Muitos acreditam que Segurança da Informação trata da implantação de softwares de proteção ou somente da guarda de informações sobre as quais uma empresa opera. Mas Segurança da Informação é muito mais que isso: é uma cultura a ser implantada em empresas de todos os portes e mercados.
Para atuar em um segmento cada vez mais competitivo as empresas necessitam armazenar, tratar, dar acesso e movimentar dados a todo momento. Seja um usuário trafegando documentos simples em uma rede ou sistemas de gestão avançados trocando dados por integrações complexas, a conectividade e o tráfego de informações com segurança têm se tornado um desafio cada vez maior.
Quando olhamos para a tríade que forma a cultura da Segurança da Informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade, compreendemos que sua implantação vai além da aquisição deste ou daquele software, mas passa pela adoção de práticas, processos e mitigação de riscos baseados em tecnologia.
Aplicação da Segurança da Informação nas empresas
Apesar da multidisciplinaridade da Segurança da Informação nas empresas, algumas aplicações são cada vez mais necessárias para a manutenção dos serviços e segurança de dados a eles atribuídas. Podemos destacar:
Segurança da infraestrutura de TI
A invasão da infraestrutura de TI é uma realidade cada vez mais presente no meio corporativo. A prevenção é a melhor opção: analisar o cenário, desenhar o projeto ideal, processos e sistemas de segurança da informação são necessários para analisar riscos, prevenir ataques e proteger a integridade dos dados.
Armazenamento de dados
Sistemas e aplicativos instalados em servidores e estações de trabalho armazenam mais que dados, eles armazenam o conhecimento e o valor de um negócio. Portanto, o investimento em segurança deve ser proporcional ao valor das informações que ele precisa proteger e garantir o uso.
Processamento de dados
Para tomar decisões assertivas, que acelerem o crescimento das empresas, todas as áreas precisam cada vez mais de informações em tempo real e que operações sejam mais rápidas e confiáveis.
Assim, garantir que os sistemas e aplicativos da empresa atuem em alta performance assegura a eficiência e lucratividade, bem como a satisfação de clientes e colaboradores.
Permissões de acesso a dados, arquivos, aplicativos e web
Se os sistemas são cada vez mais necessários e a quantidade de dados gerados só aumenta, disciplinar o acesso de usuários a eles é fundamental. Garantir que usuários habilitados e sob critérios claros de segurança façam uso destes sistemas e dados é uma atribuição importante da Segurança da Informação.
É essencial também olhar pela permissão e segurança de acesso a sites, aplicativos e serviços web nas instalações da empresa. O acesso web, além de ser fonte de riscos de invasão, é também fonte de facilidades ou baixa produtividade, dependendo do que é permitido acessar ou não.
Performance de acesso a dados
Sua empresa pode acessar dados que estão dentro dos seus servidores locais, em data centers externos ou alocados em nuvem. A performance de acesso aos dados deve sempre ser garantida. Fatores de segurança podem influenciar positivamente nesta questão.
Backup e recuperação de dados
Dados representam o conhecimento e a riqueza dos negócios. Implantar processos e soluções de backup vai muito além de guardar estes dados, mas tratam de preservar o legado da empresa e o valor do conhecimento acumulado.
Possuir processos de backup eficazes não está ligado a gravar bem os dados, mas a saber que, no momento da necessidade de utilizá-los, eles estarão à disposição da empresa e acessíveis a um restore seguro.