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Field Services

Como o Field Service ajuda a reduzir custos e melhorar operações

Como o Field Service ajuda a reduzir custos e melhorar operações

Como o Field Service ajuda a reduzir custos e melhorar operações

O Field Service ajuda usuários há décadas a reduzir custos e melhorar operações. Consequentemente, muitas vezes, é esse profissional responsável por fornecer a primeira “impressão” em relação aos serviços oferecidos e atendimento ao cliente de muitas empresas. Entretanto, o setor nunca foi considerado importante para a estratégia de negócios. 

Para muitas empresas, o Field Service é considerado apenas um custo necessário, sem muito espaço para inovação ou aprimoramento de processos. Mas qual é o prejuízo que um equipamento inativo por uma hora ou um dia pode causar? Como avaliar o impacto dessa inatividade sobre os clientes ou reputação? Esses fatores demonstram como o serviço é fundamental em uma estratégia mais ampla de negócios. 

Reduzir custos sem prejudicar o desempenho

Conforme a pesquisa The True Cost of Downtime 2022 da Senseye, as empresas listadas na Fortune Global 500 perderam aproximadamente US$ 1.5 trilhão de faturamento devido a equipamentos indisponíveis. Isso deixa clara a importância do Field Service para os negócios. Portanto, como reduzir custos sem prejudicar o desempenho, a reputação e a lucratividade das operações? 

Identifique e avalie riscos

Identificar riscos internos e externos que impactam na qualidade, conformidade, satisfação do cliente e lucratividade é essencial para reduzir custos e melhorar operações. Normalmente, esses riscos incluem falhas ou mau funcionamento, negligência, erros humanos e até fatores climáticos e ambientais que produzem efeitos no funcionamento dos equipamentos. 

Implemente medidas preventivas

Igualmente importante para reduzir custos é implementar medidas preventivas. Agir de maneira proativa contribui para reduzir a ocorrência e impacto de possíveis problemas. Para isso, é possível realizar inspeções regulares nos equipamentos, fornecer treinamento, implementar e seguir protocolos de segurança e utilizar a tecnologia como apoio. 

Otimize os recursos

Gerenciar e otimizar os recursos é fundamental para reduzir custos e melhorar operações. Assim, é possível automatizar e agilizar fluxos de trabalho, aproveitar dados e análises, negociar contratos e adotar práticas mais eficientes. Implementar métricas de acompanhamento da utilização e alocação dos recursos também contribui para identificar oportunidades de melhoria. 

Gerencie incidentes

Gerenciar incidentes contribui para reduzir custos e riscos com o Field Service. Todos os incidentes que possam interromper ou danificar equipamentos, como quebras ou danos, erros humanos ou má conduta, devem ser analisados para uma resposta mais rápida e efetiva. Além disso, é essencial elaborar um plano de contingência e gerenciamento de crises, incluindo a identificação e isolamento da causa raiz e o impacto, comunicar e relatar o incidente aos stakeholders, implementar recursos e ações de resposta. 

A importância de um Field Service proativo

Cada vez mais, os prestadores de serviços de Field Service concentram-se no sucesso dos clientes, baseados em métricas de sucesso e celebrando contratos orientados a resultados, ao mesmo tempo em que alinham a operação à satisfação do usuário. 

Por isso, o Field Service usa a proatividade para tornar o prestador de serviços um parceiro estratégico do cliente. Assim, consegue estender a vida útil dos equipamentos e reduz o número de visitas para resolver um problema, permitindo a adoção de produtos e serviços sustentáveis. 

Com isso, a equipe de Field Service atende os clientes com mais eficiência, não apenas em relação aos problemas dos equipamentos, mas também por meio de programas de manutenção preditiva e preventiva para atender necessidades futuras. Adotar uma estratégia proativa, portanto, ajuda a reduzir custos, evitar o tempo de inatividade e reduzir problemas de segurança que reparos de emergência podem causar, além de reduzir as horas de trabalho da equipe. 

Tecnologia aliada ao Field Service

O uso de tecnologias inovadoras permite que o Field Service otimize as operações. Normalmente, os processos de Field Service envolvem fatores muito complexos, tais como despacho, agendamento, correspondência de habilidades e otimização de rotas. Adotar um software de Field Service permite tarefas automatizadas, ajudando a reduzir custos e melhorar operações. 

Melhore o agendamento

O agendamento e despacho têm impacto direto na produtividade e, quando ineficientes, aumentam os custos operacionais. O software de gerenciamento de Field Service permite o agendamento inteligente, atribuindo tarefas aos técnicos com base em disponibilidade e proximidade, reduzindo o tempo de resposta, informando o técnico sobre horários e atribuições. 

Otimize a utilização dos técnicos

A taxa média de utilização dos técnicos é de cerca de 73%, significando que eles gastam tempo em tarefas que não geram receitas. O software de gerenciamento de Field Service automatiza a maioria das tarefas, como o preenchimento de dados do cliente e informações referentes ao serviço prestado. Isso libera os técnicos para aperfeiçoarem os serviços, aumentando a produtividade e contribuindo para reduzir custos. 

Reduza custos de deslocamento

Cada deslocamento técnico gera custos. Por isso, fornecer aos técnicos acesso remoto às rotas e orientá-los sobre os melhores caminhos até o local de atendimento reduz custos extras, é essencial para melhorar a operação. Além disso, os técnicos podem enviar imagens e relatórios diretamente pela solução de gerenciamento, ter sua localização real monitorada em tempo real e encerrarem tarefas facilmente. 

Visibilidade de estoque

Muitas vezes, os técnicos precisam repor peças durante o atendimento. Sem o apoio da tecnologia, esse trabalho é ineficiente, já que ele precisa deixar o cliente, ir ao depósito em busca de peças de reposição, para só depois voltar ao cliente, adiando o término do atendimento. Um software de gerenciamento de Field Service integra informações de inventário e fornece visibilidade em tempo real da provisão de peças, mantendo o estoque atualizado e informando o técnico sobre as peças disponíveis. 

Melhore a taxa de reparo

A eficiência de um técnico pode ser medida pelo número de reparos realizados em um determinado período. Analisar as causas dessas visitas e o que impede o técnico de concluir um reparo em uma única visita é essencial para identificar possíveis problemas e corrigi-los. O software de gerenciamento de Field Service fornece as informações necessárias para o profissional ter os recursos necessários para concluir o trabalho rapidamente. 

Monitore o desempenho em tempo real

O software de gerenciamento de Field Service registra todos os dados do serviço fornecido, permitindo a visualização do desempenho dos técnicos, número de tarefas concluídas, frequência e outras informações relevantes, permitindo a criação de relatórios personalizados e tornando o processo de decisão mais eficiente. 

Como o Field Service Tecnocomp ajuda a sua empresa

Os projetos de Field Service da Tecnocomp são desenvolvidos para atender as necessidades de cada empresa. Para isso, a equipe técnica acompanha a operação em tempo real e fornece relatórios para análise de métricas e gerenciamento do serviço. 

Com o compromisso de oferecer soluções e serviços que atendam a 100% das necessidades dos clientes, a Tecnocomp utiliza tecnologias inovadoras, capacitando os colaboradores e fortalecendo parcerias com fornecedores. Adicionalmente, mantém um sistema de gestão de qualidade, que busca mais eficiência e melhorias contínuas. Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo. 

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