SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

Site Survey

Conheça as melhores práticas de Site Survey

Conheça as melhores práticas de Site Survey

Conheça as melhores práticas de Site Survey

Mesmo que uma rede sem fio tenha sido projetada com eficiência, implementar as melhores práticas de Site Survey é a única maneira de garantir seu funcionamento correto. Normalmente, esse processo é realizado em uma rede sem fio para testar o projeto antes da sua implantação, baseando a análise em uma situação que simule o mundo real, bem como se as alterações ou adições de recursos foram instaladas corretamente de forma que a infraestrutura trabalhe com eficiência, de forma rápida e confiável.

Com a tecnologia wireless se tornando padrão, quilômetros de cabos que costumavam atravessar paredes, pisos e tetos para manter uma organização conectada deixaram de ser necessários. Embora essa topologia ainda exista, os benefícios do wi-fi e, principalmente, a sua flexibilidade, fazem com que cada vez mais empresas criem uma rede local sem fio (WLAN).

Entretanto, isso pode ser um desafio, exatamente pela quantidade de paredes e outros obstáculos que atrapalham a propagação do sinal. Portanto, realizar um Site Survey é apenas o primeiro passo. Para isso é necessário seguir algumas práticas.

Melhores práticas de Site Survey para uma rede local sem fio

Mas o que é um wireless Site Survey? Simples, é o processo que analisa se uma rede sem fio oferece a cobertura ideal e o melhor desempenho possível aos diversos dispositivos conectados. Essa técnica permite localizar e identificar áreas de interferência, além de fornecer uma visão sobre como a infraestrutura wireless está se comportando.

Ou seja, realizar um Site Survey é essencial para obter informações sobre o desempenho da rede, identificar os melhores locais e tipos de pontos de acesso, áreas com interferência, e facilitar a adoção de uma abordagem desses problemas.

Tipos de Site Survey

Dependendo do escopo da rede e requisitos, é necessário optar por tipos diferentes de Site Survey. Confira as metodologias mais utilizadas:

  • Pesquisa preditiva do local
    A pesquisa preditiva é realizada por meio de um software que prevê a melhor localização para os pontos de acesso baseado em informações já conhecidas sobre as áreas de interferência. O software usa a planta baixa do local para simular a cobertura wi-fi.
  • Pesquisa passiva
    É realizada uma coleta de dados usando APs e antenas desejadas pelo cliente. Uma varredura do espectro eletromagnético do local identifica a força do sinal, pontos de interferência e ajuda o administrador a determinar os melhores pontos para configurar APs.
  • Pesquisa ativa
    Realizada apenas quando a rede está instalada e funcional. Funciona como uma validação da infraestrutura sem fio e compara previsões com o desempenho real. Dessa forma, o administrador pode fazer os ajustes necessários em cada ponto de acesso para melhorar o desempenho da rede.

Lista de verificação

Entender como realizar um wireless Site Survey é essencial para envolver a empresa no processo. Para isso, é preciso seguir uma lista de verificação com as diretrizes para o desenvolvimento da WLAN.

O primeiro passo para realizar o Site Survey é identificar as necessidades da organização, se a implementação da rede wireless é voltada para melhorar a produtividade ou porque é necessário atualizar a rede, por exemplo.

Na sequência, é preciso identificar os requisitos de rede: qual a velocidade e largura de banda necessários? Quais os recursos de pessoal e dispositivos precisam ser atendidos?

Isso feito, o passo seguinte é analisar a planta baixa do ambiente e observar a disposição dos elementos – escadas, elevadores, paredes – que podem afetar o sinal. Além disso, caminhar fisicamente pelo ambiente permite coletar informações sobre racks, paredes, altura etc. Isso também facilita na avaliação da infraestrutura de rede já existente, se é possível aproveitá-la ou expandi-la ou se até mesmo é preciso começar tudo do zero, além de identificar os locais que possam receber pontos de acesso e a proximidade com outros elementos da infraestrutura.

Na sequência é necessário identificar as áreas de cobertura, os locais em que os usuários precisarão de mais largura de banda – os principais pontos incluem salas de reuniões, áreas executivas e de produção, e escritórios da administração.

Isso feito, chegou o momento de definir os pontos de acesso e analisar a cobertura, garantindo que haja sobreposição do sinal para evitar zonas mortas e garantir a resiliência da rede.

Com base nesse levantamento, é possível refinar a localização dos pontos de acesso e, por fim, documentar todas as avaliações para identificar a situação atual da rede e o que se espera da infraestrutura sem fio implementada.

Diretrizes para implantação de uma WLAN

Além de seguir as práticas anteriores e buscar apoio especializado, algumas diretrizes podem ser seguidas para tornar a implantação da WLAN bem-sucedida.

Sobreposição

Planejar a sobreposição dos pontos de acesso garantem que nenhuma área ficará fora da cobertura. Para isso, é fundamental mapear essa área e detectar os locais em que o sinal pode ser mais fraco.

Potência

Ao implementar uma rede sem fio, é necessário garantir que os pontos de acesso não estejam utilizando potência de transmissão superior ao que os dispositivos podem suportar.

Mapeamento

Mapeie toda a radiação de fundo no ambiente e as áreas mais críticas para o sinal wireless, identificando possíveis fontes de interferência que prejudiquem o sinal.

O futuro é uma rede sem fio

Interconectividade e flexibilidade ditam o rumo da infraestrutura de rede e precisam garantir menos interferência e maior tempo de atividade, mesmo em locais de difícil acesso dentro da organização. Além disso, a segurança física e contra ataques cibernéticos precisam ser contemplados durante todo o projeto.

E contar com um parceiro especializado, como a Tecnocomp, contribui para aperfeiçoar a rede sem fio da organização.

Os profissionais da Tecnocomp estão preparados para garantir que os investimentos em uma rede sem fio sejam realizados da forma adequada. Durante a realização do Site Survey, a cobertura e o desempenho da rede, com o uso mínimo de equipamentos, estão no foco do trabalho. Isso economiza tempo, recursos e custos.

Por que realizar o Site Survey com a Tecnocomp

A Tecnocomp, ao longo de sua história, reuniu um profundo conhecimento técnico e visão estratégica de mercado, tecnologias e entendimento das necessidades dos clientes, que, aliados à qualidade e visão dos nossos profissionais, fizeram da empresa uma das integradoras mais importantes do Brasil. Entre em contato e conheça nossos serviços.

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800