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Desenvolvedor negro trabalhando em um computador, com outras duas telas ao lado, ajudando no gerenciamento de TI.

Gerenciamento de TI: 6 passos fundamentais para otimizá-lo na empresa

Gerenciamento de TI: 6 passos fundamentais para otimizá-lo na empresa

Gerenciamento de TI: 6 passos fundamentais para otimizá-lo na empresa

A era digital promoveu mudanças que vão muito além da implementação de tecnologias avançadas no ambiente corporativo. Dentre elas, o gerenciamento de TI se consolidou como elo essencial para que os negócios se tornem mais inteligentes e competitivos.

Para otimizar esse trabalho em qualquer empresa, existem alguns pontos relevantes a serem considerados na gestão. Descubra, neste artigo, como alcançar um gerenciamento de TI mais eficiente!

O que é gerenciamento de TI?

Com os avanços da transformação digital e os benefícios que essa cultura promove na rotina das empresas, o gerenciamento de TI passou a exercer um papel essencial para a construção e manutenção da infraestrutura tecnológica ideal.

Basicamente, esta é a área responsável por:

  • Encontrar as ferramentas que mais fazem sentido para as necessidades do negócio;
  • Cuidar da implementação das mudanças que assegurem uma performance de excelência;
  • Garantir um ambiente de trabalho eficaz.

Nesse trabalho, independentemente do tamanho ou segmento do negócio, estão envolvidos, principalmente, o planejamento e a coordenação das demandas de tecnologia, como:

  • Mapear processos;
  • Sustentar o ambiente de TI;
  • Definir estratégias;
  • Organizar fluxos;
  • Otimizar processos;
  • Segurança da informação;
  • Prevenção e solução de problemas.

Quais são os pilares do gerenciamento de TI?

Um bom gerenciamento de TI deve atuar de forma alinhada ao perfil da empresa e das soluções ideais ao aprimoramento das suas operações.

No entanto, podemos evidenciar 4 pilares essenciais para todos os tipos de negócios, sendo eles diretamente ligados ao mercado de tecnologia ou não.

Confira, a seguir:

Pessoas

Embora as tecnologias sejam o foco de atuação do gerenciamento de TI, existem outros pilares fundamentais para que esse setor funcione bem.

O cuidado na escolha dos profissionais e a capacitação dos colaboradores que já integram a equipe de tecnologia é determinante para obter resultados de sucesso.

Afinal, além de investir nos recursos mais poderosos, é necessário contar com mão-de-obra qualificada para aproveitar ao máximo o potencial que eles oferecem.

Tecnologia

Não há como falar em gerenciamento de TI, sem pensar na responsabilidade com formação e manutenção dos ativos e de toda a infraestrutura tecnológica ligada a essa atividade.

Selecionar todos os equipamentos e softwares, traçar estratégias de implementação, bem como estabelecer uma manutenção preventiva são alguns dos motivos desse trabalho existir.

Parceiros

No que diz respeito aos parceiros e fornecedores, o gestor de TI deve levar em consideração diversos fatores além do preço e da tecnologia oferecida.

Alguns detalhes que podem fazer toda a diferença para uma transformação bem-sucedida são:

  • Credibilidade;
  • Suporte;
  • Segurança das informações;
  • Flexibilidade;
  • Compatibilidade com os processos da empresa.

Dessa forma, é essencial pensar no custo-benefício desse conjunto a médio e longo prazo. Se possível, também busque se informar sobre a experiência de outros negócios com o prestador de serviços.

Processos

A dimensão dos processos é responsável por trabalhar a conexão do departamento de TI com as demais áreas da empresa. Isto é, a padronização de procedimentos.

O time de TI deve se encarregar de que todos os colaboradores saibam utilizar os recursos da melhor maneira possível, respeitando as diretrizes de boas práticas e segurança.

Como realizar um bom gerenciamento de TI?

