SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

segurança da informação

Segurança da informação: entenda a necessidade e utilidade para sua empresa

Segurança da informação: entenda a necessidade e utilidade para sua empresa

Segurança da informação: entenda a necessidade e utilidade para sua empresa

Muitos acreditam que Segurança da Informação trata da implantação de softwares de proteção ou somente da guarda de informações sobre as quais uma empresa opera. Mas Segurança da Informação é muito mais que isso: é uma cultura a ser implantada em empresas de todos os portes e mercados.

Para atuar em um segmento cada vez mais competitivo as empresas necessitam armazenar, tratar, dar acesso e movimentar dados a todo momento. Seja um usuário trafegando documentos simples em uma rede ou sistemas de gestão avançados trocando dados por integrações complexas, a conectividade e o tráfego de informações com segurança têm se tornado um desafio cada vez maior.

Quando olhamos para a tríade que forma a cultura da Segurança da Informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade, compreendemos que sua implantação vai além da aquisição deste ou daquele software, mas passa pela adoção de práticas, processos e mitigação de riscos baseados em tecnologia.

Aplicação da Segurança da Informação nas empresas

Apesar da multidisciplinaridade da Segurança da Informação nas empresas, algumas aplicações são cada vez mais necessárias para a manutenção dos serviços e segurança de dados a eles atribuídas. Podemos destacar:

Segurança da infraestrutura de TI

A invasão da infraestrutura de TI é uma realidade cada vez mais presente no meio corporativo. A prevenção é a melhor opção: analisar o cenário, desenhar o projeto ideal, processos e sistemas de segurança da informação são necessários para analisar riscos, prevenir ataques e proteger a integridade dos dados.

Armazenamento de dados

Sistemas e aplicativos instalados em servidores e estações de trabalho armazenam mais que dados, eles armazenam o conhecimento e o valor de um negócio. Portanto, o investimento em segurança deve ser proporcional ao valor das informações que ele precisa proteger e garantir o uso.

Processamento de dados

Para tomar decisões assertivas, que acelerem o crescimento das empresas, todas as áreas precisam cada vez mais de informações em tempo real e que operações sejam mais rápidas e confiáveis.

Assim, garantir que os sistemas e aplicativos da empresa atuem em alta performance assegura a eficiência e lucratividade, bem como a satisfação de clientes e colaboradores.

Permissões de acesso a dados, arquivos, aplicativos e web

Se os sistemas são cada vez mais necessários e a quantidade de dados gerados só aumenta, disciplinar o acesso de usuários a eles é fundamental. Garantir que usuários habilitados e sob critérios claros de segurança façam uso destes sistemas e dados é uma atribuição importante da Segurança da Informação.

É essencial também olhar pela permissão e segurança de acesso a sites, aplicativos e serviços web nas instalações da empresa. O acesso web, além de ser fonte de riscos de invasão, é também fonte de facilidades ou baixa produtividade, dependendo do que é permitido acessar ou não.

Performance de acesso a dados

Sua empresa pode acessar dados que estão dentro dos seus servidores locais, em data centers externos ou alocados em nuvem. A performance de acesso aos dados deve sempre ser garantida. Fatores de segurança podem influenciar positivamente nesta questão.

Backup e recuperação de dados

Dados representam o conhecimento e a riqueza dos negócios. Implantar processos e soluções de backup vai muito além de guardar estes dados, mas tratam de preservar o legado da empresa e o valor do conhecimento acumulado.

Possuir processos de backup eficazes não está ligado a gravar bem os dados, mas a saber que, no momento da necessidade de utilizá-los, eles estarão à disposição da empresa e acessíveis a um restore seguro.