Projetar a infraestrutura de rede é essencial para detalhar o planejamento e criação de uma rede de computadores. É necessário definir quais os equipamentos e softwares farão parte como conectá-los para garantir os recursos necessários de segurança, tolerância a falhas e escalabilidade.
Como a infraestrutura de rede é a base tecnológica de qualquer negócio, ela precisa ser bem projetada para suportar toda a comunicação e compartilhamento de dados da empresa, evidenciando o aumento da produtividade e fortalecimento dos negócios. Entretanto, gerenciar essa infraestrutura pode se tornar complexo e desafiador para muitas empresas, pois exige habilidades críticas dos profissionais de TI para assegurar uma rede confiável, segura e de baixa latência.
Com o mundo se tornando cada vez mais digital, o volume de tráfego sustentado pelas redes se tornou mais pesado. São muitos aplicativos de missão crítica, ameaças cibernéticas, bancos de dados em crescimento e um tráfego que, hoje, vai além de simples documentos de texto, abrangendo vídeos, imagens, áudios e outros arquivos, que fazem a manutenção da qualidade da rede ser mais complexa.
Quais fatores devem ser analisados para projetar uma infraestrutura de rede
São diversos os fatores que precisam ser analisados para um projeto de infraestrutura de rede bem-sucedido. Qual o tamanho e complexidade da rede? Quantos usuários e dispositivos precisam ter acesso? Quais as aplicações e serviços utilizados? Qual o orçamento disponível?
Essas são apenas algumas das perguntas que precisam ser respondidas para iniciar o projeto e criar um diagrama da rede. Esse diagrama mostra o layout e como os diversos componentes serão interconectados. Em seguida, é necessário escolher qual hardware e software de rede é o mais indicado para o projeto — isso inclui decidir sobre roteadores, switches e demais dispositivos. Já o software envolve o sistema operacional escolhido e outros aplicativos necessários.
Apenas depois dessa etapa é que a rede começará a ser configurada — IP, máscaras de sub-rede, gateway padrão e outras configurações. Por fim, é preciso testar a conectividade, velocidade e confiabilidade da rede para garantir seu pleno funcionamento.
Como projetar a infraestrutura de rede
Reduzir a latência ou instabilidade ou responder a uma falha geral do sistema. Alguns incidentes, desde situações corriqueiras até casos mais complexos, levam à atualização ou a construção de uma nova infraestrutura de rede. De qualquer forma, não importa o motivo da organização repensar sua infraestrutura, o projeto pode tomar proporções enormes, mas pode ser facilmente conduzido se for bem planejado.
O projeto deve priorizar setores em que a rede apresenta problemas de baixo rendimento, erros ou falhas, mas também precisa avaliar as necessidades gerais da organização. Determinar em qual nível da jornada de transformação digital a empresa se encontra e os requisitos necessários para a infraestrutura suportar diversos aplicativos e casos de uso é fundamental para garantir o desempenho e qualidade da rede. Além disso, é necessário prever o comportamento futuro da infraestrutura. O novo design está preparado para atender e se adaptar a novos requisitos?
Da mesma forma, é essencial entender os custos que riscos de perda de dados e tempo de inatividade podem causar à organização, já que podem influenciar na implementação de recursos de segurança e continuidade de negócios desde o início do projeto.
Fatores essenciais para projetar a infraestrutura de rede
Vários fatores influenciam no projeto de uma infraestrutura de rede, incluindo implementar práticas para assegurar a escalabilidade, confiabilidade, segurança e desempenho. Para isso, alguns processos podem ser usados:
Diagrama de rede
Ferramenta essencial para fornecer maior visibilidade em relação à infraestrutura de rede, auxiliando na solução de problemas, permitindo a visualização do layout e como os componentes estão interconectados. Há diversas ferramentas que auxiliam a criar um diagrama de rede, inclusive soluções gratuitas e on-line que fornecem diversos modelos para mapear a rede e bibliotecas de dispositivos incorporadas.
Topologia de rede
Ao projetar a infraestrutura de rede é necessário avaliar qual a topologia que será utilizada, pois depende dela como o layout será visualizado, incluindo a localização dos dispositivos e suas interconexões. Uma das mais comuns é a topologia em estrela, que mostra todos os dispositivos interligados a um hub central, normalmente um roteador ou switch, funcionando como caminho de acesso para o resto da rede. É muito utilizada em redes de pequeno e médio porte, sendo confiável e fácil de expandir.
Outra topologia muito comum é a rede mash, que mostra como cada dispositivo está conectado aos demais, fornecendo redundância e failover no caso de alguma falha, sendo mais empregada em redes extensas e que exigem mais confiabilidade.
Rede hierárquica
É um projeto de rede organizado em camadas, cada uma atendendo a um determinado propósito. Normalmente, as camadas principais são: central, de distribuição e de acesso. A camada central é responsável pelo encaminhamento de tráfego. A camada de distribuição fornece conectividade e é responsável pelo roteamento e filtragem do tráfego. Já a camada de acesso atende a todos os dispositivos conectados à rede e gerencia o tráfego entre eles.
Hardware e software
Escolher o hardware e software corretos para o projeto de infraestrutura de rede é crítico para garantir compatibilidade e fornecer as funcionalidades desejadas. O hardware precisa suportar o software, que deve ser capaz de gerenciar a rede e o tráfego de dados com eficiência para evitar gargalos de desempenho.
Planejamento futuro
O projeto da infraestrutura de rede precisa considerar um plano de crescimento e expansão para assegurar no futuro a escalabilidade bem como acomodar novos usuários, dispositivos, aplicativos e dados. Além disso, o projeto precisa contemplar recursos de redundância, tolerância a falhas e resposta a incidentes para evitar a inatividade e garantir a continuidade dos negócios mesmo que ocorram problemas.
Documentação da rede
A documentação é um fator extremamente importante para projetar a infraestrutura de rede e manter as informações precisas e atualizadas. Manter a topologia de rede, incluindo um diagrama do layout físico da rede, como os componentes estão interconectados e a configuração dos dispositivos atualizados, contribui para solucionar problemas ou fazer alterações mais rápidas.
Resfriamento e fonte de energia
Todo projeto de infraestrutura de rede precisa considerar as necessidades de refrigeração do ambiente e fontes de energia. Essas fontes podem variar de acordo com o ambiente e equipamento utilizado, assim como a quantidade de dispositivos que precisam ser alimentados.
Como a Tecnocomp pode ajudar a projetar a infraestrutura de rede?
Planejamento e execução cuidadosos são fundamentais para um projeto de infraestrutura de rede bem-sucedido. A Tecnocomp oferece soluções para o projeto, implantação e condução de serviços para infraestrutura de rede voltado a garantir o desempenho adequado dos recursos disponíveis. Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa a superar os desafios da tecnologia.