O Centro de Operações de Rede (NOC) é um serviço, interno ou terceirizado, que monitora e gerencia a rede e seus terminais – servidores, estações de trabalho e dispositivos SNMP (Simple Network Management Protocol). É a primeira linha de defesa contra interrupções e falhas da rede de uma empresa.
O NOC é um recurso indispensável para o gerenciamento de redes de grande porte, pois oferece um hub centralizado que monitora a infraestrutura de TI 24 horas por dia, todos os dias da semana, com o objetivo de garantir que as operações sejam executadas de forma eficiente e com a máxima segurança.
Além disso, a equipe do NOC pode se envolver no planejamento da capacidade da rede, buscando melhorar o desempenho e atuando proativamente para evitar gargalos ou qualquer outro problema que possa impactar no seu desempenho. O resultado é simples: menos interrupções e performance otimizada.
Em resumo, o NOC atua como o sistema nervoso para gerenciar e otimizar tarefas críticas de negócios, como solução de problemas de rede, distribuição e atualização de software, gerenciamento de roteador e nome de domínio, monitoramento de desempenho e coordenação com redes afiliadas.
Qual o principal papel do NOC?
O objetivo de um NOC é fornecer monitoramento e gerenciamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, de toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Isso inclui servidores, roteadores, switches, firewalls, gateways VPN e quaisquer outros dispositivos usados pela organização.
Um NOC típico monitorará todo esse equipamento e alertará a equipe se detectar algo incomum ou fora do lugar. Os técnicos que atuam nela também podem executar tarefas de manutenção de rotina, como reinicializar sistemas, atualizar patches de software e instalar novo firmware.
Por que sua empresa precisa do NOC?
Além de garantir o melhor tempo de atividade da rede, resolução rápida de problemas e o melhor desempenho, o NOC também pode contribuir para melhorar os negócios:
Maior eficiência e produtividade
Com o NOC funcionando, o usuário final tem uma experiência contínua e sem se preocupar com problemas, como tempo de inatividade prolongado, infecção por malware ou funcionalidade de rede ruim. Isso aumenta a eficiência e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores.
Serviço especializado
Ao contratar um serviço de NOC, a empresa tem acesso a uma equipe de especialistas em TI que, além de solucionar problemas, está preparada para otimizar a rede, permitindo que a equipe interna possa se dedicar diretamente aos negócios.
Monitoramento em tempo real
Por meio de modernas ferramentas, tecnologias e práticas, o NOC monitora a rede em tempo real, sem interrupções, fornecendo informações para garantir o melhor desempenho.
Escalabilidade e personalização
O NOC dimensiona a rede para atender ao crescimento da empresa ou às necessidades em constante mudança, ou conforme a demanda.
Como funciona o NOC?
O NOC atua nos bastidores sem que o usuário final tenha ideia do trabalho que está sendo feito. Os profissionais de TI que atuam no setor podem instalar, atualizar e solucionar problemas de software, e também monitorar sistemas de energia e telecomunicações. Eles também acompanham e gerenciam endpoints para identificar possíveis falhas e tomar as medidas preventivas para que não ocorram. Além disso, estão envolvidos em ações de cibersegurança relacionadas aos processos de backup e recuperação de desastres, sempre visando a manutenção da atividade e o desempenho da rede.
Entre as principais funções e responsabilidades de um profissional do NOC estão o monitoramento da integridade, segurança e capacidade da infraestrutura de rede. Para isso, as equipes do Centro de Operações de Rede e MSP precisam trabalhar em uníssono para identificar a causa raiz de possíveis problemas e resolvê-los de forma que não impactem a operação no futuro.
Esses profissionais são categorizados em níveis, de 1, para problemas fáceis de resolver, até 3, considerados problemas mais complexos. Uma falha de hardware, por exemplo, é inicialmente é atribuída para um profissional de nível 1 que irá analisar a demanda e, caso não consiga resolver, repassará o chamado para um profissional de nível 2 ou 3, dependendo de sua gravidade e complexidade.
