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Homem trabalhando utilizando computador em alusão ao outsourcing de ti.

Outsourcing de TI: Por que contratar?

Outsourcing de TI: Por que contratar?

Outsourcing de TI: Por que contratar?

Com a tecnologia cada vez mais presente nas empresas, o setor de TI tem adquirido maior relevância para garantir o sucesso dos negócios. Por isso, o modelo de outsourcing de TI vem para suprir uma necessidade do setor: a falta de profissionais.

No Brasil, a Brasscom mostra que, nos próximos cinco anos, quase 800 mil novas vagas de TI serão criadas, mas o país forma apenas 53 mil profissionais por ano, criando um déficit bastante notório.

A verdade é que, independentemente do tamanho e do orçamento de uma empresa, encontrar, contratar e reter os melhores talentos na área não é uma tarefa fácil. Isso contribui para uma maior rotatividade dos profissionais em busca por salários e benefícios mais atrativos.

Outro ponto que precisa ser considerado é que as estruturas de tecnologia das empresas estão ficando mais complexas. Assim, o outsourcing de TI surge como uma estratégia que garante acesso a conhecimentos, recursos e flexibilidade que uma equipe interna dificilmente conseguiria.

Essa abordagem está se tornando um fator essencial para os negócios e deve, de acordo com Mordor Intelligence, crescer a uma CAGR de 5,48% durante o período de previsão (2024 – 2029)

Neste artigo, trazemos um panorama completo sobre o que é o outsourcing de TI e como ele funciona, além de compartilhar dicas para integrar essa estratégia na sua empresa. Confira!

O que é outsourcing de TI?

O outsourcing de TI é um modelo de trabalho no qual o negócio opta por terceirizar determinados serviços e atividades que compõem a sua infraestrutura tecnológica.

Essa estratégia não é propriamente uma novidade, mas esse movimento vem ganhando bastante destaque no cenário corporativo atual, especialmente, com a transformação digital e o crescimento do trabalho remoto.

Afinal, ele se mostrou uma peça-chave para fechar lacunas operacionais, como integração de sistemas, gerenciamento de segurança, metodologias como design thinking, entrega ágil, centros de excelência e automação de processos.

Tudo isso em escala, o que pode ajudar a superar os desafios com a otimização de desempenho e redução de falhas.

Hoje, o modelo de outsourcing de TI vem sendo inclusive utilizado para atividades que compõem a finalidade principal da empresa.

Quais são os tipos de outsourcing de TI?

O outsourcing de TI pode ser realizado de diferentes formas, conforme o tipo de serviço que a empresa necessita. Veja, a seguir, quais são eles.

Offshore Outsourcing

No offshore outsourcing, a empresa parceira responsável pelas atividades de desenvolvimento de software, suporte e manutenção da infraestrutura de TI é de outro país.

É um modelo que facilita a contratação de talentos especializados e oferece uma bagagem global com excelência. Por outro lado, existe o desafio de encontrar um equilíbrio no alinhamento das diferenças culturais.

Onshore Outsourcing

Onshore é o tipo de outsourcing de TI em que contratante e contratada operam no mesmo país. É uma alternativa com custos mais altos, porém a comunicação entre elas é mais fácil. Assim, as integrações acontecem com mais agilidade, pois não existe a barreira cultural.

Nearshore Outsourcing

O modelo nearshore é uma mistura das alternativas anteriores: a organização responsável por prestar o serviço é localizada em países mais próximos da empresa contratante, com poucas diferenças de fuso horário e cultura. 

Por outro lado, ela consegue ser mais barata do que a dinâmica offshore.

Quais são os níveis de serviço no outsourcing de TI?

Service Desk

Cuida da comunicação entre o provedor e os usuários. O service desk é um tipo de suporte que ajuda a empresa a solucionar questões operacionais mais complexas, como softwares.

Help Desk

O help desk também é um serviço de suporte técnico, porém ele se dedica à solução de problemas mais simples, como formatação de máquinas, troca de senhas ou dúvidas sobre o uso de ferramentas. Ademais, ele também pode ser estendido ao atendimento de clientes.

Field Desk

O field desk é o terceiro estágio dos serviços de suporte de TI. Sua atribuição é apoiar operações de campo, ou seja, que acontecem fora da empresa. Quando um técnico sai para fazer instalação ou manutenção de equipamentos, por exemplo.

