SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

Jovem conferindo o data center retrofit

Data center retrofit: quando deve ser considerada a reforma?

Data center retrofit: quando deve ser considerada a reforma?

Data center retrofit: quando deve ser considerada a reforma?

A era da transformação digital trouxe uma demanda exponencial pelo armazenamento de dados, uma vez que a gestão de informações se tornou um aspecto essencial em praticamente todos os negócios.

Com isso, os Data Centers podem ser vistos como pilares fundamentais de uma infraestrutura tecnológica e empresas dependem cada vez mais deles para garantir a segurança e a eficiência na gestão de informações.

Diante da rápida evolução tecnológica e inovações, surge o questionamento: quando é o momento adequado para considerar o retrofit de um data center?

Neste artigo, vamos conhecer de perto o conceito de data center retrofit, entender como isso funciona na prática e quais são os momentos ou indícios que sinalizam a oportunidade de uma atualização nos centros de processamento de dados.

O conceito de retrofit de Data Center

O retrofit de Data Center refere-se a um conjunto de estratégias e práticas destinadas a modernizar e aprimorar a infraestrutura existente de um centro de processamento de dados.

Com o surgimento de novas tecnologias e mudanças nas demandas de uma empresa em busca de maior eficiência operacional, os gestores de TI são cada vez mais confrontados com a decisão crucial de atualizar suas instalações de Data Center.

Retrofit é um termo que significa o uso de técnicas para revitalização e aprimoramento de algo de acordo com novas demandas. Logo, essa é uma solução comumente adotada para modernizar um Data Center

Uma das principais motivações de um Data Center retrofit é a busca por maior capacidade de processamento, armazenamento e transmissão de dados, mas não é só isso: quanto mais eficiente é o sistema, mais otimizado é seu gasto energético.

Assim, a tendência de Data Center retrofit vem acompanhada da necessidade urgente de se implementar práticas mais sustentáveis no ambiente digital.

Além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, essa também é uma oportunidade de redução de custos, por meio de sistemas otimizados que consomem menos energia e recursos.

Como funciona na prática a modernização de um Data center?

A modernização de um Data Center por meio do processo de retrofit envolve uma série de etapas e considerações práticas para garantir que as melhorias sejam implementadas de maneira eficaz.

O processo inclui passos como:

  • Mapeamento da infraestrutura atual: é realizada uma análise completa da infraestrutura de TI existente, identificando componentes obsoletos, gargalos de desempenho e áreas que podem ser aprimoradas;
  • Avaliação de objetivos e planejamento: são definidas metas para a modernização considerando objetivos, requisitos e prioridades da empresa;
  • Atualização de hardware: conforme o planejado, há a substituição ou atualização de servidores, switches, roteadores e demais componentes de hardware por versões mais recentes, avançadas e adequadas conforme a demanda;
  • Otimização da eficiência energética: são adotados sistemas de refrigeração para reduzir o consumo de energia e melhorar a dissipação de calor;
  • Integração de tecnologias emergentes: é possível também incorporar tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, para otimizar processos e melhorar a automação;
  • Segurança: atualização e reforço de medidas de segurança, incluindo firewalls, sistemas de detecção de intrusões, políticas de controle de acesso, práticas de backup e recuperação de desastres, entre outros para garantir a resiliência da infraestrutura;
  • Gestão de dados: aprimoramento das capacidades de gerenciamento de dados, o que pode incluir ferramentas de análise de dados e políticas de gestão para garantir conformidade e alto desempenho.

Além dessas etapas básicas, também é essencial promover treinamento e capacitação para o time de TI para que se familiarize com as novas tecnologias e processos.

Sinais que um data center precisa de revitalização

A identificação de sinais que indicam a necessidade de um retrofit de Data Center é crucial para garantir sua eficiência, segurança e conformidade. Conheça, a seguir, alguns sinais comuns que apontam para a necessidade de uma revitalização.

Desempenho insatisfatório

Observe se existem ocorrências como:

  • aumento significativo na latência ou tempo de resposta das aplicações;
  • maior incidência de falhas ou tempo de inatividade não planejado;
  • dificuldade em manter a continuidade operacional devido a falhas frequentes.

