A performance da rede corporativa é um elemento-chave para a produtividade, e principalmente, para o suporte de aplicações de missão crítica em muitas organizações. Entretanto, problemas com infraestrutura legada, questões relativas a cabeamento estruturado, entre outros, podem atrapalhar a velocidade e a latência da rede interna.
Existem diversos fatores que podem impactar negativamente na performance da rede corporativa, desde um ataque cibernético, incompatibilidade de velocidade, configurações de rede, equipamentos defasados, erros humanos, entre outros. Por isso, é essencial que a área de TI entenda o que acontece na rede, monitore constantemente sua performance e, principalmente, trabalhe para que a rede seja confiável e realmente atenda às necessidades dos usuários, aplicativos e dos negócios.
Para se ter uma ideia, um estudo da consultoria Aberdeen mostrou que o custo médio por hora do tempo de inatividade pode ultrapassar os US$ 163 mil, o que exige que o processo de otimização seja muito bem planejado.
Resumindo: otimizar a performance da rede corporativa significa contar com as ferramentas e práticas recomendadas para monitorar e melhorar o desempenho. Isso inclui, monitorar a rede, resolução de problemas, atualizações, entre outros fatores.
Como otimizar a performance da rede corporativa
Cada rede tem requisitos e particularidades diferentes, dependendo do tamanho da rede, foco dos negócios, número de usuários e aplicativos em uso. Entretanto, para otimizar a performance da rede corporativa as práticas são muito parecidas, pois focam na identificação de problemas e suas soluções, na melhora do desempenho e na comparação entre o antes e depois das alterações. Veja algumas soluções para monitorar a performance da rede corporativa:
Monitore as métricas da rede
Não tem como otimizar a performance da rede corporativa se o monitoramento da rede for ineficiente. Para isso é necessário capturar informações dos principais locais da rede para analisar perda de pacotes, latência, qualidade do sinal, taxa de transferência, entre outros dados para identificar proativamente possíveis problemas que estejam prejudicando a performance, como falhas intermitentes.
Verifique vulnerabilidades
Vulnerabilidades na rede contribuem para prejudicar o desempenho. Malwares, por exemplo, podem se infiltrar por vulnerabilidades não corrigidas, e controlar programas e aplicativos e utilizar sua largura de banda para se disseminar. Falhas em componentes ou sistemas contribuem para que a rede não se comporte da forma correta. Um simples defeito em um cabo de energia pode interferir na comunicação da rede. Apesar de não serem fatores que contribuem para a otimização da performance da rede corporativa, monitorar esses problemas pode evitar a degradação do desempenho.
Por outro lado, manter sistemas, softwares e firmware atualizados tem impacto direto na performance, afinal, sistemas desatualizados possuem bugs que prejudicam a infraestrutura de rede.
Faça a otimização contínua
Otimizar a performance da rede corporativa é um processo contínuo, afinal, não importa a eficiência da rede, com o tempo, os requisitos mudam, mais usuários têm acesso, novos aplicativos que exigem maior poder de processamento são implementados, e o desempenho, obviamente, começa a decair. Portanto, para isso, é necessário manter uma equipe e soluções dedicadas para monitorar e otimizar a rede.
Invista na educação do usuário
Educar o usuário e monitorar seu comportamento são fatores que podem contribuir para o desempenho da rede. Assistir a um vídeo tem impacto nos recursos disponibilizados, por isso, os funcionários devem ser instruídos sobre como suas atividades podem impactar no desempenho da rede. Por exemplo, compartilhar arquivos pesados por e-mail, algo muito comum, irá tornar a rede mais lenta. No lugar, a equipe de TI pode incentivar os usuários a compactar os arquivos e compartilhá-los pela nuvem.
Além disso, eles também podem ser instruídos a realizar alguns processos, como agendar backups, para horários em que o tráfego de rede é menor. Utilizar os recursos da rede de maneira eficiente contribui para otimizar a performance da rede corporativa e torna a experiência do usuário mais completa e satisfatória.
Se sua empresa está pensando ou precisando otimizar a performance da rede corporativa para atender às necessidades dos usuários, requisitos técnicos ou necessidades dos negócios, contar com a parceria de profissionais experientes pode tornar esse processo mais fácil, seguro e eficiente.
A Tecnocomp pode ajudar a otimizar o desempenho da rede, gerenciando sua infraestrutura de TI e atuando de forma preventiva para reduzir falhas e garantir o funcionamento perfeito da sua operação. Entre em contato e conheça nossos serviços.