Sobreviver e prosperar: esse é o grande desafio que as empresas do mundo todo estão enfrentando. E nesse atual cenário, as cadeias de suprimentos tornaram-se ainda mais essenciais, tendo que se reinventar para serem capazes de fornecer produtos de alta qualidade em uma velocidade potencializada.
A SAP, em parceria com a Oxford Economics, publicou uma pesquisa feita com os maiores líderes de cadeia de suprimentos, que divulga informações para apoiar a indústria na mitigação de riscos, minimizar paralizações e a se preparar mediante a crise causada pela pandemia global.
O estudo foi realizado no início de 2020 com 1000 executivos da área de Supply Chain da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Pacífico dos mais diversos segmentos.
Já nesse período ele mostra a vulnerabilidade do abastecimento, e suas informações se aplicam ao momento atual.
A pesquisa mostra que as empresas necessitam principalmente de visibilidade para reduzirem significativamente o impacto da crise e agilizar a adequação à nova realidade. A adoção de tecnologias inteligentes permite velocidade e precisão nos dados para tomada de decisões estratégicas, levando a resultados positivos em termos de eficácia da cadeia de abastecimento, resiliência e desempenho financeiro.
As empresas Líderes do mercado têm como principais características:
• Decisões relacionadas à cadeia de valor dos produtos são baseadas nas necessidades dos clientes;
• Consideram questões de sustentabilidade, do design do produto até a entrega;
• Tomam decisões baseados em informações precisas obtidas em tempo real, geralmente usando inteligência artificial ou análise preditiva;
• Implantam tecnologias avançadas em escala em toda a organização.
O estudo apresenta ainda as melhores práticas, permitindo-nos quantificar os benefícios de uma cadeia de fornecimento bem gerida, mostrando que empresas com estratégias focadas no cliente, visibilidade, sustentabilidade e aplicação de tecnologias inteligentes conseguem ter sucesso nos negócios.
Consulte o estudo da SAP e Oxford Economics na íntegra para conhecer mais detalhes acessando este link.