Esse pode ser um dos projetos mais complexos e desafiadores de TI: realocar um data center. Dependendo da criticidade do ambiente, pode levar até dois anos. Isso porque o processo envolve o diretor de TI, o gerente de projeto e especialistas de redes, backup, armazenamento, sistema operacional e segurança, além de uma equipe terceirizada quando for necessário.
Ao iniciar o projeto, deve-se levar em consideração o negócio, o ramo de atuação, a infraestrutura atual, o budget de TI, tamanho e conhecimento da equipe e o motivo da mudança. Em seguida, o planejamento e o projeto se iniciam. Veja o que é necessário para fazer a mudança de data center:
Gestão da mudança do data center
- Análise de risco: é preciso ter consciência de todos os riscos possíveis em cada etapa. Então, faça esse estudo, documente e converse com a equipe sobre ações para contorná-los.
- Documentação técnica: faça um inventário dos equipamentos envolvidos, verifique a garantia e se todos estão em algum seguro. É interessante já acionar o serviço de recuperação de desastres, por exemplo. Se este serviço for terceirizado, informe que está fazendo a mudança.
- Backup: é necessário fazer um backup físico e também na nuvem.
Execução
- Infraestrutura: sinalize todos os equipamentos que vão ficar e os que vão fazer a mudança. Cheque se estão funcionando perfeitamente ou se precisam de algum tipo de reparo.
- Cabeamentos: entre os principais erros encontrados por especialistas em empresas, a maioria se refere a cabeamento. Os cabos devem estar inteiros, em padrões atualizados e organizados. Não só para a mudança, mas para um bom funcionamento em geral.
- Transporte especializado: procure empresas que ofereçam infraestrutura necessária para realocar todos os equipamentos com cuidado e segurança. Além disso, é preciso incluir uma escolta armada para acompanhar a mudança.
- Profissionais especializados: se na sua equipe há carência de profissionais com essa experiência, ou know-how no assunto, vale considerar terceirizar esse serviço. Outra opção seria capacitar a sua equipe atual.
Para o moving físico, o ambiente deve ficar ligado até a execução da gestão de mudança por parte do cliente, após comunicação com usuários e áreas de negócios envolvidas. O tempo sem conexão varia de acordo com o planejamento. Normalmente esse tempo fica entre oito e 48 horas de indisponibilidade.