SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

infraestrutura de rede

5 razões porque a sua infraestrutura de rede precisa de um upgrade

5 razões porque a sua infraestrutura de rede precisa de um upgrade

5 razões porque a sua infraestrutura de rede precisa de um upgrade

Com as empresas cada vez mais digitalizadas, manter uma infraestrutura de rede antiga pode causar um impacto negativo muito grande nos negócios. Ou seja, atualizar essa infraestrutura é essencial para empresas que desejam e precisam se destacar frente a uma concorrência ainda mais acirrada e tornar o crescimento da empresa sustentável. 

A infraestrutura de rede é o que, atualmente, sustenta um negócio. É por meio dela que funcionários se comunicam entre si e com os clientes e, claro, com o passar do tempo, ela precisa de um upgrade para se manter robusta, funcional e, principalmente, confiável para que a força de trabalho consiga realizar seu trabalho sem atritos e com eficiência. 

Portanto, ao possuir ou operar um negócio, é necessário agilidade para se adaptar às mudanças tecnológicas que ocorrem com frequência, sob o risco de, simplesmente, perder dinheiro, clientes e ficar atrás da concorrência. 

Atualização da infraestrutura de rede

A infraestrutura de rede precisa ser atualizada de tempos em tempos para implementar mudanças que trazem benefícios para os sistemas e usuários. Mas quais os motivos para realizar esse investimento? 

Crescimento

Todos esperam que seus negócios cresçam e a infraestrutura de rede tem grande impacto nessa transformação. À medida que isso ocorre, implementar novos recursos tecnológicos se torna imprescindível para a manutenção do crescimento da empresa, o que exige que a infraestrutura de rede seja atualizada. 

Sem atualização há alguns anos

Com os avanços tecnológicos e crescimento no tráfego de rede, uma infraestrutura de rede defasada reduz drasticamente a velocidade de acesso aos recursos disponibilizados pela área de TI. Não é porque a rede parece estar funcionando que os usuários não estão enfrentando problemas. Aplicativos podem estar lentos e muitas tecnologias simplesmente não são compatíveis com um sistema antigo, tornando a atualização extremamente necessária. 

Novas tecnologias

Ao atualizar a infraestrutura de rede, implementar novas tecnologias, como virtualização, se torna mais ágil e eficiente, o que permite que problemas existentes na rede atual, como largura de banda insuficiente, sejam resolvidos rapidamente, assim como implementar recursos de segurança mais robustos e modernos. 

Além disso, realizar um upgrade na infraestrutura de rede elimina o risco de manter sistemas inconsistentes e lentidão na execução de aplicativos e cargas de trabalho. 

Benefícios da atualização da infraestrutura de rede

Como a infraestrutura de rede é um fator central para o sucesso dos negócios, torná-la mais moderna, rápida e eficiente precisa estar no foco da área de TI para garantir segurança máxima, mobilidade e entregar a melhor experiência para o usuário. 

Mas há diversos benefícios que o upgrade da infraestrutura de rede pode trazer para as empresas: 

  1. Inovação
    Redes desatualizadas podem tornar a migração para a nuvem extremamente complexa ou simplesmente não oferecem suporte para novas tecnologias. Ir para a nuvem só se mostra eficaz quando a infraestrutura for estável e rápida, o que, muitas vezes, não é a realidade em uma rede desatualizada. Uma rede atualizada, também, permite acesso a diversos recursos e aplicativos que contribuem para transformar os negócios, tornando-os mais eficientes e, consequentemente, mais lucrativos, além de garantir um melhor gerenciamento da rede e otimização dos recursos. 
  2. Gerenciamento de dados
    Uma rede atualizada permite que a área de TI atenda as necessidades dos negócios com maior eficiência, reduzindo o tempo de resposta ao mesmo tempo em que processos são otimizados. Com um acesso cada vez maior a dados, o tráfego de rede cresce na mesma proporção, exigindo que as operações lidem com essas informações com eficiência e permitam que o processamento e análise de grandes volumes de dados sejam realizados rapidamente e com maior eficiência. 
  3. Segurança
    Sistemas legados desatualizados estão mais suscetíveis a riscos de ataques cibernéticos. Isso deixa claro que, para atender normas de segurança e privacidade, como a LGPD, é extremamente necessário investir na atualização da infraestrutura de rede para torná-la mais robusta, melhorar a visibilidade da rede e reduzir riscos de vulnerabilidades de segurança. Uma infraestrutura de rede mais moderna permite a implementação de recursos de segurança inovadores e inteligentes, tornando o “trabalho” de cibercriminosos mais difícil. 
  4. Gerenciamento de servidores
    A atualização da infraestrutura de rede torna o gerenciamento de servidores mais eficiente, reduzindo falhas e o tempo de inatividade, além de simplificar processos de gestão, implantação e operação. Servidores modernos apresentam menor número de falhas, o que exige menos tempo de manutenção quando comparados aos sistemas antigos. Outro ponto a ser considerado é que, com o uso de novas tecnologias em servidores antigos, a possibilidade de sobrecarga é maior, consequentemente, o tempo de inatividade no caso de problemas também se torna um problema. 
  5. Redes sem fio
    Redes sem fio não são mais um luxo dentro das empresas, são uma necessidade dos negócios. Integrar recursos sem fio à infraestrutura de rede antiga pode simplesmente não funcionar, então, o upgrade é fundamental para o sucesso da implantação. Com isso, o roteamento de equipamentos se torna mais seguro, confiável e a experiência do usuário mais completa. Além disso, permite a rápida implementação de sistemas voltados para a segurança de endpoints para detectar rapidamente quando ocorre algum acesso não autorizado. 

Atualizar a infraestrutura de rede é um investimento caro, mas que precisa ser realizado. Estudo da Universidade de Maryland mostrou que, em média, há um aumento de 45% no tráfego de rede a cada ano nas empresas. E a única maneira de lidar com esse crescimento é realizar upgrades regulares de forma a garantir que novos usuários sejam facilmente adicionados, novas tecnologias sejam rapidamente implementadas e que novas oportunidades de negócios sejam conquistadas. Atualizar switches, roteadores, pontos de acesso e servidores melhoram o desempenho e tornam a rede mais confiável e segura. 

Em um cenário em constante mudança, com novas tecnologias surgindo a todo o momento, deixar de acompanhar essa transformação não é uma opção para empresas que buscam vantagens competitivas e desejam oferecer os melhores produtos e serviços aos seus clientes. 

A Tecnocomp pode ajudar sua empresa nessa jornada. Desenvolvemos e implementamos processos de infraestrutura de TI em conformidade com os requisitos e necessidades da empresa e dentro das normas de cada setor. Conheça as soluções que a Tecnocomp leva para o seu negócio e faça parte da transformação digital. 

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800