As empresas têm investido mais em conhecimento de dados e gestão de tecnologia. Essa é, de fato, uma consequência da mudança tecnológica que o mercado está sofrendo.
Até alguns anos atrás, as organizações precisavam guardar suas informações em bancos de dados que acabam sobrecarregando os sistemas, além de planilhas muito grandes para comportar a quantidade de dados.
Por isso, surgiu o conceito de Data Center Management e, com ele, a necessidade de mais ferramentas e estratégias que garantam a segurança e o funcionamento contínuo das infraestruturas de TI.
Neste artigo, falaremos sobre command center e como essa solução é importante para a supervisão e resposta a incidentes em tempo real. Para saber mais, continue a leitura!
O que é um command center?
Command center é uma expressão que, em tradução livre, significa “centro de comando”. Esse conceito tem origem em ambientes militares, pois era o local onde as informações importantes eram centralizadas e repassadas ao comandante.
Hoje, o nome é utilizado para definir toda e qualquer estrutura centralizada projetada para o monitoramento e gerenciamento de atividades em tempo real. O objetivo é que o ambiente seja como o “coração” de uma operação, onde todas as informações são alocadas e analisadas.
Vale destacar que um command center é muito importante em diversos setores de mercado, como o de segurança, defesa, operações de emergência e, claro, tecnologia da informação.
Por que contar com apoio de um command center?
Se você quer que sua TI seja mais estratégica e, principalmente, esteja alinhada com as metas que seu negócio deseja alcançar, é essencial implantar um command center. Veja todas as vantagens disso:
Monitoramento contínuo
É possível garantir a supervisão constante das operações em tempo real. Com isso, fica mais fácil detectar e responder quaisquer anomalias ou problemas antes que se tornem eventos de maiores proporções.
Ter uma visibilidade contínua garante que os sistemas funcionem conforme o esperado, identificando rapidamente qualquer desvio dos padrões considerados normais.
Gestão de incidentes
Contando com uma equipe especializada e com as ferramentas ideais no seu command center, será possível coordenar as respostas a incidentes de maneira mais organizada.
Outro fator relevante é a possibilidade de reduzir os impactos negativos, já que as operações podem ser restauradas rapidamente.
Melhora da eficiência e agilidade
As soluções podem ser implementadas com agilidade, evitando que os problemas encontrados afetem o desempenho dos sistemas. Essa é uma vantagem que garante que as operações sejam mais fluidas e que as equipes possam responder às mudanças em tempo hábil.
Auxílio na tomada de decisões
O command center proporciona a análise de dados em tempo real, bem como a consolidação das informações. Com isso, as decisões podem ser baseadas em dados atualizados. Isso permite que os gestores façam escolhas estratégicas mais precisas e com base em evidências, otimizando os processos e melhorando a resposta a crises.
Atenção aos SLAs
Uma das principais prioridades de muitas empresas é estar em conformidade com os Acordos de Nível de Serviço (SLAs). O command center serve para assegurar que todas as regras sejam cumpridas.
Afinal de contas, a capacidade de monitorar e reportar o desempenho em tempo real possibilita que as equipes identifiquem e estejam preparadas para quaisquer questões que possam impactar a adesão aos SLAs.
Rápida resposta a incidentes
Para que a diminuição de danos seja eficiente, o tempo de resposta precisa ser rápido. Afinal, é isso que vai garantir a recuperação da normalidade em pouco tempo.
É importante ressaltar que, em 2023, o tempo médio entre a detecção inicial e a exfiltração de dados foi reduzido para apenas dois dias, uma melhoria significativa em relação aos nove dias dos anos anteriores, conforme relatado no Incident Response Report 2024 da PaloAlto.
Portanto, o uso de um command center tem como objetivo auxiliar no processo de obtenção de uma resposta rápida. Isso acontece porque essa solução fornece a equipe e as ferramentas necessárias para uma reação eficiente.
Quais as melhores práticas para o command center?
Entenda as necessidades de segurança da empresa
Para aprimorar o command center da sua empresa, o primeiro passo consiste em entender quais são as necessidades de segurança do seu negócio, sendo necessário, então, realizar uma análise detalhada dos ativos críticos, de todas as possíveis ameaças e das vulnerabilidades da empresa.
Quando o gestor compreende todos esses aspectos, ele permite que o centro de comando fique preparado para lidar com os desafios que a companhia possa passar.
No processo de avaliação, fatores como a infraestrutura de TI existente, as práticas atuais de segurança, e os requisitos regulatórios que a empresa deve cumprir, precisam ficar em evidência.
Além disso, a análise deve ser revisada periodicamente para refletir as mudanças na tecnologia e nas novas ameaças, pois o objetivo é assegurar que as estratégias e procedimentos do command center sempre estejam alinhadas com as prioridades e as preocupações da organização.
Defina procedimentos de segurança claros
Outro passo importante é definir e documentar procedimentos de segurança claros para o command center. Procedimentos bem definidos ajudam a criar um ambiente de trabalho mais organizado, permitindo que os membros da equipe saibam exatamente o que fazer em diferentes cenários.
Os processos de segurança que precisam ser incluídos são:
- protocolos de resposta a incidentes
- planos de comunicação,
- procedimentos de recuperação
- treinamentos
- simulações.
É importante definir e revisar regularmente esses processos para manter a eficiência do centro de comando.
Conte com apoio especializado
Para otimizar o desempenho do command center da empresa e garantir que ele atenda às expectativas de segurança e eficiência do Data Center, é importante contar com apoio especializado.
A Tecnocomp entrega soluções que unem experiência técnica, ferramentas avançadas e uma equipe de profissionais qualificados. Como parte do nosso portfólio, oferecemos apoio a gestores desde o desenho até a implantação e condução de serviços Data Center.
Nosso suporte tem como principal objetivo contribuir para que sua empresa reduza custos, tenha maior qualidade e processos que possibilitem um melhor gerenciamento. Afinal, nós combinamos indicadores de desempenho, flexibilidade e personalização dos produtos para atender às necessidades dos nossos clientes.
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Resumindo
Como funciona um command center em TI?
Um command center em TI funciona como um centro de operações, onde equipes monitoram sistemas e redes 24/7, identificam incidentes, analisam dados em tempo real, e coordenam respostas rápidas para minimizar interrupções e assegurar a continuidade do serviço.
Quais os benefícios do command center?
- Monitoramento contínuo;
- Gestão de incidentes;
- Melhora da eficiência e agilidade;
- Auxílio na tomada de decisões;
- Atenção às SLAs;
- Resposta ágil a incidentes.
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