IT Asset Management

É uma consultoria completa para projetos de infraestrutura, aproveitando a experiência de especialistas para tornar o processo decisório mais eficiente. Nossas soluções modernas simplificam operações e potencializam a produtividade dos processos.

IT Projects

Esses serviços abrangem três áreas-chave:

Esses serviços, quando combinados, têm o potencial de instigar uma transformação significativa no uso da infraestrutura da sua organização.

Enterprise Support

Serviço projetado para apoiar gestores na otimização de sistemas de gestão empresarial e recursos de TI corporativa. O portfólio abrange o design, implantação e condução de serviços personalizados conforme as necessidades específicas de cada empresa.

Estes serviços visam oferecer suporte contínuo, operação e especialização necessários para sustentar os processos de negócio.

Digital Solutions & Consulting

É uma coleção de soluções tecnológicas e serviços de alta qualidade projetados para impulsionar a rentabilidade da sua empresa.

Essas soluções abrangem desde a base operacional até a inteligência do negócio, proporcionando um suporte abrangente em todas as fases da transformação digital.

Como o outsourcing de TI contribui para o crescimento dos negócios?

Grandes organizações adotaram a terceirização para se manter relevantes frente a uma concorrência cada vez mais acirrada.

O outsourcing de TI assegura maior flexibilidade e agilidade nos processos, acesso a uma equipe experiente que permite à organização aumentar a produtividade e concentrar-se no core business. Adicionalmente, fornece acesso aos recursos necessários para evitar a interrupção da operação. 

Portanto, se os processos de TI estão ficando mais complexos para serem gerenciados, os requisitos de negócios aumentaram ou os projetos estratégicos estão mais lentos, essa é a hora ideal para buscar apoio de um provedor especializado.

Para isso, é necessário criar um plano robusto para atingir os resultados desejados e escolher um parceiro que atenda a esses requisitos por meio de um modelo de engajamento e inovação que se adapte aos objetivos dos negócios.

Por que optar pelo outsourcing de serviços de TI?

O mercado de outsourcing de serviços de TI pode crescer exponencialmente nos próximos anos. Confira algumas das vantagens:

Redução de custos

A redução de custos é o principal benefício na adoção do outsourcing de TI. Isso acontece, pois não é preciso contar com uma equipe de TI dedicada, lidar com treinamentos e benefícios, se preocupar com hardware, software ou armazenamento.

Poucas empresas conseguem acompanhar rapidamente as mudanças e inovações tecnológicas que surgem constantemente, e podem deixar isso a cargo da empresa fornecedora de serviços de TI.

Foco no core business

Ao implementar o modelo de outsourcing, gestores e colaboradores ficam livres de questões burocráticas do funcionamento das tecnologias, podendo dedicar mais esforços à sua atividade principal. Isso contribui para a produtividade e otimização de resultados.

Contar com especialistas qualificados

Talvez o maior benefício do outsourcing de serviços de TI é contar com profissionais qualificados e especializados. Como já citado, o déficit de pessoal qualificado tende a crescer nos próximos anos, encarecendo o processo de seleção e retenção de talentos.

Inclusive, com a profusão de tecnologias disponíveis para as empresas, é essencial ter acesso às pessoas com habilidades para lidar com cada uma delas.

Essa é uma das principais razões pela procura do outsourcing de serviços de TI: atender a requisitos tecnológicos em constante mudança.

Hoje, a empresa pode precisar de um profissional com conhecimentos em migração de aplicativos para o Microsoft Azure. Amanhã, as necessidades podem ser outras. A terceirização fornece à organização essa flexibilidade — desde que o serviço tenha sido contratado.

Além disso, dependendo da localização da empresa, a falta de profissionais é ainda maior, o que torna a terceirização essencial para garantir acesso ao conjunto de habilidades necessárias para evitar a interrupção da operação.

Melhora na produtividade

Exatamente pela dificuldade de encontrar profissionais com as habilidades necessárias, uma equipe interna de TI pode não alcançar o nível de eficiência e produtividade de uma terceirizada em relação ao fornecimento de serviços de valor agregado.

