SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

Site survey wireless

Qual site survey é o mais indicado para cada projeto?

Qual site survey é o mais indicado para cada projeto?

Qual site survey é o mais indicado para cada projeto?

O site survey wireless é mandatório para organizações que precisam melhorar, expandir, modificar, projetar ou instalar redes sem fio. Dessa forma, elas conseguem evitar erros e detectar os locais onde os sinais são mais fracos e áreas sem sinal, também conhecidas como zonas mortas. E isso é fundamental para melhorar a produtividade e eficiência dos funcionários e para a saúde dos negócios em um mercado ultra conectado, em que as respostas precisam ser rápidas.

Projetar e manter uma rede com fio já é algo relativamente complexo, mas as redes sem fio conseguem ser ainda mais complicadas. Enquanto a primeira mantém as taxas de transferência sempre no mesmo patamar, na segunda, basta mover uma mesa para perto da parede para impactar no sinal e mudar o desempenho da rede.

Exatamente por esse motivo, realizar um site survey wireless ajuda a projetar e manter uma rede sem fio que garanta a melhor cobertura e intensidade de sinal, não importando onde os dispositivos estiverem conectados no escritório.

O que é um site survey wireless?

O site survey wireless visa analisar o ambiente em que uma rede sem fio será implementada, determinando onde instalar os pontos de acesso de forma a distribuir o sinal com eficiência.

Essa análise deve ser refeita periodicamente no local, mesmo com a rede em funcionamento, para garantir que mudanças no layout do escritório, como a adição ou movimentação de mesas e arquivos, não impactem no seu desempenho ou que novos pontos de acesso sejam instalados para garantir os níveis de sinal necessários. Outro fator que também pode impactar na rede sem fio é o uso de novos dispositivos e aplicativos que exijam um desempenho aprimorado.

Tipos de site survey wireless

Existem três modelos de site survey wireless: preditivo, ativo, passivo, e uma avaliação completa pode exigir os três modelos, dependendo da época ou foco da avaliação. Para saber qual o mais indicado para o seu projeto, fale com um especialista da Tecnocomp.

Site Survey preditivo

É uma simulação realizada antes da implementação da rede e tem como foco determinar os locais onde serão instalados os pontos de acesso de forma a garantir o melhor desempenho. O site survey preditivo precisa ser realizado antes da mobília ou outros equipamentos estarem no local. Para isso, utiliza ferramentas que analisam a propagação do sinal pelo espaço, baseando-se em plantas e informações sobre qual o padrão wireless será utilizado e o tipo de equipamento sem fio.

O software, então, mostra a melhor localização para os pontos de acesso e determina o sinal necessário de acordo com essas informações, por exemplo, analisando o impacto de paredes, mesas, armários, cabos, etc., além de considerar os aplicativos e dispositivos que serão utilizados – vídeos exigem uma alta taxa de transferência, enquanto VoIP dependem mais da latência e atraso.

Padrões wireless

Os padrões IEEE permitem que a área de TI saiba exatamente onde colocar os pontos de acesso e quantos são necessários de acordo com o padrão utilizado. O Wi-Fi 4, por exemplo, é baseado em IEEE 802.11n e introduziu entrada e saída múltipla (MIMO), que permite que os dados trafeguem por vários caminhos de forma a otimizar as taxas de dados e o alcance.

O Wi-Fi 5, baseado em IEEE 802.11ac, por sua vez, conta com o beamforming, um ponto de acesso que monitora de onde vem o tráfego de retorno de um dispositivo para enviar dados diretamente para ele, no lugar de transmitir para todas as direções. Já o Wi-Fi 6 e 6E melhoram os recursos (MiMo e beamforming) para fornecer taxas de transferência de dados mais altas e com maior alcance.

Site survey passivo

O site survey passivo visa detalhar o desempenho do sinal em todos os pontos de acesso, rede instalada e possíveis ruídos causados por sinais vizinhos e outros dispositivos que possam impactar na transmissão. É realizado depois da instalação dos pontos de acesso e equipamentos no local para capturar informações sobre a intensidade e desempeno, além de possíveis interferências antes que os usuários percebam variações, permitindo que a área de TI faça os ajustes necessários para garantir a qualidade do sinal.

Site survey ativo

Análises ativas são realizadas apenas quando a rede está em pleno funcionamento. Tem como foco analisar diversas métricas para cada ponto de acesso – intensidade do sinal, taxa de transferência, tempo de resposta, perda de pacotes, taxa de retransmissão – e por todo o local. O site survey ativo também mede taxas de upstream e downstream, permitindo que a área de TI readeque a infraestrutura adicionando ou retirando pontos de acesso e detecte problemas de desempenho.

Por que fazer um site survey wireless?

Sem um site survey wireless a implementação de uma rede sem fio adequada pode se tornar um jogo de adivinhação. Apesar de haver algumas diretrizes básicas para determinar o número necessário de pontos de acesso, essa estimativa pode esbarrar em fatores que possam resultar na implementação de um número maior ou menor de PAs que o necessário para garantir o desempenho da rede, gerando custos desnecessários e até reclamações dos usuários. Além disso, se torna muito difícil determinar os locais corretos para que o sinal não seja prejudicado.

O site survey wireless inclui a localização de paredes, mesas e outros equipamentos para criar um mapa de calor que indica a intensidade do sinal com base nos pontos de acesso. Dessa forma, a equipe de TI pode avaliar a localização desses pontos e movê-los para melhorar a transmissão ou adicionar novos. A análise também mensura a potência e identifica possíveis fontes de interferência, além de detectar dispositivos que não deveriam, ou não poderiam, estar conectados.

Por que contar com a ajuda da Tecnocomp?

É possível realizar um site survey wireless usando softwares gratuitos e um tablet, mas o resultado não é satisfatório. Por outro lado, investir em hardware e software especializado pode custar muito caro, se mostrando inviável para a maioria das empresas.

Por isso, contar com o apoio de uma empresa especializada, como a Tecnocomp, é a solução mais eficiente para determinar a melhor arquitetura de rede sem fio. Os profissionais da Tecnocomp estão preparados para entender o comportamento da radiofrequência do local da implantação da rede sem fio, identificando os locais ideais para a instalação de pontos de acesso e evitando interferências com fontes de rádio existentes, ou causadas por estruturas físicas. Entre em contato e conheça nosso serviço de site survey wireless.

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800