser instalada no local e, mesmo quando não estava em uso, gerava custos para sua manutenção, isso significava um investimento financeiro alto, que poucas empresas podiam arcar. 

A nuvem, quando a infraestrutura é implementada corretamente, permite um melhor provisionamento e dimensionamento rápido da infraestrutura just-in-time, o que torna mais fácil às empresas se adaptar rapidamente às demandas de pico ou redução de recursos, expandindo serviços rapidamente. Em tempos em que as empresas precisam ser ágeis para atender a novas demandas dos clientes, essa agilidade é essencial. 

Nos próximos meses, a infraestrutura just-in-time deve ganhar cada vez mais relevância para os negócios. Para o Gartner, “a ideia é reduzir os tempos de implantação de infraestrutura e aumentar a capacidade de resposta da empresa às necessidades de negócios e operações em qualquer lugar”. Entretanto, apesar de oferecer aos contratantes uma maneira de comparar fornecedores, sua adoção pode tornar a infraestrutura mais complexa, o que influencia a busca pelo fornecedor que melhor atenda aos requisitos de agilidade exigidos pela empresa. 

Essa maior disponibilidade de recursos oferecidos pela nuvem contribuiu para uma nova maneira de entregar novos aplicativos e serviços mais flexíveis, responsivos e com custos mais baixos, e isso só é possível pela infraestrutura just-in-time. 

Reconhecida como uma das mais importantes fornecedoras de serviço de infraestrutura de redes, a Tecnocomp desenvolve e implementa projetos de infraestrutura de TI de acordo com as demandas da empresa, de forma a atender as normas do setor. Conheça nossas soluções e embarque na transformação digital.