Além disso, o setor é responsável por monitorar comportamentos suspeitos na rede, realizar ajustes técnicos e mobilizar o uso de recursos para atuar em casos emergenciais. Apesar de fornecerem diversos serviços para uma organização, obviamente nem todos os Centros de Operações de Rede atuam da mesma forma, mas geralmente, oferecem os seguintes serviços:
Monitoramento e gerenciamento de rede
O monitoramento e gerenciamento de rede consiste no acompanhamento em tempo real dos dispositivos, servidores e bancos de dados para detectar possíveis problemas e mantê-los em pleno funcionamento.
Monitoramento e gerenciamento de segurança
Envolve o monitoramento dos componentes de segurança da empresa para uma estratégia de cibersegurança robusta e proteger os usuários, aplicativos e dados contra ataques cibernéticos. Isso envolve o gerenciamento de firewalls, antivírus, sistemas de prevenção de intrusão (IPS), análise de ameaças, resposta a incidentes e aplicação de políticas de segurança.
Gerenciamento de software e aplicativos
O gerenciamento de software e aplicativos envolve o monitoramento dessas ferramentas e recursos durante todo o seu ciclo de vida. Isso inclui a instalação, atualizações e resolução de problemas, gerenciamento de patches e listas de permissão.
Gerenciamento de comunicações
Avalia a eficácia dos sistemas de comunicação e a segurança das informações compartilhadas interna e externamente. Para isso, a equipe do NOC desenvolve e implementa estratégias para garantir a eficácia e otimização desses softwares. Isso diz respeito ao gerenciamento de programas de e-mail, aplicativos de mensagens, áudio e vídeo.
Serviços de continuidade de negócios e recuperação de desastres
Esses serviços são voltados para garantir que as operações continuem funcionando mesmo quando há interrupções, como acidentes naturais, falta de energia, violação de dados e outros eventos. Entre as funções, a equipe de NOC monitora a segurança do armazenamento de dados, gerencia backups e atua na recuperação de desastres, realizando testes para garantir sua confiabilidade.
Análise e relatórios
Também é função do NOC realizar testes para garantir o desempenho e integridade da rede e, com base nessas informações, sugerir ações para otimizá-la, incluindo alterações de configurações, software e hardware.
Qual a diferença entre NOC e SOC?
Basicamente, o NOC e um SOC (Centro de Operações de Segurança) têm o mesmo objetivo principal. Ambas as equipes trabalham para garantir que a rede possa atender às necessidades de seus usuários. No entanto, os detalhes diferem.
Um NOC típico possui várias equipes diferentes: uma equipe monitora o ambiente físico; outro analisa logs de servidores, roteadores, firewalls e outros dispositivos; ainda outro analisa os aplicativos de software em execução nesses sistemas. Além disso, pode haver equipes separadas dedicadas a tipos específicos de problemas, como malware ou filtragem de spam.
O SOC (ou Security Operations Center, Centro de Operações de Segurança), por sua vez, concentra-se mais especificamente na identificação e prevenção de ataques cibernéticos contra a organização. Normalmente inclui dois grupos principais: especialistas em resposta a incidentes e analistas forenses.
Os respondentes a incidentes investigam as falhas depois que elas ocorreram, analisando o que e por que aconteceu. Especialistas forenses examinam evidências deixadas por hackers quando tentam romper as defesas, garantindo também a prevenção de futuras violações.
O NOC da Tecnocomp
Os serviços do Centro de Operações de Rede da Tecnocomp foram projetados para fazer o monitoramento da sua rede durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Por meio de uma postura proativa, o NOC da Tecnocomp atua de forma contínua para evitar que qualquer anormalidade ocorra e, no caso de incidentes, atuar de forma rápida e eficiente para reduzir o impacto em seus negócios. Entre em contato e saiba como conquistar maior agilidade para sua operação.