A nova geração de conectividade móvel, o 5G, está gradualmente se espalhando pelas grandes cidades brasileiras. Mas como o 5G para IoT deve transformar a sociedade e, principalmente, os negócios?
Comparativamente, as tecnologias 3G e 4G foram desenvolvidas basicamente para melhorar a velocidade de conexão e a largura de banda, mas o 5G, apesar de também atuar dessa forma, permite que novos casos de uso sejam implementados em todos os segmentos da economia, impulsionando a transformação digital.
Mesmo com um alcance menor em comparação com as tecnologias passadas, já que exige a implementação de mais antenas por quilômetro quadrado, a adoção do 5G está bem acelerada pelo mundo. A GSMA, organização global que representa o ecossistema móvel, prevê que até 2025 cerca de 40% da população mundial contará com cobertura. No Brasil, a Anatel já começou a liberar a tecnologia para cidades com mais de 300 mil habitantes.
Da mesma forma, projetos de IoT também estão em crescimento. De acordo com o Gartner, acredita-se que até o final de 2023 o mundo terá cerca de 43 milhões de dispositivos inteligentes conectados, e o 5G tem papel fundamental no desenvolvimento das redes IoT e isso se deve exatamente pela melhoria no desempenho e confiabilidade dos equipamentos conectados.
O 5G é mais do que apenas velocidade
Claro, o 5G para IoT permite que os dados trafeguem com maior velocidade, mas também oferece maior largura de banda, latência ultrabaixa e maior confiabilidade em relação ao tempo de inatividade. Com isso, entrega uma conectividade de alto desempenho para um número maior de dispositivos, torna a comunicação crítica entre aplicativos mais confiável e habilita recursos e aplicações que exigem uma menor taxa de latência.
Projetos IoT existem há anos, e as tecnologias disponíveis até então, 3G e 4G, atendiam às necessidades das empresas. Mas, com a chegada do 5G, aliada ao uso de sistemas baseados em inteligência artificial (IA), os casos de uso já conhecidos – cidades inteligentes, monitoramento remoto de pacientes, indústria 4.0, carros autônomos etc. – se tornarão mais eficazes e difundidos.
Baixa latência
Diversos projetos exigem uma latência extremamente baixa para permitir a análise em tempo real dos dados. O 5G para IoT promete latência entre 1 e 4 milissegundos, enquanto a do 4G chega a 80 milissegundos, e a do 4,5G por volta de 20 milissegundos. Isso facilita a adoção de sistemas que suportem a IA e garantam respostas imediatas.
Maior capacidade
Com espectro de frequência com uma capacidade até mil vezes maior do que o 4G, o 5G para IoT é capaz de conectar milhares de dispositivos ao mesmo tempo e lidar com aplicativos que exijam alta demanda sem perder qualidade.
Velocidade de transmissão
A velocidade de transmissão para o 5G puro pode chegar a 20 Gbps, o que permite intensificar o uso de serviços e recursos na nuvem e fazer com que dispositivos dependam menos da memória interna, já que todo o processamento será realizado na nuvem.
Confiabilidade da rede
Conexão confiável e estável, dependendo do projeto IoT, são mais importantes que a velocidade dos dados. Como o 5G para IoT facilita a conexão de milhares de dispositivos ao mesmo tempo, as empresas terão como benefício exatamente a maior confiabilidade da rede, claro, desde que invistam em dispositivos compatíveis com a tecnologia.
Casos de uso do 5G para IoT
O 5G, à medida que passa a ser mais largamente implantado, é extremamente útil para projetos que exijam baixa latência e alta largura de banda, comunicação contínua e rápida análise de dados.
Estratégias de mobilidade
Aplicações 5G otimizam o compartilhamento rápido e eficiente de dados críticos como, por exemplo, para monitorar condições de tráfego e das vias. Essas informações, aliadas a sistemas inteligentes de assistência ao motorista, exigem que um número gigantesco de dispositivos esteja conectado a veículos de passeio, transporte público, semáforos e diversos sensores instalados por ruas e estradas.
Dessa forma, o 5G para IoT permite a captura e análise de dados em tempo real para alertar os motoristas sobre as condições de trânsito, bloqueios, melhores caminhos e situações inseguras.
Automação de redes inteligentes
A demanda por energia cresce rapidamente e o 5G para IoT melhora o gerenciamento em tempo real para automatizar redes inteligentes, detectando falhas e permitindo que soluções sejam rapidamente encontradas para tornar o fornecimento mais eficiente, sem desperdício de recursos. Operadoras de serviços públicos já estão atualizando seus sistemas de controle e integrando recursos para tornar suas redes mais eficientes.
Vigilância por vídeo
Os sistemas de segurança também serão beneficiados pelo 5G para IoT. Hoje, a maioria dos sistemas de vigilância usam sistemas com conectividade por fio, mas a adoção de redes sem fios faz com que configurações sejam ajustadas rapidamente, com custos mais baixos e melhorando o desempenho dos sistemas.
Cuidados com a saúde
Aparelhos conectados não são uma novidade para o setor de saúde. Mas com o 5G, o monitoramento de pacientes se torna mais eficiente. Com a captura e análise de dados em tempo real, médicos podem modificar tratamentos sem a necessidade de atendimento presencial. Hospitais também podem usar os dispositivos conectados para transformar a experiência do paciente e fornecer cuidados de maneira proativa.
Suprimentos e logística
Dispositivos conectados permitem o rápido monitoramento de cargas e rastreamento de produtos em tempo real por toda a cadeia de suprimentos, melhorando o processo logístico. Com maior visibilidade e transparência, é possível reduzir a perda de produtos, otimizar o tempo de entrega e, consequentemente, melhorar a satisfação dos clientes.
Esses são apenas alguns exemplos de uso para a tecnologia 5G para IoT. Com bilhões de dispositivos conectados, o futuro abre um mundo de oportunidades para as empresas otimizarem sua produção e processos.
O 5G para IoT promete atender as necessidades das empresas que precisam de conectividade confiável, segura e estável. Ou seja, fornece o ambiente ideal para que projetos IoT operem com a máxima eficiência.
Com a maior dependência de dispositivos móveis, as empresas precisam estar atentas para usar a tecnologia a seu favor, agilizar a análise de dados para criar novos produtos e serviços e oferecer uma experiência aprimorada aos clientes.
A Tecnocomp apoia o crescimento do seu negócio e oferece soluções sob medida para tornar sua rede de comunicação eficiente e resiliente. Entre em contato e saiba mais.