Um levantamento feito pela Kaspersky concluiu que o Brasil foi um dos países que mais foram alvos de campanhas de phishing durante a pandemia da Covid-19. Isso preocupa as empresas em relação à segurança de dados.
Outro estudo aponta que 89% dos CIOs das empresas estão priorizando a segurança, tendo em vista que o trabalho remoto, impulsionado pelo isolamento social, se tornou muito popular, aumentando também os riscos de ataques cibernéticos e vazamento de informações.
Mesmo quando a pandemia for totalmente superada, a tendência é que muitas empresas sigam adotando o home office, pelo menos em alguns dias da semana. Dentro dessa realidade, investir em segurança nunca foi tão importante.
5 maneiras para garantir a segurança de dados na empresa
Quando falamos em segurança de dados, estamos nos referindo a um tema que só é lembrado por muitas empresas quando já é tarde demais. É preciso evitar que isso aconteça e pensar sempre em meios de prevenir ataques virtuais.
A Tecnocomp pode ajudar a sua organização a estar sempre no grupo das empresas que não são pegas de surpresa com ataques, oferecendo diversos serviços de outsourcing de TI. Veja como podemos ajudá-lo.
1. Atenção com o backup
Para evitar a perda de dados, é importante ter uma atenção especial à programação de backup dos seus dados. Invista em soluções automatizadas, em nuvem, gerenciadas e com foco em segurança.
A Tecnocomp oferece o serviço de Backup Keeping, implementando o suporte necessário para a sua empresa não ter perdas e garantir a segurança de dados.
2. Garanta um monitoramento proativo de ameaças com o SOC
O Security Operations Center (SOC) contempla um conjunto de ferramentas, processos e profissionais que analisam e identificam as vulnerabilidades da segurança das empresas.
Com o SOC, é possível ter um trabalho preventivo, evitando que os sistemas da companhia sejam explorados por invasores.
3. Tenha um Plano de Recuperação de Desastres (DRP)
O Plano de Recuperação de Desastres (DRP) deve ser colocado em prática, caso algum problema aconteça, como a indisponibilidade de um sistema ou servidor.
A ideia é que esse recurso de disaster recovery não precise ser utilizado, mas, caso aconteça qualquer imprevisto com a segurança de dados, haverá um protocolo mostrando como proceder.
4. Aposte na digitalização e robotização de processos
Processos digitalizados e robotizados, são executados com pouca ou quase nenhuma interferência humana, ajuda a proteger os dados da empresa, tendo em vista que são menores os riscos de vazamento de dados, por exemplo.
Para que isso se torne possível, é recomendado o uso do Business Process Management (BPM). Essa é uma abordagem adaptável de gerenciamento, que tem a finalidade de sistematizar os processos realizados na empresa.
Também é interessante apostar no Robotic Process Automation (RPA), uma tecnologia que utiliza robôs para simular atividades humanas repetitivas e burocráticas. Com o RPA, é possível aumentar a produtividade, mitigar erros e falhas, ter uma gestão mais analítica e colaboradores focados no core business da companhia.
5. Gestão eletrônica de documentos
A gestão eletrônica de documentos pode ser feita por um ECM – Enterprise Content Management – gerenciamento de conteúdo empresarial. A ferramenta é responsável por gerenciar, armazenar e até preservar conteúdos corporativos e oferece ganho de produtividade e tempo, segurança e controle dos dados da empresa, possibilidade de consultas online rápidas etc.
O Gerenciamento de Documentos (GED), por sua vez, é considerada precursora no trabalho de gestão de conteúdo e oferece opções mais básicas, como trilhas de auditorias, controle de versões do documento, check-in e check-out, entre outros.
A segurança de dados não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento para a sua organização. Investir agora fará com que as informações da sua empresa estejam protegidas além de evitar grandes problemas a médio e longo prazo.
Nós, da Tecnocomp, podemos ajudar na segurança dos dados da sua empresa. Entre em contato.