SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

Data center definido por software

Entenda o conceito de data center definido por software

Entenda o conceito de data center definido por software

Entenda o conceito de data center definido por software

Um data center definido por software (SDDC), ou data center virtual, conta com os mesmos componentes de infraestrutura de TI – processamento, rede e armazenamento – virtualizados, em que os usuários podem acessá-los como um serviço, ou seja, na nuvem. Com isso, as equipes de TI podem provisionar, configurar e gerenciar a infraestrutura física diretamente na nuvem, por meio de um modelo definido por software e APIs.

Basicamente, um data center definido por software virtualiza a infraestrutura de TI, automatizando os recursos por meio de ferramentas baseadas em software, centralizando a gestão de recursos ao mesmo tempo em que automatiza operações e fluxos de trabalho.

Hoje, muitas empresas, provedores de serviços em nuvem e provedores de data centers começam a adotar o SDDC em larga escala. De acordo com a MarketsandMarkets, o mercado global de SDDC deve alcançar US$ 120,3 bilhões até 2025, contra US$ 43, 7 bilhões de 2020, um crescimento anual de cerca de 22% ao ano. Para a consultoria, isso se deve ao uso disseminado de estratégias multicloud e à necessidade das empresas em aprimorar a resiliência da infraestrutura.
 

Arquitetura do data center definido por software

 
A arquitetura por trás do data center definido por software é razoavelmente complexa, contando com uma camada física, que nada mais é do que os recursos de hardware, armazenamento, rede e computação, que têm seu foco no desempenho e estabilidade oferecida aos dispositivos conectados, tornando o ambiente mais estável para as operações e fluxos de trabalho.

Já a camada virtual é responsável pelo gerenciamento e acesso à infraestrutura física subjacente, monitoramento da operação e aos recursos disponíveis que são entregues como serviço, de forma a simplificar esse gerenciamento e torná-lo mais eficiente. Além disso, a camada de gerenciamento permite à área de TI orquestrar e automatizar a alocação de recursos por meio de uma interface única.
 

Principais componentes do data center definido por software

 
Os principais componentes do data center definido por software são componentes arquitetônicos, virtualização de rede, automação, orquestração e gerenciamento.

 

Virtualização de computação

 
Também conhecido como virtualização de servidor, é um componente que abstrai recursos do servidor – sistemas operacionais, CPUs, memória e software – de servidores físicos. Por meio de um software de virtualização, conhecido como hipervisor, a equipe de TI pode organizar e gerenciar os recursos e máquinas virtuais para lidar com diversas cargas de trabalho ao mesmo tempo.

 

Virtualização de armazenamento

 
A virtualização do armazenamento permite o provisionamento e gerenciamento do armazenamento de dados em um pool de virtualização. Assim, as empresas podem alocar dinamicamente recursos de armazenamento, sem a necessidade de adquirir uma nova capacidade, de acordo com as necessidades de aplicativos e usuários.

 

Virtualização de rede

 
Usada para provisionar a infraestrutura de rede e recursos de máquinas virtuais, a virtualização de rede permite uma rápida resposta às mudanças nos requisitos de TI, sem as restrições de uma infraestrutura física.

 

Automação, orquestração e gerenciamento

 
Um data center definido por software utiliza um sistema de gerenciamento, orquestração e automação voltados para que as funções críticas dos negócios funcionem sem interrupção.
 

Benefícios do data center definido por software

 

Como oferece recursos exclusivos, o data center definido por software permite implantação e gerenciamento mais flexíveis, rápidos e a custos menores que o data center tradicional.

 

Melhora da agilidade dos negócios

 
Como elimina a dependência de hardware físico e torna o provisionamento de recursos mais eficiente e em tempo real, o data center definido por software permite que a área de TI lide com cargas de trabalho dinâmicas e responda com maior agilidade às demandas de usuários e aplicativos por recursos de computação e armazenamento.

 

Maior escalabilidade

 
O data center definido por software permite que os recursos escalem de acordo com as necessidades dos negócios, aumentando ou diminuindo de acordo com a demanda, de forma ilimitada.
 

Controle eficiente de custos

 
O data center definido por software ajuda a empresa a reduzir custos, pois reduz a necessidade de mão de obra adicional, hardware caro, manutenção e tempo para gerenciamento. Por reunir os recursos e permitir sua fácil alocação, o SDDC torna a utilização da infraestrutura de TI mais eficiente, o que reduz custos com novas aquisições de infraestrutura e permite um melhor aproveitamento dos recursos energéticos e de refrigeração.

 

Gerenciamento simplificado

 
Por permitir que o gerenciamento seja realizado por meio de um único painel, a equipe de TI consegue monitorar a infraestrutura de rede, atualizar sistemas e alocar recursos sem precisar pular de uma ferramenta para outra, enquanto os data centers tradicionais exigem diversas ferramentas, aplicativos e softwares para o mesmo processo.

 

Aprimoramento do fluxo de trabalho

 
Por meio de um software inteligente, o SDDC aprimora o fluxo de trabalho ao tornar a infraestrutura de rede mais flexível e ágil em comparação aos data centers tradicionais.

 

Por que usar o data center definido por software

 
Os data centers tradicionais contam com limitações relacionadas aos atributos físicos, custo mais alto e gerenciamento complexo. Ou seja, adicionar novos recursos é demorado e difícil, o que o torna menos eficiente que um data center definido por software, além de sua expansão, para acompanhar o crescimento dos negócios, ser mais difícil e caro. Por exemplo, para adquirir maior capacidade de processamento pode ser necessário implementar novos servidores, racks, conectar cabos e carregar aplicativos.

Por outro lado, o SDDC tem na flexibilidade e agilidade dos processos seus maiores benefícios, o que torna o gerenciamento e dimensionamento mais eficiente e permite que a equipe de TI controle e gerencie os recursos com facilidade, otimizando a utilização desses recursos.

A Tecnocomp oferece a tecnologia necessária para que você conecte seu negócio ao futuro. Oferecemos soluções de apoio a gestores no desenho, implantação e condução de serviços sob medida para seu ambiente de data center e redes de comunicação. Entre em contato com nossos especialistas, aprimore a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários e reduza custos com serviços especializados de TI.
 
 

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800