O outsourcing de serviços de TI, por outro lado, conta com engenheiros especializados e tem a capacidade de fornecer serviços adicionais que contribuem para a produtividade como, por exemplo, acesso a ferramentas que tornam o trabalho remoto mais eficiente e seguro.

Escalabilidade e flexibilidade

Apostando na terceirização, a empresa tem mais liberdade para construir uma infraestrutura de TI única, que atenda da melhor maneira suas necessidades, e com flexibilidade para ajustar os serviços consumidos conforme a variação das demandas.

Nesse modelo, é possível, inclusive, migrar para outro provedor no momento que desejar, seja por insatisfação com os serviços oferecidos ou por ter encontrado uma oportunidade que garanta melhorias no SLA e outros recursos.

Adicionalmente, dependendo da sua evolução, caso a empresa precise expandir ou contratar novos recursos, o outsourcing de serviços de TI consegue absorver essa mudança da demanda mais facilmente.

Mercado em expansão

O mercado global de outsourcing de TI está em franca expansão, provavelmente atingindo US$ 617,69 bilhões em 2024, comprovando a confiança no modelo.

O outsourcing  está se consolidando cada vez mais em torno de resultados específicos, proporcionados como um serviço completo.

Em vez de simplesmente disponibilizar profissionais qualificados, os provedores de serviços agora oferecem expertise em processos e plataformas tecnológicas.

Redução de riscos e responsabilidades

A terceirização de TI proporciona maior segurança das informações ao transferir a responsabilidade para provedores especializados, o que reduz riscos e garante a confidencialidade dos dados empresariais.

Bons provedores investem fortemente em mecanismo de segurança, trazem boas práticas de segurança da informação para o ambiente interno da empresa, assumindo o gerenciamento dessa área.

Em muitas empresas, a equipe de TI interna atua de forma reativa, tratando os problemas à medida que eles surgem. Por outro lado, com o outsourcing de serviços de TI, uma equipe especializada está disponível para monitorar sua rede 24/7, evitando que pequenos problemas prejudiquem o dia a dia de trabalho.

Isso significa menos riscos de interrupção de serviços e menor impacto na produtividade. A terceirização garante que uma equipe qualificada trabalhe na resolução de problemas, quando eles ocorrem.

Acesso a tecnologias de ponta

Empresas focadas no fornecimento de soluções tecnológicas têm uma vasta bagagem sobre o que funciona bem para cada e realidade empresarial. Também, elas estão sempre por dentro de todas as tendências e inovações que surgem constantemente nesse mercado.

Logo, optar pelos serviços de outsourcing de TI é uma forma de garantir o acesso às tecnologias de ponta no seu negócio.

Maior disponibilidade, flexibilidade e confiabilidade

A terceirização permite que os recursos utilizados aumentem ou diminuam de acordo com a necessidade do contratante e sem prejudicar a qualidade e desempenho da operação.

A empresa que contrata um outsourcing de TI consegue manter a disponibilidade da sua infraestrutura tecnológica de forma contínua. Para isso, existe todo um planejamento melhorando a gestão e a confiabilidade das tecnologias.

Rápida implementação de projetos

As empresas especializadas em outsourcing de TI se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento de soluções nessa área, sob a perspectiva de diferentes tipos de negócios.

Isso possibilita a implementação ágil de projetos, com os recursos mais eficientes e adequados para cada cliente, o que garante mais vantagens competitivas para quem utiliza a estratégia.

Adaptação a mudanças no mercado

Provedores de serviços podem contribuir para um impacto significativo fazendo a ponte entre tecnologia e negócios, ampliando suas funções nos clientes, e os ajudando a atingir metas ambiciosas. 

Como consequência, também uma adaptação rápida às mudanças do mercado.

Maior competitividade

Ao reduzir preocupações com gestão da infraestrutura de TI e aumentar a qualidade e eficiência dos seus sistemas, naturalmente a empresa consegue otimizar a sua competitividade.

Quais os desafios do outsourcing de TI?

