SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

cabeamento estruturado

Como funciona um projeto de cabeamento estruturado

Como funciona um projeto de cabeamento estruturado

Como funciona um projeto de cabeamento estruturado

Informação é a nova moeda forte no mundo dos negócios, circulando pelo chão de fábrica, pelos smartphones dos executivos, ditando o rumo das organizações. Mas como essas informações são compartilhadas, e circulam com segurança? Por cabos. Ou seja, um projeto de cabeamento estruturado transporta as informações mais críticas de uma organização de uma fonte para outra.

O cabeamento estruturado é frequentemente definido como o projeto e a instalação de sistemas de cabeamento que suportam várias formas de transmissão de dados. Quando feito corretamente, o cabeamento estruturado suporta as necessidades atuais e futuras, para que a infraestrutura de uma organização possa acompanhar o crescimento. O projeto e a instalação de cabeamento estruturado geralmente incluem aterramento e ligação adequados, proteção contra incêndio e hardware de suporte de cabo.

Cabeamento estruturado: Conexão é a base

Computadores, data centers, controles de acesso e sistema de vigilância: todos eles, e diversos outros sistemas, precisam de uma conexão. O cabeamento estruturado é o sistema de cabos, fios e outros hardwares que vai conectar todos os seus sistemas de comunicação em uma unidade coesa. Da sala de telecomunicações ao seu computador, o cabeamento estruturado é cuidadosamente projetado para conectividade confiável e de alta velocidade.

O cabeamento estruturado tem um visual limpo e organizado (em vez de ser um amontoado de fios emaranhados, o que é muito comum). Ele segue normas e padrões para cabeamento comercial, oferecendo maior segurança, proteção, eficiência e flexibilidade.

Como um projeto eficiente beneficia a sua organização

Como em muitas obras que não podem ser vistas, como as de saneamento, por exemplo, projetos de cabeamento muitas vezes ficam escondidos e não são vistos no dia a dia da empresa. Mas o cabeamento de rede é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Não importa o segmento do seu negócio, certamente você precisa de tecnologia e telecomunicações todos os dias. Por isso, confira como funciona um projeto de cabeamento estruturado e as vantagens de sua implantação:

Fácil dimensionamento

Líderes com visão de futuro precisam manter a escalabilidade em mente a cada investimento tecnológico, já que precisam sempre pensar um passo adiante, tornando mais fácil lidar com novas demandas e atualizações. Se você precisar adicionar um novo cabeamento ou fazer um upgrade para melhorar o desempenho, você pode fazer isso de forma eficiente com cabeamento estruturado, o que não acontece quando temos um monte de fios emaranhados.

Melhor custo-benefício

O cabeamento estruturado é um sistema de cabeamento organizado, dimensionado de acordo com as necessidades atuais e projetado para crescer conforme a entrada de novos sistemas. Ele pode reduzir os custos de energia e manutenção.

Menor risco de tempo de inatividade

Existe um alto risco de erro humano quando as pessoas gerenciam uma estrutura de cabeamento múltipla e desorganizada. Esses erros podem causar interrupções no fluxo e tempo de inatividade da rede. O cabeamento estruturado é organizado e fácil de identificar, o que reduz o risco de paralisação.

Maior flexibilidade

Um eficiente projeto de cabeamento estruturado é flexível e pode acomodar alterações e acréscimos rapidamente. O seu escopo já prevê menos tempo de instalação, assim como menor tempo de manutenção.

Fácil de reorganizar ou mover

Com o cabeamento estruturado, tudo é organizado de forma a facilitar mudanças, inclusive de local. Esteja você se reorganizando ou se mudando para um prédio diferente, você saberá quais fios vão para onde, para que seja mais rápido e fácil colocar todos os sistemas em funcionamento.

Pronto para a IoT

Cada vez mais organizações estão implementando a IoT em seus processos diários e precisam de uma rede que possa lidar com isso. O cabeamento estruturado torna a IoT possível e, com o poder dos dispositivos habilitados para IoT, empresas implementam novas soluções de automação industrial, segurança e gerenciamento de energia. À medida que continuamos a fazer avanços e melhorias na tecnologia, você pode ir atualizando seu cabeamento.

Menos problemas de conectividade

Se você tiver um problema, cabos organizados facilitarão para um técnico do seu Field Service identificar e corrigir o problema com mais rapidez. Isso significa menos tempo de inatividade e mais produtividade.

Mais segurança

Um emaranhado de fios parece feio, mas o pior é que pode aumentar o risco de incêndios e choques elétricos. Cabos presos incorretamente também podem representar risco de tropeços. Além disso, se os fios forem difíceis de manter e reparar, isso pode representar um problema de segurança. Proteja seus funcionários, sua empresa e seus dados com um sistema de cabeamento estruturado seguro e eficaz.

Cabeamento estruturado em Data Centers

No mundo de hoje dos negócios, a única certeza é a necessidade de inovar. A evolução da tecnologia torna obrigatória para as organizações revisar e substituir o cabeamento da rede do Data Center, a fim de lidar com as necessidades de negócios em constante crescimento.

O cabeamento de rede do Data Center é o backbone que suporta suas necessidades de negócios. Para cabeamento de rede de dados apropriado, há diversos designs e soluções para escolher. Entretanto, o mais importante a considerar é quem você vai contratar para desenvolver e implementar instalar seu projeto de cabeamento estruturado. Seu parceiro não está apenas instalando os cabos. Ele também está projetando sua rede para que ela funcione de forma ideal, seja facilmente escalada e possa ser atualizada ou modificada no futuro.

A Tecnocomp, além de toda a expertise na oferta de projetos de cabeamento estruturado e fibras óticas, também oferece, junto com o seu parceiro Furukawa, uma garantia estendida de 25 anos no projeto, garantindo a confiabilidade e a qualidade dos materiais utilizados na rede.

Além disso, também participamos do programa Green IT, que revitaliza a rede de cabeamento estruturado por meio da substituição de cabos e acessórios de conectividade de tecnologias obsoletas pelas soluções de última geração, protegendo o meio ambiente. O material substituído nas instalações recebe tratamento e é enviado para reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias, em outras aplicações.

Entre em contato com a Tecnocomp.