A Transformação Digital em Infraestrutura de TI, mesmo sendo uma prioridade para muitas empresas, ainda patina devido à falta de entendimento sobre a necessidade de um gerenciamento de TI eficiente que alie tecnologia com foco nos usuários. Para se ter uma ideia, de acordo com o IDC, 47% das empresas estão atrasadas em sua jornada rumo à digitalização, deixando claro o desafio enfrentado para sua adoção, mas a nuvem pode virar esse jogo.
A digitalização no setor de infraestrutura permite que as empresas realizem mudanças fundamentais em seus processos e serviços ao integrar estratégias digitais aos mais diferentes setores, desde a logística e manutenção, até qualidade dos serviços prestados e experiência do cliente.
Além disso, a transformação digital em infraestrutura de TI se mostra extremamente útil para o poder público na hora de formular políticas para melhorar o desempenho da própria infraestrutura de TI e buscar uma abordagem mais voltada para a preservação do meio ambiente, por exemplo, com sensores voltados para o monitoramento da qualidade da água em reservatórios.
Maneiras para adotar a Transformação Digital em Infraestrutura de TI
Está clara a importância da transformação digital para a quarta revolução industrial, principalmente para empresas que enfrentam pressão ambiental, normas regulatórias em constante mutação, crises econômicas e até a necessidade de se adaptar às novas exigências dos clientes, que esperam serviços de qualidade a preços justos. E a digitalização torna essa jornada mais segura e eficaz. Veja como:
Gêmeos Digitais
A utilização de gêmeos digitais é muito útil para a transformação digital em infraestrutura de TI, pois permite a melhor visualização dos ativos. Considerada essencial, a adoção da tecnologia permite que as empresas contem com uma noção mais completa sobre procedimentos que devem ser implementados e os riscos envolvidos, além de facilitar o entendimento de como novas tecnologias, como IoT e automação, podem otimizar processos e atualizar o sistema BIM à medida que mudanças ocorram nos ativos. Por exemplo, sensores enviam informações sobre a saúde de um ativo em tempo real.
IoT
A Internet das Coisas (IoT) é peça chave para a transformação digital em infraestrutura de TI, já que permite integrar informações de milhares de sensores instalados em ativos, enviando dados, que antes precisavam ser coletados fisicamente, em tempo real para os sistemas da empresa. A redução de custos é a principal vantagem, mas, o mais importante, é que com essas informações em mãos, a empresa tem acesso fácil a informações que permitem analisar a integridade de seus ativos rapidamente, o que é fundamental para evitar problemas com os serviços entregues ao consumidor.
Big Data e Analytics
A análise de dados também tem papel importante para o setor de infraestrutura. Com um fluxo cada vez maior de informações vindas de diversos setores – manutenção, previsão meteorológica, atendimento ao cliente, entre outros -, se torna fundamental ter capacidade de coletar, armazenar a analisar esses dados facilmente, por exemplo, para tornar o resfriamento do data center mais eficiente.
ERP
O uso de soluções ERP está em franco crescimento. Cada vez mais empresas buscam uma maneira de integrar suas informações em um único local e facilitar o acesso aos dados, tornando a tomada de decisões mais inteligente. Dados sobre gestão de inventários e instalações são facilmente visualizadas e esse é um passo importante para a transformação digital em infraestrutura de TI.
Otimização de processos
Otimizar processos significa torná-los mais ágeis e eficientes, o que também permite que as empresas respondam e se adaptem mais rapidamente às mudanças de mercado, solicitações de clientes, necessidade de manutenção preventiva, além de melhorar a experiência do usuário.
O impacto da nuvem na Transformação Digital em Infraestrutura de TI
De acordo com o Gartner, “a transformação digital exige uma transformação na forma com que as infraestruturas são consumidas e gerenciadas”. Da mesma forma, a consultoria afirma que o consumo de capacidade de computação e armazenamento na nuvem deve quadruplicar nos próximos anos, com 70% das empresas, até 2025, implementando a automação de infraestrutura para se tornarem mais flexíveis e eficientes.
Em um setor em que fornecer serviços mais eficientes, simples, flexíveis e em escala tem impacto direto na satisfação dos clientes, modernizar sistemas ao mesmo tempo em que cortam custos é essencial para as empresas embarquem rapidamente na jornada da transformação digital em infraestrutura de TI para atualizarem sua própria infraestrutura e tornarem seus processos mais inteligentes e ágeis.
A tecnologia evolui constantemente. IoT, gêmeos digitais, big data e análise de dados são apenas alguns exemplos de como a nuvem facilita que uma empresa se adapte rapidamente a novos desafios e exigências dos negócios. Assim, a nuvem tem papel central para que a transformação digital em infraestrutura de TI ocorra, basta lembrar da corrida durante a pandemia para permitir que profissionais continuassem trabalhando remotamente.
O Gartner também afirma que os gastos em serviços de nuvem devem alcançar a cifra de US$ 482 bilhões até o fim de 2022, um aumento de 21,7% em relação a 2021 e boa parte desse investimento deve ser feito em projetos de transformação digital focados na redução de custos de TI, gerar resultados mais rapidamente com o lançamento mais ágil de produtos e serviços, além de personalizar a jornada do cliente e, obviamente, melhorar sua experiência.
Assim, modernizar a infraestrutura de TI, otimizar custos e ampliar a qualidade dos serviços precisa ser visto como um caminho sem volta. E a nuvem, além desse papel central na transformação digital em infraestrutura de TI, também impacta na transformação dos negócios das empresas do setor.
Digitalização: um novo papel para a TI
O papel da TI vem se transformando nos últimos anos, deixando de ser um fator de transformação tecnológica para se tornar um setor cada vez mais importante para a estratégia de negócios. Novas tecnologias na nuvem agregam maior velocidade, flexibilidade e escalabilidade aos processos de negócios e, com isso, garante que os requisitos necessários para o atendimento sejam seguidos de forma que as expectativas de clientes e usuários sejam atendidas com eficiência, tornando a adoção da tecnologia fundamental para que uma empresa se destaque frente aos seus concorrentes.
A Tecnocomp te ajuda nessa jornada por meio de serviços de consultoria e projetos de voltados para a nuvem para áreas de tecnologia e negócios das empresas. Desenvolvemos soluções para seu ambiente nas infraestruturas de nuvem dos principais provedores mundiais, como Microsoft, AWS, Huawei e Google. Fale com um dos nossos especialistas e conheça nossos serviços.