Obsolescência tecnológica

Essa questão acontece quando se percebe:

  • utilização de hardware e software desatualizados que não suportam as demandas atuais de processamento e armazenamento;
  • dificuldade em integrar novas tecnologias e acompanhar as últimas inovações do setor;
  • falta de espaço físico, energia ou refrigeração para expandir ou acomodar novos equipamentos;
  • atingimento da capacidade máxima de processamento, armazenamento ou transmissão de dados.

Problemas de refrigeração

Avalie problemas como:

  • aumento na temperatura interna do Data Center, indicando problemas no sistema de refrigeração;
  • ineficiência na distribuição de ar frio, resultando em áreas com temperaturas elevadas.

Consumo energético elevado

Alguns sinais que podem indicar ineficiência energética são:

  • aumento nos custos de energia sem um correspondente aumento na capacidade ou desempenho;
  • uso de tecnologias antigas e ineficientes que contribuem para um alto consumo energético.

Problemas de segurança

Mapear riscos de segurança é crucial. Esteja atento sinais como:

  • incidentes de segurança recorrentes, como violações de dados ou tentativas de intrusão;
  • falhas nos sistemas de segurança, como firewalls desatualizados ou mal configurados.

Problemas de gestão e monitoramento

Por fim, examine se existe:

  • dificuldade em gerenciar e monitorar ativos de TI de maneira eficiente;
  • falta de ferramentas adequadas para monitorar o desempenho, a utilização de recursos e a segurança.

Qual é o melhor momento para substituir um data center?

Em um gancho com o tópico acima, existem sinais e também momentos que indicam que um Data Center retrofit é a melhor decisão a ser tomada. Considere os seguintes cenários:

Problemas crônicos de desempenho

Quando o Data Center enfrenta problemas persistentes de desempenho que não podem ser adequadamente resolvidos com upgrades incrementais, talvez seja a hora de cogitar um Data Center retrofit.

O mesmo acontece quando a infraestrutura existente não consegue atender às demandas crescentes de processamento, armazenamento e transmissão de dados, o que leva a uma queda geral do desempenho.

Riscos de segurança inaceitáveis

Em caso de falhas frequentes nos sistemas de segurança que resultam em riscos sérios de violações de dados ou interrupções, é urgente programar uma atualização.

É imprescindível que a infraestrutura existente seja adequadamente atualizada para lidar com ameaças emergentes e os riscos de ataque cada vez maiores.

Mudanças nos requisitos de conformidade

As leis relacionadas ao tratamento de dados estão em constante evolução e apresentam aprimoramentos a todo instante.

A falta de conformidade com regulamentações de segurança e privacidade de dados e a incapacidade da estrutura de atender aos requisitos legais e normativos específicos do setor pode fazer com que seu negócio tenha problemas de compliance e sofra sanções.

Necessidade de maior escalabilidade e flexibilidade

A capacidade do Data Center precisa ser suficiente para os recursos de TI utilizados. Além disso, no cenário dinâmico de hoje, é importante que a infraestrutura seja facilmente escalada para lidar com picos de carga ou mudanças nos requisitos de negócios.

Infraestrutura de TI mais moderna

Um Data Center retrofit é o caminho quando uma empresa considera a adoção de tecnologias mais recentes, como cloud computing, virtualização avançada e automação. Uma infraestrutura moderna é essencial para suportar inovações tecnológicas e ganhos de eficiência.

O Data Center retrofit é uma iniciativa que deve ser vista como uma parte integrante da estratégia de TI, alinhada às metas e objetivos organizacionais. Uma análise cuidadosa de todos os sinais, objetivos e metas do negócio ajudará na tomada de decisões informadas, garantindo que a infraestrutura atual atenda às necessidades do presente e do futuro.

Se você sente que esse é o momento da sua empresa de modernizar seu Data Center, conte com parceiros especialistas e com ampla experiência no mercado para realizar essa etapa tão crucial. Conheça a solução Data Center Moving Room & Retrofit da Tecnocomp e confira nossos diferenciais!

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800