No momento que os negócios começam a prosperar, a movimentação de data center pode ser inevitável, já que a infraestrutura atual pode não mais acompanhar a demanda. Essa movimentação envolve o processo de mover toda a infraestrutura para um novo local.
Claro, se realizar uma mudança comum pode se tornar uma dor de cabeça gigantesca, realizar a movimentação de data center torna tudo ainda mais complexo, o que exige, para uma mudança bem-sucedida, a contratação de uma empresa especializada na movimentação de data center, como a Tecnocomp, para evitar possíveis problemas. Experiência e expertise nesse processo é fundamental para manter a integridade de equipamentos caros e delicados.
Então, por onde começar?
Movimentação de data center: planejamento é fundamental
O que vale mais a pena, migrar para uma infraestrutura na nuvem, manter uma infraestrutura híbrida ou realizar a movimentação de data center para outro local? Feita a escolha pela movimentação, é necessário analisar a infraestrutura em uso e se o novo local garante os requisitos de espaço, ventilação e energia exigidos para garantir o funcionamento das máquinas e, também, avaliar se suporta seu crescimento.
Esse é o momento em que a equipe de TI identifica possíveis gargalos e coordena o momento certo para desligar os equipamentos, desinstalá-los e prepará-los para o envio, ao mesmo tempo em que avalia a necessidade de contratar um seguro específico para o transporte e cria um plano de testes para garantir o funcionamento do data center pós mudança.
Esse planejamento é fundamental para reduzir os riscos de interrupção, minimizando falhas de software e hardware e até falhas causadas pelo uso de cabeamento incorreto. Analisar o horário que será realizado o transporte, confirmar a programação de movimentação e conferir o cronograma de entrega, confirmar se todos os envolvidos entenderam realmente o plano e garantir o acesso fácil ao novo local às equipes responsáveis pela movimentação de data center e sua instalação é essencial para eliminar possíveis atritos e tornar o processo bem-sucedido.
Da mesma forma, é preciso estimar o tempo de inatividade para a movimentação de data center e sua reinstalação.
Não se esqueça do seguro …
Por mais experiente que uma empresa de movimentação de data center possa ser, é impossível garantir que acidentes não ocorrerão, então, certificar que a empresa tenha um seguro adequado, que cubra danos ou perdas que ocorram durante a movimentação, é fundamental para não perder dinheiro. Além disso, no caso de algum equipamento ser alugado, é necessário verificar se o contrato permite sua movimentação.
… nem do backup
Apesar de soar repetitivo, antes de realizar a movimentação de data center, é fundamental fazer backup de todos os dados. Por, muitas vezes, ser um processo lento e demorado, a área de TI precisa ter um tempo adequado para realizar o backup com segurança. Além disso, testar os backups antes da mudança contribui para reduzir o tempo de inatividade e possíveis riscos de falhas pós-migração.
Remova tecnologia obsoleta
Esse também pode ser o momento ideal para remover equipamentos de TI desatualizados ou sem uso.
Criando um plano de movimentação
O primeiro passo é atribuir um gerente de projeto que será responsável por acompanhar o andamento do plano de movimentação de data center e a realização das etapas. O passo seguinte é identificar os pré-requisitos necessários para a realocação, isso inclui confirmar o agendamento de transporte, autorizações de acesso, analisar o espaço disponível, requisitos de energia e refrigeração, conectividade e requisitos relacionados aos softwares e hardware que serão movimentados.
Isso feito, é preciso criar uma lista dos recursos disponíveis com o nome dos profissionais responsáveis, e detalhar a data de conclusão de cada etapa de mudança. Cada um desses profissionais também deve atualizar o status de suas tarefas sempre que necessário.
Resumindo
Atribua um gerente/proprietário de projeto
Liste pré-requisitos de hardware, software, ambientais
Liste pré-requisitos para cada etapa do processo de mudança
- Rotule o cabeamento existente e de destino;
- Tenha certeza que os backups foram concluídos;
- Desabilite os serviços;
- Desligue os equipamentos do data center;
- Verifique o cabeamento, configurações e conectividade de firewall;
- Conecte-se remotamente ao console central para reconfigurar as configurações de rede;
- Verifique a integridade do sistema operacional, rede e conectividade de armazenamento;
- Teste todos os aplicativos e certifique o ambiente do data center;
- Conheça todas as dimensões físicas (portas, elevadores, escadas, doca de carga, rampa do caminhão);
- Liste os recursos necessários para a mudança (Empilhadeira, carrinhos de transporte, etc);
- Identifique todos os equipamentos para evitar extravios.
Nomeie cada participante da equipe
Crie um cronograma com as datas para cada etapa do projeto de movimentação de data center
Minimize o tempo de inatividade
- Conheça os possíveis riscos da movimentação de data center;
- Teste a recuperação de backups;
- Tenha as mídias e chaves de licença para instalação de software cliente do servidor de backup;
- Tenha certeza que os servidores estejam prontos para funcionamento;
- Contabilize o tempo para desmontagem e montagem no novo local;
- Contabilize o tempo para as necessidades de cabeamento.
Escolha o melhor parceiro para realizar a movimentação de data center
Trabalhar com um parceiro confiável e com a expertise necessária para a movimentação de data center pode ser o fator fundamental para uma mudança bem-sucedida. Esse parceiro será responsável pelo manuseio de todos os dispositivos, mas, também, pode ser uma peça-chave para auxiliar a empresa durante o projeto e sua execução.
Com base nas melhores práticas de acordo com o PMBOK 6, a Tecnocomp conduz o projeto orquestrando processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento, o que garante o escopo, prazo e os custos contratados.
A metodologia utilizada pela empresa contempla seis etapas distintas, realizando o diagnóstico prévio necessário, inventário físico de toda a infraestrutura, mapeamento de conexões e o relacionamento entre os sistemas, além de análise de riscos e preparação adequada do local de destino.
A movimentação de data center realizado pela Tecnocomp é realizada por meio de veículos refrigerados, suspensão a ar e plataformas hidráulicas para garantir a integridade dos equipamentos. Além disso, todo o transporte é realizado com o acompanhamento de escolta armada e conta com seguro nas categorias RCTR-C e RCF-DC e RDC. A remontagem e reconexão são acompanhadas por testes e revalidação do ambiente, garantindo o menor tempo de inatividade e redução de riscos.
A movimentação de data center exige um bom planejamento para garantir uma mudança que leve o menor tempo de inatividade possível, e a Tecnocomp conta com especialistas técnicos, processos e ferramentas para tornar esse processo mais simples e confiável para sua empresa. Entre em contato e saiba mais.