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Quais as principais vantagens do suporte de TI terceirizado?

Quais as principais vantagens do suporte de TI terceirizado?

Quais as principais vantagens do suporte de TI terceirizado?

Atualmente, a infraestrutura de TI, sem dúvida, precisa estar alinhada à estratégia de negócios. Sem inovadoras soluções e sistemas, é simplesmente impossível escalar processos e enfrentar os desafios que o cenário econômico apresenta, principalmente em um ambiente em que todo o processo gira em torno da redução de custos e da experiência do cliente e a sua satisfação vem antes de qualquer outra coisa.

Um eficiente serviço de suporte de TI é fundamental para garantir que todos os seus sistemas estejam sempre com alta disponibilidade. Uma simples falha na infraestrutura de TI do seu negócio pode ter consequências desastrosas no que diz respeito à produção de seus produtos e entrega de seus serviços, impactando negativamente a experiência do cliente com sua marca.

Este artigo abordará como o Outsourcing de TI pode ser uma solução estratégica para garantir um suporte de TI robusto, permitindo acesso a especialistas qualificados e recursos tecnológicos atualizados, além de oferecer flexibilidade e redução de custos para a sua empresa.

Expertises diversas

Na área de TI, uma única pessoa não pode lidar com todos os sistemas. Você realmente depende de uma equipe com expertises variadas capaz de lidar com uma ampla gama de serviços. Monitoramento de rede e segurança cibernética são apenas alguns dos suportes necessários, assim como implementação de novos sistemas e integração em nuvem.

Com apenas 53 mil pessoas formadas por ano em cursos de perfil tecnológico e uma demanda média anual de 159 mil profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Brasil e as empresas têm um grande desafio pela frente no que se refere ao suporte de TI. É o que aponta o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, publicado pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) em dezembro de 2021.

O relatório estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos de 2021 a 2025. No entanto, com o número de formandos aquém da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos. São números que refletem, segundo a Brasscom, o crescimento acelerado do setor de TIC, e deixam clara a urgente necessidade de que a formação profissional também seja ampliada no mesmo ritmo.

Por isso, não é produtivo e nem interessante financeiramente compor uma grande equipe interna. A melhor estratégia é contar com colaboradores que, claro, conheçam seus sistemas, e atuem como ponto focal, e terceirizar seu suporte de TI. Assim, o seu provedor de Outsourcing de TI aloca internamente ou oferece no modelo Service Desk uma equipe variada de especialistas de TI dedicados com expertises diversas, capazes de atender a todas as suas necessidades.

Além disso, com um suporte de TI terceirizado não existe o risco de um serviço de manutenção, por exemplo, ser interrompido porque o responsável ficou doente, interrompendo seus serviços e projetos de TI, sobrecarregando os recursos da empresa. Você nunca terá que se preocupar com uma interrupção de serviço ou um prazo maior ao contratar uma empresa terceirizada de suporte de TI. Sempre haverá um recurso com a mesma expertise para assumir o seu posto.

Vantagens do suporte de TI terceirizado

A maior vantagem do suporte de TI terceirizado, para muitas organizações, é que elas passam a contar com os mesmos recursos e expertises que o departamento de TI de uma grande empresa, pagando apenas pelos serviços de que precisam.

Controles de custos, seja reduzindo as despesas de TI, na maioria dos casos, quanto tendo contas mensais previsíveis, são atrativos quando se considera a terceirização. A capacidade de obter uma gama completa de serviços adaptados ao tamanho da sua empresa pode ser atraente, pois você pode compartilhar efetivamente as horas de vários especialistas por menos do que o custo de um único funcionário em tempo integral em sua organização. Para a maioria das empresas, administrar um departamento de TI não faz parte de seu negócio principal, portanto, poder terceirizar e manter o foco também é atraente.

Desde a operação de um Service Desk de suporte de TI até a realocação de uma sala de servidores, empresas especializadas certamente têm capacidade de executar essas tarefas de forma mais eficiente.

Segurança e conformidade

Hackers estão atentos a todas as brechas de segurança, e buscam apenas uma pequena falha para invadir o seu sistema. Nenhuma empresa está a salvo desses ataques, a menos que tome todas as medidas necessárias para a proteção adequada. Considerando que seus clientes confiam a você suas informações privadas, é importante que você garanta a segurança de seus dados pessoais, um dos alvos mais visados pelos hackers.

O suporte de TI terceirizado permite que o provedor mantenha seus programas de segurança atualizados, o firewall sempre ativo e minimize os riscos associados a ataques de ransomwares e phishing, por exemplo.

Além disso, as empresas que oferecem suporte de TI estão cientes das regras de conformidade, tornando-as bem equipadas para lidar com problemas de conformidade e segurança que sua empresa possa enfrentar, assim como atender as regras da LGPD e GDPR.

Por tudo isso, a contratação de um serviço de suporte de TI terceirizado é uma opção cada vez mais interessante, já que sua empresa passa a contar com uma equipe de engenheiros profissionais, com expertise nos seus sistemas e com os recursos necessários para manter toda a infraestrutura em funcionamento, com gestão segura e ininterrupta.

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