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outsourcing de TI

Como o outsourcing de TI impacta no crescimento das empresas

Como o outsourcing de TI impacta no crescimento das empresas

Como o outsourcing de TI impacta no crescimento das empresas

O outsourcing de TI está se tornando um fator essencial para os negócios e deve, de acordo com estudos, crescer a uma CAGR de até 7,7% até 2027. Isso se deve a uma estratégia de terceirização que impacta empresas do mundo inteiro em busca de reduzir custos e melhorar o desempenho dos recursos de TI e, principalmente, permitir que a equipe própria de TI possa se dedicar a funções relacionadas aos negócios.

O outsourcing de TI também é normalmente implementado para a empresa contratante ganhar maior escalabilidade, ter uma recuperação de desastres mais robusta e acesso mais fácil a especialistas, talvez o maior desafio da TI atualmente, além de contribuir para o desenvolvimento de estratégias de otimização de recursos, melhorando seu gerenciamento.

Ou seja, basicamente, o outsourcing de TI diz respeito à contratação de um provedor de serviços especializado que irá atender às necessidades de TI da empresa, no lugar de investir em recursos internamente.

Como otimizar os negócios com o outsourcing de TI

A necessidade por profissionais de TI qualificados continua a crescer, fornecendo desafios significativos para as empresas brasileiras, o que as leva a buscar soluções para agregar mais valor à sua estratégia de negócios. Por isso, nos últimos anos, o outsourcing de TI se tornou a estratégia mais completa para garantir o desenvolvimento dos negócios na era digital e o acesso a uma gama de habilidades diferentes ao mesmo tempo em que ajuda a equilibrar os custos e otimizar os negócios por meio de alguns fatores:

Conhecimento estratégico

O outsourcing de TI oferece diversos benefícios para as empresas, independentemente delas terem uma equipe interna ou não. A terceirização fornece acesso rápido a um conjunto diversificado de profissionais e habilidades, permitindo que as empresas incorporem conhecimentos e experiências sem a necessidade de investimento direto.

Acesso a novas tecnologias

Ao terceirizar a TI com um provedor especializado, a empresa pode ter acesso a novas tecnologias mais facilmente. Equipes terceirizadas estão atualizadas com mais recentes certificações, garantindo à empresa contratante o fornecimento de serviços mais eficientes e inovadores.

Operações aprimoradas

O outsourcing de TI também contribui para que uma estratégia de automação seja implementada, tornando processos e operações mais eficientes e permitindo que a equipe interna possa se dedicar aos negócios. Como resultado, os recursos podem ser aplicados para o desenvolvimento e crescimento operacional.

Redução de riscos cibernéticos

Contar com uma equipe especializada em serviços de TI também aumenta a segurança cibernética, já que toda a infraestrutura é monitorada em tempo integral e de forma proativa para reduzir o número de incidentes e vulnerabilidades nos sistemas, garantindo uma resposta rápida e precisa.

Recursos flexíveis

A terceirização permite que os recursos utilizados aumentem ou diminuam de acordo com a necessidade do contratante. No caso de necessidade de expansão de algum recurso, o provedor pode acionar sua equipe rapidamente para atender aos pré-requisitos sem prejudicar a qualidade e desempenho da operação.

Suporte proativo

O outsourcing de TI, dependendo do tipo de contrato assinado, garante acesso a uma equipe disponível 24 horas, todos os dias da semana, para resolver problemas, monitorar os sistemas e agir de maneira proativa para reduzir falhas, além de poder agir rapidamente no caso de algum problema, garantindo o menor tempo de inatividade.

Redução de custos

O outsourcing de TI elimina a necessidade de investimento em sistemas, equipamentos e recursos humanos, permitindo que esses recursos sejam implementados em outras áreas da empresa.

Atenção aos negócios

O outsourcing de TI permite que as empresas concentrem tempo, energia e recursos diretamente nos negócios, alocando ativos de forma a maximizar a estratégia, sem se preocupar com funções não essenciais.

Desafios do outsourcing de TI

Por outro lado, terceirizar os serviços de TI oferece alguns desafios que também precisam ser considerados, principalmente fatores relacionados à perda de controle, problemas de comunicação, roubo de propriedade intelectual e qualidade dos serviços fornecidos.

Para superar esses possíveis problemas, a empresa contratante deve implementar um controle eficaz sobre o uso de recursos externos, melhorando a estratégia de comunicação com o uso de ferramentas colaborativas e buscar parceiros conceituados no mercado para garantir a implementação de sistemas de segurança de dados e a qualidade dos serviços.

Como escolher o provedor de serviços de TI ideal?

Encontrar o provedor de serviços de TI ideal, e que conte com as habilidades e experiências corretas para atender às necessidades dos negócios, também é um desafio. Mas é possível tornar esse processo mais fácil respondendo essas questões:

  • O provedor oferece uma solução que atenda às suas necessidades?
  • O outsourcing de TI irá aliviar a pressão da equipe interna de TI?
  • O provedor mantém uma política voltada para a inovação?
  • Os serviços estão disponíveis 24×7?
  • Como o provedor irá tornar a operação mais produtiva, eficiente e com melhor desempenho?
  • O provedor garante escalabilidade e flexibilidade de recursos?
  • Como o 16 pode capacitar a equipe interna com novas funcionalidades e recursos?

Além disso, é fundamental conversar com outros clientes do provedor para entender como é o serviço prestado, o atendimento ao usuário e conhecer sua política de segurança e conformidade para saber se elas atendem aos requisitos operacionais. Por fim, o futuro parceiro precisa oferecer um nível de confiabilidade que permita que o contratante se sinta seguro para compartilhar informações essenciais para o bom andamento do projeto.

Otimizar custos é a meta do outsourcing de TI, mas apenas reduzí-los não pode ser o fator decisório na hora de escolher o parceiro. É preciso encontrar um equilíbrio entre preço, expertise e os serviços oferecidos. A Tecnocomp reúne um profundo conhecimento técnico, aliado a uma visão estratégica do mercado, tecnologias e necessidades dos clientes para criar e desenvolver soluções personalizadas de inovação, com os mais avançados recursos em serviços de TI, para entregar aos clientes os melhores resultados e reduzir custos.

Com certificações ISO 9000 e 20000 e uma equipe técnica certificada, atuamos em todo o território nacional por meio de uma ampla rede de parceiros estratégicos, fornecendo a maior excelência e agilidade de atendimento. Entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa a superar os desafios da tecnologia.

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