SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

RPA

O papel do RPA nos processos de transformação digital

O papel do RPA nos processos de transformação digital

O papel do RPA nos processos de transformação digital

A transformação digital já deixou de ser apenas uma tendência e se tornou vital para os negócios, pois permite a adoção de tecnologias úteis para a organização, com a automação sendo responsável por desempenhar um papel central na estratégia de digitalização de qualquer empresa.

Em um mundo cada vez mais digital, utilizar novas tecnologias para aumentar a capacidade e produtividade da empresa, otimizar processos e melhorar o relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso dos negócios, e o RPA pode tornar essa transformação mais bem-sucedida ao automatizar processos repetitivos e demorados, liberando a força de trabalho para outras funções mais críticas.

O que é RPA?

A automação de processos robóticos (RPA) é a tecnologia que possibilita que processos sejam automatizados com o uso de robôs, tornando-os mais simples, precisos e aderentes às normas de conformidade. Essa automação de tarefas é baseada em regras em qualquer aplicativo ou sistema, como entrada e mineração de dados, preenchimento de formulários, processamento de informações, tomadas de decisões, entre outros.

Benefícios do RPA

O RPA tem o potencial de transformar a forma com que as empresas trabalham. Ao automatizar processos repetitivos, contribui para torná-los mais eficientes e precisos, consequentemente, reduzindo os custos operacionais. Mas há diversos outros benefícios.

Eficiência e produtividade

Automatizar tarefas manuais reduz o número de erros e libera a força de trabalho para que se dediquem aos negócios, isso leva a um ganho na eficiência e produtividade geral da empresa.

Maior precisão

Evitar os erros humanos, ajuda a tornar os processos mais precisos e consistentes. Com isso, ao eliminar fluxos de trabalho ineficientes e demorados, é possível diminuir o retrabalho, contribuindo para redução de custos.

Satisfação do cliente e funcionário

Ao automatizar tarefas repetitivas e monótonas, o RPA libera os funcionários para que se dediquem a funções mais importantes, melhorando sua satisfação com o trabalho. Da mesma forma, com processos mais rápidos e precisos, a resposta às solicitações dos clientes se torna mais ágil, também contribuindo para uma melhora na satisfação.

Adesão à conformidade

Automatizando processos e tarefas, as empresas conseguem aderir mais facilmente às normas de conformidade.

Qualidade dos dados

A redução de erros na captura de dados proporcionada pelo RPA contribui para que essas informações sejam mais confiáveis e precisas, gerando insights que promovem uma tomada de decisão mais assertiva.

Resposta mais rápida

Como o RPA garante maior agilidade na captura de dados, o tempo de resposta é reduzido, levando a melhores resultados para os negócios, visto que a empresa passa a responder mais rapidamente às mudanças no mercado.

Escalabilidade

O uso de robôs permite que a capacidade do RPA seja ampliada ou reduzida de acordo com as necessidades da empresa, tornando sua adoção mais flexível.

Como o RPA suporta a transformação digital?

Além de mudar a forma com que as pessoas se comunicam, a transformação digital também impacta diretamente nos negócios, permitindo às empresas a criação de novas oportunidades mais lucrativas e inovadoras. Essas empresas buscam maneiras de melhorar a experiência dos clientes, maximizar sua produtividade e oferecer novos produtos e serviços.

O RPA automatiza desde processos mais simples, como coletar informações e preencher formulários até tarefas complexas de faturamento e conciliação bancária. Como resultado, pode ser implementado de forma integrada aos mais diversos sistemas como ERP e CRM, permitindo que a empresa libere recursos para tarefas de maior valor.

Eficiência operacional é o principal objetivo da implementação de uma estratégia de transformação digital, e o RPA tem um papel central nessa história. A automação não só muda a forma com que os funcionários trabalham, mas também oferece suporte às empresas que adotam a transformação digital

Isso é possível porque essa tecnologia fornece os recursos necessários para que sistemas de análise de dados trabalhem com eficiência, permitindo que tendências e comportamentos sejam identificados, assim como o desempenho atual dos negócios. Com essas informações em mãos, as empresas podem guiar suas decisões baseadas em dados e adotar novas estratégias de forma mais bem-sucedida.

O que considerar para adotar o RPA na transformação digital?

O RPA é simples de ser implementado, já que automatizar tarefas não é algo muito demorado. Entretanto, as empresas precisam analisar alguns fatores ao incorporarem a tecnologia.

Alinhamento estratégico

A automação de processos precisa ser realizada de forma integrada à estratégia de transformação digital. O RPA precisa otimizar o fluxo de trabalho aprimorando os produtos e serviços oferecidos pela empresa e garantindo o foco na gestão e dimensionamento de recursos.

Portanto, é fundamental analisar totalmente quais processos são mais adequados ao RPA e aos seus negócios.

Governança

Planejamento e adesão é fundamental para que as atividades de automação e adoção do RPA sejam bem-sucedidos. Apesar de permitir fácil dimensionamento, sem o suporte e orientação das partes interessadas, aumentar a escala dos bots e tornar a automação realmente eficiente, pode ser um processo extremamente complexo.

Gestão de mudanças

Sem o planejamento adequado e uma gestão de mudanças eficaz, a implantação do RPA pode não gerar o resultado esperado, principalmente por impactar funcionários já acostumados com determinados processos, mesmo que ineficientes. Portanto, qualquer iniciativa de RPA precisa ser integrada a uma transformação cultural que facilite a aceitação da tecnologia e reduza o atrito. Investir em uma estratégia de comunicação transparente, que deixe claro que a adoção da tecnologia não visa eliminar postos de trabalho, contribui para a aceitação ser total.

Impacto financeiro

O RPA permite reduzir custos operacionais, mas é preciso calcular essa economia ao longo do tempo para entender o impacto de sua adesão.

Otimize processos com a Tecnocomp

Seja qual for o setor de atuação da empresa, alinhar processos internos e otimizar tarefas operacionais significa uma grande redução de custos, maior precisão nos processos e menor tempo de resposta. O RPA permite que as empresas reduzam erros, tornem seus processos mais eficientes e crie fluxos de trabalho. Além disso, ao adotar o RPA com a Tecnocomp,você garante melhor desempenho e produtividade para sua empresa.

Entre em contato e saiba mais.

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800