SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

Consultoria de TI

Consultoria de TI: o futuro das operações de negócios

Consultoria de TI: o futuro das operações de negócios

Consultoria de TI: o futuro das operações de negócios

Com a aceleração da digitalização das empresas, a consultoria de TI se tornou fundamental para as organizações adotarem uma estratégia de inovação.  Ela deve ser direcionada aos negócios e dar acesso ao conhecimento, aos recursos e às ferramentas necessárias para que as corporações aproveitem ao máximo a tecnologia disponível.

Não importa se a empresa cogita implementar um novo sistema para tornar processos mais eficientes ou precisa redesenhar a infraestrutura em busca de mais produtividade. O parceiro pode auxiliar a encontrar as melhores opções e operações. Ou seja, é uma peça importante para o crescimento da organização.

Como a transformação digital deixou de ser opção e se tornou necessidade, novos processos e ferramentas impactam diretamente na forma pelas quais os negócios são realizados. A maneira com que a empresa se adapta a essa transformação corresponde à forma com que consegue responder ao dinamismo da economia moderna e à forma como processos, cultura e experiências são modificados.

Qual o foco da consultoria de TI

A área de TI tem acesso a uma diversidade de opções — plataformas, linguagens, metodologias, tecnologias, ferramentas — que, sem o conhecimento correto, torna-se impossível de controlar ou mesmo descobrir qual delas se adapta melhor aos requisitos da empresa.

Basicamente, a consultoria de TI mantém o foco em assessorar as organizações a utilizarem a tecnologia para alcançar mais rapidamente seus objetivos e metas, alinhando as mais diferentes soluções aos negócios. Nesse processo, a consultoria avalia o estado atual da infraestrutura de TI e ajuda a desenvolver uma nova estratégia e implementação de projetos adequados às necessidades da empresa.

Para isso, integra os sistemas necessários à metodologia de trabalho, aplicando conhecimentos e experiência por meio de um plano de ação em comum.

Benefícios da consultoria de TI

A consultoria de TI contribui para as empresas usarem a tecnologia de forma mais eficiente, melhorando a produtividade, o desempenho, inovando e proporcionando vantagens competitivas. Além disso, trabalhar com um parceiro experiente e especializado permite que os recursos tecnológicos sejam aproveitados ao máximo.

Economia de tempo e custos

Buscar o apoio de um provedor externo reduz os custos da contratação de um especialista interno . Além disso, os serviços atendem às demandas das empresas mais rapidamente, gerando economias ainda mais significativas.

Otimização de recursos

Contratar uma consultoria de TI permite que a equipe interna foque na expansão dos negócios, possibilitando que os recursos de tempo, dinheiro e pessoal sejam melhor aproveitados. Ao mesmo tempo, conta com especialistas dedicados a tornar a infraestrutura de TI mais produtiva.

Identificação de melhorias

A consultoria analisa todos os ambientes digitais da empresa, identifica e prioriza áreas críticas, recomendando alterações e implementando as tecnologias mais indicadas para tornar a empresa mais eficiente e produtiva.

Escalabilidade

A contratação de uma consultoria de TI fornece opções de escalabilidade que podem ajudar o negócio a crescer, bem como a se ajustar às mudanças do mercado. Com um parceiro experiente, é possível implementar novos sistemas e aplicativos com mais rapidez, pois eles têm o conhecimento e os recursos disponíveis para auxiliar nesses projetos.

 

 

Quais as etapas do processo de consultoria de TI?

A consultoria de TI é essencial para transformar diversas funcionalidades de TI:

Processos

A transformação de processos visa torná-los mais eficientes e eficazes, buscando melhorar os resultados e a produtividade da organização. Para isso, a empresa é orientada sobre a automação de tarefas, remodelação de processos existentes ou criação de novos fluxos de trabalho utilizando a tecnologia como suporte.

Produtos e serviços

A consultoria apoia a transformação holística das empresas para aproveitarem a tecnologia disponível da melhor maneira possível. Isso contribui para redefinir produtos e serviços, buscando novas oportunidades de negócios e se destacando frente à concorrência.

Habilidades

A transformação digital envolve fazer os profissionais evoluírem nas habilidades, não substituí-los A consultoria de TI contribui para que os talentos internos sejam desenvolvidos, contribuindo com treinamento, coaching e aprimoramento das aptidões necessárias.

Impulsionar a transformação

O uso de dados e plataformas digitais favorecem a construção de aplicações modulares e escaláveis para fornecer os recursos necessários às empresas. A consultoria de TI ajuda na criação dessas plataformas, na governança e processos que atendam às aplicações modulares e necessidades dos negócios. Da mesma forma, faz parte do objetivo da consultoria, avaliar como novas tecnologias, ecossistemas e parcerias podem estimular a inovação e impactar positivamente o dia a dia das organizações.

Metodologia de atuação

Empresas que investem na metodologia Ágil, como a Coca cola e a Delta, respondem mais rapidamente às mudanças. A consultoria auxilia na adoção da metodologia, incorporando uma cultura que promova a colaboração e o desenvolvimento interativo. Além disso, promove uma abordagem de aprendizagem pela qual os funcionários se adaptam rapidamente à transformação digital, tendo como consequência o alinhamento da governança, dos processos e estrutura organizacional ao modelo operacional.

Como encontrar a consultoria de TI ideal?

Uma consultoria de TI precisa desenvolver projetos com foco na infraestrutura, mas priorizando um olhar estratégico sobre os ativos em uso e preparando os negócios para o futuro. Para encontrar a consultoria ideal é necessário analisar:

Trabalhos anteriores

Dessa forma, é possível ter uma visão mais completa sobre o modelo de trabalho, ética, métricas de desempenho utilizadas e o nível de qualidade e satisfação dos serviços realizados anteriormente.

Credenciais e experiência

Uma consultoria de TI precisa se manter atualizada sobre as tecnologias mais recentes, além de contar com consultores experientes e certificações. Com base nesse portfólio, é possível conhecer os conjuntos de habilidades disponíveis.

Comunicação e confiabilidade

Antes de contratar um parceiro externo, conheça as tecnologias e metodologias de trabalho adotadas. Também considere fatores como habilidades de comunicação, confiabilidade e interação da equipe, já que o trabalho da consultoria está totalmente baseado na colaboração.

Como a Tecnocomp pode ajudar a sua empresa

Uma consultoria de TI precisa ter um profundo conhecimento e expertise em relação às mais diferentes tecnologias e estar familiarizada com as últimas tendências de transformação digital. Por isso, a Tecnocomp atua com o objetivo de integrar as mais novas tecnologias aos negócios, otimizando os recursos disponíveis e facilitando que os objetivos e metas sejam alcançados facilmente.

Os serviços oferecidos pela Tecnocomp contemplam:

  • Avaliação de riscos
    Orientando a tomada de decisões para melhorar a estrutura de TI e alinhar a tecnologia aos objetivos de negócios
  • Engenharia de rede
    A equipe da Tecnocomp é especializada na construção e manutenção de redes, servidores e suporte, bem como nos mais diferentes tipos de Data Centers, com análise de pontos de melhoria e inovação.
  • Implementação de tecnologia
    O serviço de consultoria de TI da Tecnocomp contribui para que a infraestrutura de TI se torne mais segura, otimizando os investimentos e reduzindo custos.
  • Sustentação de ambientes de TI
  • Outsourcing.

 

Entre em contato e saiba como iniciar sua jornada de transformação digital.

 

 

 

 

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800