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Outsourcing de TI

Por que o outsourcing de TI é a melhor estratégia para inovação?

Por que o outsourcing de TI é a melhor estratégia para inovação?

Por que o outsourcing de TI é a melhor estratégia para inovação?

O outsourcing de TI se tornou uma estratégia para as empresas reduzirem custos, terem acesso a profissionais especializados e se concentrarem em seus negócios. Entretanto, repassar a gestão de TI para um parceiro também oferece alguns desafios, principalmente para manter a qualidade dos serviços, uma boa comunicação e encontrar um parceiro alinhado aos objetivos da empresa em relação à inovação.

Os motivos por trás do crescimento do outsourcing de TI são claros: a adoção do trabalho remoto ou híbrido nos últimos anos e a escassez de talentos em tecnologia.  Mesmo que muitas empresas busquem trazer os funcionários para o escritório novamente, a falta de profissionais ainda tem um peso muito grande na escolha pela terceirização.

Basicamente, o outsourcing de TI é uma estratégia de negócios que utiliza um provedor de serviços externos para garantir acesso a conhecimentos, recursos e flexibilidade que uma equipe interna dificilmente conseguiria. A terceirização, também, auxilia as empresas a reduzirem dificuldades de gerenciamento interno, restrições orçamentárias e tornar os processos de negócios realmente habilitados para a TI.

Como o outsourcing de TI contribui para o crescimento dos negócios?

De acordo com o Gartner, os gastos globais com o outsourcing de TI em 2022 foram de US$ 4.4 bilhões. Para 2023, a consultoria acredita em um crescimento de 5%, alcançando US$ 4.6 bilhões.

Isso deixa clara a procura por soluções que contribuam para melhorar diversos processos, abraçar uma estratégia de inovação e alcançar um público-alvo mais amplo. Por exemplo, grandes organizações adotaram a terceirização para se manter relevantes frente a uma concorrência cada vez mais acirrada.

O outsourcing de TI assegura maior flexibilidade e agilidade nos processos, acesso a uma equipe dedicada e experiente que permite à organização aumentar a produtividade e concentrar-se no core business. Adicionalmente, fornece acesso aos recursos necessários para evitar a interrupção da operação.

Portanto, se chegou um momento em que os processos de TI estão ficando mais complexos para serem gerenciados, os requisitos de negócios aumentaram ou os projetos estratégicos estão mais lentos devido a problemas técnicos, essa é a hora ideal para buscar apoio de um provedor especializado para não comprometer o fluxo de trabalho.

Para isso, é necessário criar um plano robusto para alcançar os resultados desejados e escolher um parceiro que atenda a esses requisitos por meio de um modelo de engajamento e inovação que se adaptem aos objetivos dos negócios.

Etapas para garantir a melhor estratégia de inovação

Fundamental para diversos projetos de TI, a inovação contribui para melhorar a competitividade e a satisfação do cliente, além de garantir o crescimento dos negócios. Para isso funcionar, alguns passos devem ser seguidos:

Escolher o parceiro ideal

Escolher o parceiro ideal para o outsourcing de TI é imprescindível para a estratégia de inovação. Esse parceiro precisa fornecer habilidades e experiência para uma jornada sem atrito, mas, principalmente, deve ter uma cultura voltada para a inovação que corresponda à cultura da empresa contratante. Assim, é mandatório verificar os recursos oferecidos, buscar depoimentos de clientes atuais e ex-clientes para entender como as soluções são entregues.

É importante ter em mente que o melhor parceiro é aquele que, além de executar as tarefas com eficiência, participe do dia a dia da empresa, sugira melhorias e ofereça insights para melhorar os processos. Ou seja, esse parceiro precisa compreender as necessidades de crescimento e ser capaz de fornecer soluções para isso.

Definir expectativas claras

Além de buscar um parceiro ideal, é importante definir quais as expectativas da empresa com o outsourcing de TI. Aqui, é preciso comunicar a visão, objetivos e requisitos do projeto, definir o escopo, cronograma e orçamento, além de estabelecer as métricas de desempenho para aferir o sucesso e o grau de inovação do projeto.

Definidas as expectativas, cronograma e métricas, é possível tornar a comunicação com o parceiro mais assertiva, evitando mal-entendidos sobre a utilização dos recursos em relação ao que ficou definido no escopo do projeto, facilitando a análise de como os objetivos serão alcançados e mensurados.

Promover uma cultura de inovação

Como citado anteriormente, é essencial buscar um parceiro de outsourcing de TI que abrace uma cultura de inovação compatível com a da empresa. Ainda assim, é necessário promover essa cultura durante todo o relacionamento, encorajando o parceiro a adotar uma postura proativa e criativa. Para isso, a troca de ideias entre a organização e o provedor é essencial.

Aproveitar a tecnologia

A tecnologia está disponível para auxiliar as empresas a inovarem. Ao adotar o outsourcing de TI, é possível usar plataformas que tornem a colaboração, a comunicação e a produtividade entre a empresa contratante e o provedor de serviços mais eficaz. Soluções na nuvem, como ferramentas de gestão de projetos e chatbots, tornam a estratégia de modernização mais fácil de ser gerenciada. Além disso, é possível acessar centros de treinamentos, comunidades online e outras plataformas para estimular a adoção de uma cultura de inovação pela empresa e pelo provedor.

Inovação e outsourcing de TI caminham juntos

O provedor de serviços de TI funciona como uma extensão da organização. A Tecnocomp oferece soluções que apoiam os gestores e é reconhecidamente uma das melhores fornecedoras de Serviços Gerenciados do país. Destaca-se pela qualidade e capilaridade para o atendimento de clientes, implementando e conduzindo serviços e assegurando o desempenho adequado dos recursos de TI disponíveis, otimizando o desempenho, reduzindo custos e auxiliando na adoção de uma cultura voltada para a inovação.

Os especialistas da Tecnocomp podem ajudar no diagnóstico do estado atual do ambiente de TI e no desenho de uma estratégia e implementação de projetos que foquem nas necessidades da organização. Tudo isso com um olhar estratégico sobre os ativos atuais e preparando os negócios para eventuais desafios futuros, fornecendo soluções inovadoras, agnósticas e personalizadas.

Assim, é possível contemplar processos, ferramentas e recursos necessários para gerenciar a infraestrutura de TI e oferecer soluções com agilidade e responsabilidade por meio de tecnologias inovadoras, capacitação de colaboradores e um sistema de gestão de qualidade centrado em mais eficiência e melhorias contínuas. Entre em contato e saiba como a Tecnocomp pode ajudar a sua empresa a enfrentar os desafios de tecnologia.

 

 

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