Por sua vez, terceirizar os serviços de TI oferece algumas complexidades que precisam ser consideradas. Como principais desafios, podemos destacar:

  • perda de controle — por isso, é necessário realizar revisões periódicas do desempenho e do alinhamento estratégico;
  • falta de definição detalhada dos acordos de nível de serviço (SLAs) que reflitam as metas estratégicas da empresa;
  • problemas de comunicação;
  • avaliação abrangente dos riscos e implementação de políticas de segurança rigorosas ao contratar um fornecedor;
  • roubo de propriedade intelectual;
  • garantir a qualidade dos serviços oferecidos, especialmente ao verificar as credenciais e experiência dos profissionais do fornecedor — além de assegurar que a equipe seja treinada e atualizada.

Alinhamento de objetivos com o fornecedor

Além desses aspectos, é preciso fazer um planejamento detalhado para garantir que a integração dos sistemas internos e do fornecedor seja bem-sucedida.

Criar um plano de integração detalhado que identifique todas as interdependências e utilizar as ferramentas apropriadas para essa integração são ações fundamentais.

Um ponto que não pode ser esquecido está relacionado à cultura organizacional. Alinhar a cultura do fornecedor com a da empresa contratante pode ser um desafio e, inclusive, atrapalhar o processo de adaptação da equipe interna às mudanças.

É importante fomentar uma comunicação aberta e colaboração entre as equipes internas e externas, convidando a todos a trabalhar na construção de uma cultura compartilhada que valorize a parceria.

Promover atividades que incentivem a integração entre as equipes internas e externas pode ser uma boa solução. Ela favorece a gestão de mudanças e permite treinar e preparar seus profissionais.

Por fim, considere a questão do suporte e manutenção dos serviços. Estabeleça SLAs que definam claramente os tempos de resposta e resolução a fim de evitar ter ruídos, conflitos e um atendimento pouco responsivo.

Como escolher o provedor de serviços de TI ideal?

Um bom provedor de serviços e de infraestrutura de TI deve trabalhar como uma extensão da sua empresa. 

Portanto, é indispensável escolher um parceiro com o qual você se sinta confiante para compartilhar informações confidenciais, pois tal colaboração é fundamental para o progresso bem-sucedido do projeto.

Tenha como princípio a escolha de um provedor alinhado com seus objetivos e cultura de negócios. Quanto mais ele entender suas necessidades, mais transparente será a jornada.

Muitas empresas recorrem à terceirização para cortar custos, mas essa não deve ser a principal métrica. A chave é encontrar um parceiro que tenha um custo mais barato do que uma equipe interna, e que ofereça um nível superior de expertise e serviço daquele oferecido na empresa. 

A tarefa de encontrar o provedor de serviços de TI ideal pode ser desafiadora. Para ajudar você nessa empreitada, considere responder às seguintes questões:

  • O provedor oferece uma solução que atenda às suas necessidades?
  • O outsourcing de TI irá aliviar a pressão da equipe interna de TI?
  • O provedor mantém uma política voltada para a inovação?
  • Os serviços estão disponíveis 24/7?
  • Como o provedor tornará a operação mais produtiva, eficiente e com melhor desempenho?
  • O provedor garante escalabilidade e flexibilidade de recursos?
  • Como o provedor pode capacitar a equipe interna com novas funcionalidades e recursos?

Outros clientes do provedor

Adicionalmente, ao fazer suas pesquisas de mercado, é crucial conversar com outros clientes do provedor para entender como é o serviço prestado, o atendimento ao usuário e conhecer sua política de segurança e conformidade para saber se elas atendem aos requisitos operacionais.

Por fim, o futuro parceiro precisa oferecer um nível de confiabilidade que permita que o contratante se sinta seguro para compartilhar informações essenciais para o bom andamento do projeto.

Otimizar custos é a meta do outsourcing de TI, mas apenas reduzí-los não pode ser o fator decisório na hora de escolher o parceiro. É preciso encontrar um equilíbrio entre preço, expertise e os serviços oferecidos.

A Tecnocomp reúne um profundo conhecimento técnico, aliado a uma visão estratégica do mercado, tecnologias e necessidades dos clientes para criar e desenvolver soluções personalizadas de inovação. 

Entregamos aos clientes os melhores resultados e redução de custos, com os mais avançados recursos em serviços de TI. Assim, capacitamos colaboradores e fornecemos um sistema de gestão de qualidade centrado em mais eficiência e melhorias contínuas.

Entre em contato e saiba como a Tecnocomp pode ajudar a sua empresa a enfrentar os desafios de tecnologia.

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