SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

data center moving

Miniguia: data center moving e database migration

Miniguia: data center moving e database migration

Miniguia: data center moving e database migration

Precisa realocar o Data Center da sua empresa? Se é hora de atualizar sua infraestrutura e equipamentos de rede e movê-los para um local novo e/ou maior, o planejamento adequado é definitivamente a melhor estratégia. Isso porque um projeto de Data Center Moving bem sucedido depende do planejamento no frontend. Isso envolve seu pessoal interno trabalhando em conjunto com a empresa que você contrata para o projeto e execução do Moving. 

Onde está o seu projeto de Moving? 

Você precisa começar a criar um projeto assim que a decisão de realocar for tomada. Há muitos detalhes críticos a serem abordados e etapas a serem acompanhadas em um projeto desse escopo. É essencial conhecer seu status em cada etapa do projeto e preparar um plano antes de sua realocação. Confira apenas algumas das etapas de logística, por exemplo:  

  • Existe uma doca de carregamento? Existe altura suficiente para mover o equipamento para dentro ou para fora? 
  • É necessária uma empilhadeira para acessar a doca de embarque/recebimento? 
  • O que será usado para mover o equipamento até o cais de carga? 
  • O equipamento cabe no elevador? 
  • Existe alguma restrição na distância do caminhão do prédio? 
  • Haverá empilhadeira e operador disponíveis? 
  • Existe uma área para empacotar e desempacotar em ambos os Data Centers? 
  • Qual equipamento deve ser movido primeiro/último? Identificar equipamentos de desenvolvimento, encenação e produção. 
  • O equipamento precisará ser desmontado e colocado em rack no novo local? 
  • Você ou um fornecedor realizará o trabalho de cabeamento? 

Como começar o Moving?

O ideal é começar avaliando uma estratégia de realocação que garanta o mínimo de interrupção ou tempo de inatividade para o seu negócio como resultado da mudança. Mesmo após ver a lista acima, que inclui uma mínima parte de todo o processo, tenha certeza de isso é mais fácil do que parece se você tiver o parceiro de Moving certo para ajudá-lo. 

Por isso, ao mover seu Data Center, é melhor contratar uma empresa especializada em Data Center Moving e, também, especializada em DataBase Migration, em vez de tentar lidar com o projeto por conta própria. 

Embora você acredite ter mão de obra e meios de transporte para realizar o trabalho, o funcionário administrativo médio não tem experiência ou conhecimento para uma tarefa tão importante. 

Como resultado, a mudança física pode levar muito mais tempo para ser concluída e sua empresa assumirá 100% do risco envolvido. Esse risco pode ser para o próprio equipamento, para os dados, assim como um risco de segurança ou lesão para seus funcionários. 

O planejamento cuidadoso do Data Center Moving minimiza o risco de falhas de software e hardware durante o trânsito e falhas devido ao cabeamento inadequado. Prestar atenção a detalhes como fusos horários, providenciar crachás de escolta com antecedência, reservar um tempo extra para reconfirmar a programação com o cronograma do caminhão de entrega, reconfirmar que todos os técnicos envolvidos revisaram e entenderam o plano do projeto e cobrir todas as preocupações de segurança contribuirá para uma execução mais suave e uma mudança bem-sucedida. 

Como fazer o DataBase Migration?

O ecossistema de dados de uma empresa compreende uma variedade de aplicativos. Com o tempo, uma empresa pode migrar de um banco de dados existente para economizar custos, aumentar a confiabilidade, alcançar escalabilidade ou qualquer outro objetivo. Esse processo de mover dados de um lugar para outro é conhecido como DataBase Migration. 

Algumas das principais razões para investir na migração do banco de dados são: 

  • A migração de banco de dados é essencial porque ajuda a economizar dinheiro. 
  • O benefício da migração de banco de dados é que ela ajuda a mover dados de um sistema legado desatualizado para um software modernizado. 
  • A migração de banco de dados ajuda a unificar dados não estruturados, tornando-os acessíveis com técnicas de RPA (Robotic Process Automation).  

O processo de DataBase Migration é uma prática comum há anos. No entanto, isso não muda o fato de necessitar ter muito cuidado devido à natureza complexa de suas etapas de migração. Alguns dos principais desafios que as empresas encontram ao migrar seus dados incluem: 

Perda de dados: o problema mais comum é a perda de dados durante a migração do banco de dados. Durante o estágio de planejamento, o teste de perda ou corrupção de dados é crucial para verificar se os dados completos foram migrados, ou não, durante o processo de migração. 

Segurança de dados: os dados são o ativo mais valioso de uma empresa. Portanto, sua segurança é de extrema importância. Antes que o processo de migração do banco de dados ocorra, a criptografia de dados deve ser a principal prioridade. 

Integração dos dados: grandes empresas costumam ter bancos de dados em silos em diferentes departamentos das empresas. Durante o estágio de planejamento da migração do banco de dados, é preciso mapear formatos e criticidade dos dados de cada departamento.  

Estratégia de migração: todo processo de DataBase Migration precisa ser customizado para cada ambiente. 

A chave para o sucesso de qualquer Data Center Moving e DataBase Migration é ter o parceiro certo para trabalhar. A Tecnocomp, responsável por mais de mil projetos de Data Center Moving, vai ajudá-lo com tudo o que você precisa, desde o planejamento, assesment, preparação, boot, migração e encerramento.