Quando o assunto é otimizar o gerenciamento de TI, podemos listar alguns passos para ajudar no dimensionamento de uma infraestrutura segura e eficiente. Veja por onde começar:

1. Avalie as necessidades e alinhamento com os objetivos de negócio

O bom gerenciamento de TI está diretamente relacionado às decisões sobre quais sistemas e ferramentas estão alinhados com os objetivos do negócio. O primeiro passo para que isso aconteça é realizar o mapeamento do ambiente.

Na prática, o gestor deve fazer uma espécie de escaneamento da rotina empresarial, avaliando quais aspectos da infraestrutura de TI necessitam de aprimoramento e a compatibilidade de cada um deles com as aplicações que se pretende implementar.

Trata-se de um levantamento técnico sobre:

  • Tecnologias;
  • Subutilização de recursos e servidores;
  • Identificação de riscos;
  • Ferramentas;
  • Estratégias de recuperação de desastres.

2. Faça um planejamento estratégico de TI

Estabelecer um planejamento estratégico de TI é um trabalho fundamental para a modernização bem-sucedida da infraestrutura da empresa.

Afinal, é nesta etapa que o gestor define quais são os objetivos a serem alcançados com essa modernização e, sobretudo, os caminhos utilizados para que os resultados sejam satisfatórios.

A ideia é desenhar um projeto sob medida, com previsibilidade de tempo e custos para evitar surpresas desagradáveis na fase de execução e no futuro.

3. Escolha e implemente a tecnologia adequada

Conhecer todas as características dos sistemas que serão implementados é mais uma peça-chave para escolhas acertadas e bem alinhadas com as demandas da empresa.

Por isso, antes de investir em qualquer solução, o gerenciamento de TI deve compreender as funcionalidades oferecidas, sua capacidade de personalização e todos os benefícios envolvidos nesse processo.

Negócios já inseridos no cenário da computação em nuvem, por exemplo, têm realidades de infraestrutura de TI completamente diferentes de quem ainda opera com sistemas físicos.

Portanto, se você deseja embarcar o seu negócio na jornada de inovação e alcançar performances de excelência, saiba que a escolha das tecnologias adequadas é um ponto crucial para os melhores resultados.

4. Garantia da segurança da informação

Outra competência indispensável para otimizar o gerenciamento de TI na era digital é verificar a segurança da infraestrutura, ou seja, o quanto suas informações estão protegidas.

A segurança de dados é um dos problemas mais discutidos na era digital. À medida que as tecnologias evoluem, também é preciso lidar com novos riscos e encontrar formas eficazes de proteger suas informações sensíveis.

Adote políticas de segurança rígidas, orientadas pelos princípios do compliance e capacite todo o time para operar nesse ambiente. Essa é a melhor forma de fortalecer os processos empresariais.

O gerenciamento de TI tem a missão de zelar pela segurança não apenas dos processos da empresa, mas também dos seus dados e das informações pessoais dos clientes e colaboradores.

5. Monitore e gerencie o desempenho

Um dos maiores erros que o gestor de TI pode cometer é não monitorar o ambiente e aplicações conectadas a ele.

Mais do que modernizar processos e proporcionar melhorias na performance, o cuidado com a estrutura após sua atualização também é indispensável para garantir resultados mais satisfatórios.

Afinal, o cenário tecnológico vive em constante transformação. Estabeleça parâmetros de monitoramento para identificar erros com mais agilidade e manter a compatibilidade de todos os equipamentos.

6. Desenvolva a cultura de inovação e melhoria contínua

Para potencializar a experiência e usufruir das vantagens competitivas proporcionadas pela transformação digital, é fundamental que a empresa desenvolva uma cultura de inovação e melhoria contínua do suporte de TI.

Isso proporciona uma visão mais clara e objetiva sobre a influência da tecnologia no desempenho e resultados locais ou globais. Além de ficar por dentro das principais tendências desse mercado e se adaptar mais rapidamente às inovações.

O impacto da otimização do gerenciamento de TI vai muito além da manutenção do funcionamento correto da infraestrutura tecnológica da empresa. É um trabalho essencial para garantir uma configuração única e oportunidades para obter resultados cada vez melhores.

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