NOC e SOC? Qual é a diferença entre os dois modelos de centrais de monitoramento? Vamos conhecer as principais atribuições e o funcionamento dos NOC e SOC.
O Network Operations Center (NOC) é responsável por monitorar, detectar e analisar todos os aspectos da infraestrutura de TI de uma empresa. Um NOC conta com várias equipes diferentes: uma equipe monitora o ambiente físico; outra analisa logs de servidores, roteadores, firewalls e outros dispositivos, enquanto outra analisa os aplicativos de software executados nesses sistemas. Além disso, pode contar com equipes separadas dedicadas a tipos específicos de problemas, como malware ou filtragem de spam.
Já o Security Operations Center (SOC), está voltado para a identificação e prevenção de ataques cibernéticos contra os negócios. Normalmente inclui dois grupos principais: especialistas em resposta a incidentes e analistas forenses. As equipes de resposta a incidentes investigam a rede em tempo real e os incidentes depois que eles ocorreram, analisando o que aconteceu e por que aconteceu. Especialistas forenses examinam evidências deixadas por hackers quando tentam romper as defesas. Eles procuram pistas sobre como os invasores passaram pelas defesas do seu sistema e se você pode evitar futuras violações.
O que é um NOC e qual é sua função?
Uma equipe típica de NOC é composta por engenheiros e técnicos que rastreiam sua infraestrutura de TI. A equipe tem muitas responsabilidades, incluindo:
- Monitoramento e gerenciamento de endpoints
- Identificação, classificação e resolução de incidentes
- Instalação e gerenciamento de softwares
- Gerenciamento de e-mail
- Gerenciamento de backup e armazenamento
- Gerenciamento de patches
- Análise de ameaças
- Relatórios de desempenho de TI
No geral, uma equipe de NOC fornece suporte técnico e garante que a empresa possa identificar e resolver incidentes rapidamente. Por exemplo, se os engenheiros ou técnicos do NOC notarem falhas relacionadas à TI que causam lentidão na rede, eles podem remediar esses problemas antes que eles causem tempo de inatividade que afete os usuários e clientes. Ao mesmo tempo, os engenheiros ou técnicos do NOC visam a melhoria contínua do desempenho de TI de uma empresa. Se encontrarem maneiras de atualizar a TI de uma empresa, os especialistas podem evitar que incidentes aconteçam – algo que pode ajudar uma empresa a reduzir simultaneamente seus custos de TI e aumentar sua produtividade e eficiência.
O que é um SOC e quais são as suas atribuições?
Assim como o NOC, o SOC é uma área importante de uma empresa. Mas, enquanto um NOC prioriza o desempenho de TI, um SOC se concentra na segurança. As empresas de hoje estão cada vez mais suscetíveis a malware, ransomware e outros tipos de ataques cibernéticos, mas um SOC pode proteger uma empresa contra invasões.
Uma equipe de SOC inclui analistas que monitoram e avaliam a atividade nos aplicativos, redes, sites e outros sistemas de uma empresa. Se os analistas de SOC identificarem atividade suspeita em qualquer sistema corporativo, eles a investigarão. E se os analistas de SOC descobrirem que uma empresa foi violada, tomam medidas imediatamente para resolver o incidente.
Porque integrar NOC e SOC
Embora o NOC e o SOC tenham atribuições diferentes e se concentrem em funções diferentes, seus processos são muito mais eficientes quando não estão isolados. Alinhar os dois pode ajudar a integrar fluxos de rede e segurança, por exemplo. O SOC pode recomendar correções e problemas de segurança para o NOC e o NOC pode fazer correções, analisar e testar.
Por conta disso e, também, para reduzir custos, otimizar recursos e melhorar a velocidade e eficácia da resposta a incidentes e funções de segurança relacionadas, as empresas estão adotando a estratégia de unificar NOC e SOC.
Segundo o Gartner, as equipes de NOC e SOC geralmente dependem umas das outras para serviços e infraestrutura, além de compartilhar dados, ferramentas e conjuntos de habilidades.
Quando os esforços das equipes de NOC e SOC são integrados, os benefícios podem incluir melhor segurança, o que permite alertas compartilhados e investigações sobre problemas, melhor desempenho de rede, agilidade na implementação de correções, tempos de resposta a problemas aprimorados e menor custo.
Entre os benefícios, destacamos:
Melhor segurança: as equipes de rede geralmente recebem alertas relativos a problemas de desempenho que, em investigações posteriores, se revelam um problema relacionado à segurança, como um ataque de negação de serviço. Quando as equipes trabalham juntas, fortalecem a postura de segurança da organização.
Desempenho de rede aprimorado: o outro lado dessa equação é que problemas relacionados à segurança às vezes podem ser a causa raiz de problemas de desempenho na rede – por exemplo, uma nova regra de firewall que acaba bloqueando inadvertidamente o tráfego legítimo. Ao trabalhar em conjunto, as equipes podem chegar ao fundo de um problema de desempenho de rede e corrigi-lo rapidamente.
Melhor tempo de resposta: em um cenário NOC e SOC integrado, as equipes combinadas podem reduzir o tempo que os profissionais de segurança levam para responder a um incidente ou ataque. Quando se trata de interromper a exposição durante uma emergência, o tempo de resposta mais rápido se traduz na redução do impacto financeiro de uma violação.
Melhor eficiência operacional e menos custo: a colaboração entre NOC e SOC pode eliminar a redundância no uso de conjuntos de ferramentas, o que reduz custos. A eficiência operacional reduz o tempo gasto em processos de rotina, liberando os profissionais de segurança para se envolverem em atividades mais estratégicas.
Qual é melhor: um NOC ou um SOC?
Sua empresa precisa de um NOC e de um SOC para gerenciar com eficácia todos os incidentes, o tempo todo. Se você priorizar NOC versus SOC, ou vice-versa, corre o risco de perder oportunidades de obter o máximo valor de seus investimentos em TI.
Quando NOC e SOC trabalham em conjunto para ajudar sua empresa a rastrear a infraestrutura de TI e os problemas de segurança, também permitem que você encontre maneiras de corrigir problemas de infraestrutura e segurança de TI em seus estágios iniciais.
Enfim, dedicar tempo, energia e recursos para otimizar seu NOC e SOC pode ajudá-lo a atualizar sua TI, evitar incidentes e melhorar suas operações. O melhor de tudo é que seus NOC e SOC podem ajudar sua empresa a atender às expectativas de seus usuários de TI, clientes e parceiros, ganhar vantagem competitiva e se tornar líder do setor.
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