A terceirização de NOC tem se mostrado altamente vantajosa para empresas que precisam ter acesso a talentos com habilidades voltadas para a gestão de infraestrutura, sistemas e operações de rede – funções típicas do Network Operation Center.
Por fornecer serviços de suporte para monitoramento remoto e software de gestão, o NOC impulsiona a entrega de serviços, monitora e gerencia endpoints, toma medidas para evitar riscos de interrupção da operação e busca manter os sistemas funcionando.
Provedores de serviços gerenciados (MSPs) precisam garantir o melhor desempenho do NOC para não correr o risco de causar impacto nas SLAs. Isso, muitas vezes, significa manter uma equipe monitorando os serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, entre diversas outras questões – o que pode se tornar inviável financeiramente para empresas que decidem manter um NOC com equipes internas.
Então, como a terceirização de NOC pode trazer benefícios para a empresa?
Um serviço essencial
O serviço de monitoramento oferecido pelo NOC é fundamental para o funcionamento perfeito de sistemas de diferentes setores, bastando, para isso, a simples abertura de um chamado informando alguma dificuldade técnica que possa impactar nos serviços MSP. Profissionais de NOC são especializados no monitoramento da infraestrutura, segurança e capacidade do ecossistema dos clientes e estão preparados para identificar mínimas flutuações e sua gravidade, garantindo que os usuários possam acessar sistemas normalmente.
Por esse motivo, um grande desafio é decidir pela terceirização de NOC ou fazer o serviço internamente, o que inclui construir, expandir e otimizar o setor. Apesar de ser possível, em determinados casos, afirmar que um NOC interno oferece maior controle por parte da empresa que precisa desse serviço, a terceirização de NOC oferece recursos e vantagens que vão além da redução de custos e valor agregado.
Ainda assim, para ter certeza de que a terceirização é o melhor caminho, é fundamental realizar uma análise para entender a melhor opção, principalmente em relação ao custo-benefício da implementação interna ou contratação de uma empresa especializada. Afinal, a implementação do NOC interno envolve diversos custos e responsabilidades, como contratar a equipe, atualizar regularmente a tecnologia de monitoramento e gerenciar a infraestrutura da empresa com segurança, para que seja verdadeiramente eficiente.
Como a terceirização de NOC traz benefícios para a empresa
A terceirização de NOC significa contratar uma empresa para realizar diversos serviços, que vão desde a instalação de novos equipamentos, manutenção, suporte e monitoramento. Dessa forma, uma empresa pode terceirizar todo seu centro de operações de rede sem se preocupar em contratar novos funcionários com as habilidades necessárias, o que passa a ser de responsabilidade do provedor de serviços NOC.
Um NOC terceirizado conduz com facilidade processos de monitoramento e gestão de endpoints; responde a solicitações do dia a dia, como redefinições de senha; realiza atualizações e correções de software; responde a alertas, entre outras funções. Oferece suporte completo às necessidades da área de TI da empresa contratante.
A terceirização de NOC também permite que as equipes da empresa contratante realizem tarefas de maior valor agregado, melhorando a motivação e satisfação da equipe de TI, que deixa de se preocupar com um fluxo de tarefas que exigiria deles dedicação intensa e constante e que passam a ser realizadas por uma equipe dedicada e especializada, tornando o serviço mais ágil.
A terceirização de NOC também ajuda a vencer alguns desafios relacionados a habilidades e capacidades, pois os especialistas contratados acabam complementando a experiência da equipe interna de TI, garantindo que o cliente tenha acesso aos melhores serviços, não importando quais problemas apareçam.
Por ser um ativo valiosíssimo, a demanda por serviços de monitoramento de NOC está crescendo. A Tecnocomp oferece serviços de terceirização de NOC com uma postura proativa, com monitoramento contínuo e rápida resposta no caso de incidentes.