A dependência da tecnologia aumenta no mesmo ritmo em que uma empresa cresce, tornando a gestão de ativos de TI fundamental para acompanhar a gama de novos hardwares e softwares implementados para apoiar equipes e operações. A falta de acompanhamento pode levar ao desperdício de recursos de TI, falhas na gestão de licenciamento e problemas relacionados à segurança cibernética.
Para reduzir riscos e custos, manter a conformidade de contratos e aumentar a produtividade, a gestão de ativos de TI permite o monitoramento de todos os componentes da infraestrutura de TI — hardware, software e qualquer outro ativo de tecnologia —, garantindo o máximo desempenho. Como esses ativos contam com um período de vida específico, é preciso que as organizações encontrem formas de otimizar o valor gerado pelos recursos durante a vida útil.
Dessa forma, a gestão de ativos de TI desempenha um papel importante para maximizar a estratégia de compra de ativos, avaliar os riscos, desenvolver soluções para possíveis problemas, atribuir ativos e responsabilidades para a equipe, apresentar novos ativos e manter requisitos de licenciamento e conformidade.
Importância da gestão de ativos de TI para os negócios
Implementar a gestão de ativos de TI pode ser complexo para empresas com recursos limitados, pois exige tempo, dinheiro e habilidades específicas. Entretanto, se realizado corretamente, representa uma economia de custos no longo prazo, reduzindo recursos subutilizados e garantindo a integridade dos ativos, entre outros benefícios:
Registros mais precisos
Com o número de equipamentos, softwares e licenças em crescimento, controlar esses ativos torna-se um processo complexo. Por isso, as empresas precisam conseguir visualizar quais ativos estão em seu poder, onde estão localizados e saber como eles são utilizados para tomar decisões mais assertivas sobre a capacidade instalada, necessidades de substituição ou descarte.
Decisões de compras de TI
Muitas vezes, as empresas adquirem um número de licenças de software superior ao que realmente precisam. A gestão de ativos de TI permite um acompanhamento mais eficiente dessas licenças, mostrando em quais dispositivos o software está instalado e quem o está usando. Com essas informações, a área de TI avalia a necessidade de novas compras de licenças, redistribui as existentes ou, simplesmente cancela o contrato, reduzindo despesas com programas desnecessários para otimizar a utilização dos ativos.
Licenças de software em conformidade
As empresas estão sujeitas a multas por não cumprirem os termos de contratos de licenciamento de software. Cabe à gestão de ativos de TI controlar essas licenças e garantir o uso do que foi acordado. Monitorar os contratos evita que os usuários percam acesso a recursos importantes no caso de uma licença expirada além de reduzir o risco de não conformidade.
Produtividade dos funcionários
Garantir que os usuários tenham acesso aos recursos necessários ao desempenho das funções contribui para aumentar a produtividade. Facilitar esse acesso diminui a necessidade desses usuários buscarem aplicativos e sistemas não sancionados pela TI. Adicionalmente, aumenta a eficiência e previne riscos cibernéticos e possíveis multas pelo uso indevido de softwares.
Como gerenciar ativos de TI corretamente
Para que a estratégia de gestão de ativos de TI seja bem-sucedida, alguns requisitos e práticas precisam ser implementados:
Defina ativos críticos
É impossível gerenciar algo sem conhecê-lo. Para que a gestão de ativos de TI seja eficaz, o primeiro passo é identificar os ativos e qual sua importância para os negócios. Esse inventário deve ser atualizado regularmente, destacando quais equipamentos causariam maior impacto nos negócios em caso de falhas. Isso permite monitorar mais esses ativos mais de perto e assegurar que estejam em boas condições.
Identifique recursos na nuvem
A nuvem revolucionou a forma com que as empresas operam e, com um número cada vez maior de organizações migrando suas operações, é essencial que a gestão de ativos de TI também monitore o licenciamento da nuvem. Com isso, as organizações identificam os ativos e garantem que eles sejam gerenciados adequadamente.
Gerencie o estoque
Depois de identificar os ativos críticos, é preciso contar com um sistema de registro para um monitoramento mais fácil. Um sistema de gerenciamento de estoque possibilita esse acompanhamento, detalhando o local onde esses ativos estão localizados e quem os acessa. Isso garante uma visão unificada do inventário e torna o processo de monitoramento mais fácil.
Rastreie ativos
Com o inventário implementado é possível começar a rastrear os ativos de TI. Isso significa ter um sistema que permita identificar a localização de cada ativo, quem os utiliza e com qual finalidade. Uma das formas mais eficazes é por meio de tags de ativos, que são etiquetas físicas afixadas nos dispositivos com informações de identificação.
Monitore a utilização de ativos
O monitoramento da utilização de ativos é essencial para a gestão de ativos de TI. O processo envolve monitorar a frequência com que os ativos estão sendo usados e por quem. Com esse entendimento, é possível assegurar que eles sejam aproveitados ao máximo, sem ociosidade. Além disso, o monitoramento permite identificar ativos que estão no fim do seu ciclo de vida e precisam ser substituídos ou atualizados.
Como a Tecnocomp pode ajudar na gestão de ativos de TI
A gestão de ativos de TI não é algo simples. Portanto, muitas empresas, independente do tamanho, podem não ter a capacidade técnica correta para que a área de TI faça uma gestão eficaz. A Tecnocomp ajuda as organizações a gerenciarem dispositivos móveis, aplicativos, licenças de nuvem entre outros ativos.
Por meio de soluções CMDB e MDM, a Tecnocomp simplifica as operações e aumenta a eficácia dos processos de gestão de ativos de TI. O MDM monitora, atualiza, otimiza e garante a segurança do inventário de dispositivos móveis remotamente e com custo reduzido. Também permite o rastreamento de aplicativos e dados em diversos sistemas em um único local. Dispositivos BYOD, smartphones corporativos, tablets e outros dispositivos são facilmente gerenciados com a tecnologia Tecnocomp.
Já o MDB é um banco de dados que armazena todas as informações sobre componentes de ativos de TI e as relações entre eles. A solução possibilita traçar toda a infraestrutura de TI, controlar os ativos, realizar auditorias além de corrigir configurações e erros facilmente, para que os usuários identifiquem dependências entre processos e facilitem a resposta a incidentes, reduzindo falhas. Entre em contato e conheça nossas soluções para gestão de ativos de TI.